Onix ganha ar-condicionado de série

8 de setembro de 2014

1Modelo mais vendido da Chevrolet no Brasil, o Onix não para de evoluir. O carro passa a oferecer, como item de série em todas as configurações, ar-condicionado e alerta sonoro de não utilização do cinto pelo motorista e passageiro dianteiro.

Este sistema de segurança é constituído basicamente de sensores instalados nas travas do cinto e nos assentos posteriores, que são capazes de detectar a presença de ocupantes e a não utilização do equipamento de segurança com o veículo em movimento.

O aviso sonoro é intermitente e só se desliga após o afivelamento do cinto. Este tipo de alerta é comum apenas em veículos de categoria superior.

O ar-condicionado passa a ser item de série também na versão de entrada (LS), que oferece outros itens de conforto, como direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura e painel com velocímetro digital. As versões intermediária (LT) e topo de linha (LTZ) do Onix já traziam o sistema de climatização.

Desde maio, com a chegada da linha 2015, as versões 1.4 do Onix equipadas com transmissão automática incorporaram o volante revestido em couro com teclas de atalho para o comando do sistema multimídia Chevrolet MyLink e do controle de velocidade (Cruise Control).

Em julho, o hatch da Chevrolet registrou recorde de vendas no mercado nacional, com 14.017 unidades emplacadas.

Chevrolet MyLink

3O Chevrolet Onix tem na tecnologia de conectividade um de seus principais diferenciais. Com tela de sete polegadas sensível ao toque (touchscreen), o sistema multimídia permite ao usuário trazer suas músicas, fotos e vídeos por meio do smartphone.

Dessa forma, pode-se acessar aplicativos importantes, como o BringGo, próprio para navegação.

O MyLink é item de série na versão 1.4 litro LTZ (topo de linha), disponível também na configuração equipada com o câmbio manual de cinco velocidades.

O multimídia pode equipar opcionalmente a versão LT (intermediária), seja a com motor 1.0 ou a com motor 1.4 litro, que também trazem a comodidade do ar-condicionado e das travas e dos vidros elétricos, por exemplo.

Desde a versão 1.0 LS (de entrada), o Chevrolet Onix conta com diversos itens de conforto e de segurança. Destaque para a direção hidráulica, o banco do motorista com regulagem de altura e o painel com conta-giros e velocímetro digital. Freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution) nas quatro rodas, airbag duplo e cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e ar-condicionado também estão presentes em todos os modelos.

Powertrain

2Em relação à parte mecânica, a linha 2015 mantém os motores Flex Fuel SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), caracterizada pelo sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro –cada qual alimentado por uma bobina individual da mesma classe das utilizadas no Chevrolet Camaro–, o que resulta em menos trabalho ao motor e redução no desperdício da energia por ele gerado.

Com alta densidade de potência, o modelo 1.0 litro do Chevrolet Onix rende 80 cavalos quando abastecido com etanol e 78 cavalos com gasolina, sempre a 6.400 rpm, enquanto o modelo 1.4 litro entrega 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina, ambos a 6.000 rpm.

O carro também possui duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de seis velocidades, pioneira em veículos da sua categoria.

O modelo continua com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e seis opções de cores: Branco Summit, Vermelho Pepper, Preto, Prata Switchblade, Cinza Mond e Azul Sky.

Fotos: Divulgação