Fórmula E Inicia nova era no automobilismo mundial

12 de setembro de 2014

Fórmula ENo dia 13 de setembro, o automobilismo esportivo dará a largada para uma nova era com a primeiríssima corrida da FIA Fórmula E, organizada na China, nas ruas de Pequim. Disputada com monopostos elétricos de 200 kW (270 cv.), este campeonato já é aclamado por seu suporte à pesquisa e desenvolvimento para os veículos “zero emissão”*. Fortemente comprometida com o veículo elétrico com sua gama Z.E.**, a Renault trouxe sua expertise na concepção do Spark-Renault SRT_01E, utilizado pelas dez escuderias participantes da competição. A Renault é também a parceira oficial da escuderia e.dams, criada por Alain Prost e Jean-Paul Driot. Sébastien Buemi e Nicolas Prost são os pilotos encarregados de defender as cores da e.dams-Renault nas dez provas da primeira temporada do campeonato FIA de Fórmula E.

Desde 2011, a Federação Internacional do Automobilismo demostrou o desejo de criar uma competição 100% elétrica. Além dos desafios impostos à indústria automobilística, este campeonato deve ser um suporte para a pesquisa, ao mesmo tempo em que incentiva o interesse do público pela mobilidade que se preocupa com o desenvolvimento sustentável.

Combinando engenharia, tecnologia, esporte, ciência e música, o projeto de Alejandro Agag – homem de negócios espanhol que já atuava no automobilismo esportivo – recebeu o aval da FIA em 27 de agosto de 2012. Em seguida, o promotor do campeonato incumbiu a Spark Racing Technology da missão de conceber e fabricar os quarenta primeiros monopostos da Fórmula E. Dentre os parceiros técnicos associados nesta aventura, a Renault desempenha um papel central ao ser responsável pela arquitetura da cadeia de tração elétrica.

O campeonato FIA de Fórmula E é aberto a dez equipes de dois carros. O nível da temporada inaugural começa bastante elevado, já que dez pilotos inscritos já participaram da Fórmula 1 em algum momento de suas carreiras. Em cada prova, cada concorrente terá dois monopostos que poderão ser utilizados em função da necessidade. A corrida prevê uma troca obrigatória.

Com início em setembro e terminando em junho do ano seguinte, o calendário é complementar ao da F1 e das World Series by Renault.

13/09/2014 Pequim – China

22/11/2014 Putrajaya – Malásia

13/12/2014 Punta del Este – Uruguai

10/01/2015 Buenos Aires – Argentina

14/02/2014 Aguardando anúncio oficial

14/03/2015 Miami – EUA

04/04/2015 Los Angeles – EUA

09/05/2015 Mônaco – Principado de Mônaco

30/05/2015 Berlim – Alemanha

27/06/2015 Londres – Grã-Bretanha

Foto: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização