Bem vindos ao futuro, a Formula E chegou

13 de setembro de 2014

formulae-logo-newCarlos Lua Cintra Mauro, especial para o Carros e Corridas – Eletrizante dizem alguns, chocante contribuem animadamente, ecologicamente corretos lembram sempre. Na verdade a Formula E é a maior novidade no automobilismo mundial. E hoje na capital chinesa começa a escrever uma nova página da história das competições como as conhecemos.

E circuitos de rua serão sempre usados nos centros icônicos de Beijing, Punta del Leste, Buenos Aires, Miami, Monte Carlo, Berlim e Londres. Calendário elaborado para enfatizar o uso urbano dos carros elétricos e a sua convivência pacífica com os aglomerados urbanos.BEIJING_TRACK&CITY_PressRelease

Começando por Beijing em meio aos seus mais de 20 milhões de habitantes, tendo como pano de fundo o estádio Nacional, o Ninho de Pássaro, cercado por mais de 200 mil anos de história e ladeado pelas características árvores locais, as tuias-da-china. O circuito de rua de Beijing abre essa nova página da história e recebe 20 pilotos com seus 40 monopostos elétricos.

Pilotos com passado na F1
Treze desses 20 pilotos pioneiros que vão alinhar no grid às 4 da manhã deste sábado dia 13 de setembro já estiveram na F1 onde completaram 796 largadas de GPs com uma vitória, 26 pódios, cinco poles e quatro voltas mais rápidas.

FIA Formula E -  Simulation Day - 24th July 2014 Donington Park Race Circuit Derby, England Thursday24{month name}2014. Photo: Malcolm Griffiths / LAT / Formula EEntre eles três brasileiros que por ordem alfabética são: Lucas Di Grassi no  carro 11, Nelson Piquet Jr no carro 99 e Bruno Senna no carro 21.

À disposição das 10 equipes inscritas estão 40 carros, já que a parada obrigatório no box é para a troca de carros que ainda não têm autonomia suficiente em sua bateria para completar os 45 minutos de prova.

E existe mais a descobrir, como usar a potência disponível, como controlar um carro que é muito mais arisco pelos pneus com ranhuras e como fazer para ter dois carros iguais para ter sucesso.

Carros com presente na F1
Empresas como McLaren (sistemas eletrônicos), Williams (bateria), Dallara (chassis e componentes da suspensão de carbono), Renault (parceiro técnico e não por acaso grande produtor de veículos elétricos), Hewland (câmbio de 5 marchas), Michelin (pneus para as rodas O.Z. de 18 polegadas), Qualcomm (tecnologia de recarga wireless para baterias), TAG Heuer (cronometragem) e DHL (logística) todos fortíssimos representantes do mundo das competições com combustíveis fósseis, foram contratadas pela francesa Spark Racing Technology para apresentar os carros em um ano. Muita pesquisa, desenvolvimento, seguindo regras e exigências de segurança da FIA, produziram esse Spark-Renault SRT 01E que vai ser usado na primeira temporada.233909_436431_bruno_senna_no__21_da_mahindra_racing

De olho no futuro
Tudo para criar uma categoria que tem como premissa básica trazer para o automobilismo toda uma nova geração de fãs. Tanto é que cada ePrix (no lugar de Grand Prix), disputado apenas aos sábados, torna-se uma grande festa que envolve eJs (isso mesmo, em vez de DJs) que vão “sonorizar” as provas aproveitando o baixo ruído emitido e ainda garantir uma grande festa musical nos sábados à noite.

E tem muito mais, votação pela Internet para dar aos pilotos mais votados uma potência extra e até mesmo, no decorrer do Campeonato, a possibilidade aos torcedores de participação virtual nos ePrix. É o mundo virtual entrando pela porta da frente das competições e sentando na janelinha.

Embrulhado para presente
O grau de ansiedade que antecede essa 1ª prova é enorme. Histórica e estatisticamente é um prato cheio. Vamos conhecer o 1º pole position, o 1º líder do campeonato (para quem fizer a pole), o 1º vencedor e os primeiros integrantes do pódio. Não dá para perder a oportunidade e deixar a página ser virada sem a participação de cada um que tem paixão pelas competições.

233909_436434_jamais_contente_photo_2_web_Resgatando um passado
No final do século 19 (em 1899) o primeiro carro a romper a barreira dos 100km/h de velocidade foi exatamente uma carro com motor elétrico o ´Jamais Contente´ do belga Camille Jenatzy que no dia 29 de abril daquele ano usou dois motores com um total de 68HP para estabelecer em 105,95km/h um recorde que só foi quebrado no século seguinte (em 1902). O Jamais Contente (o nome é francês, mas quer dizer exatamente a mesma coisa que em português) não passava de um torpedo sobre rodas, com o piloto praticamente montado nele como se fosse um cavalo e que não conseguiu fazer seguidores entre os automóveis, apesar do avanço enorme da eletricidade em todos os outros campos. Mas agora chegou a hora do Jamais Contente ser vingado pelos novos SRT 01E.

Confirmando uma verdade
Como dizia o humorista americano George Gobel; “A eletricidade é tão importante que se não fosse por ela, hoje estaríamos assistindo TV à luz de velas!”

E fazendo um tributo a 2600 anos de história
Para ser justo a Formula E presta uma homenagem a todos aqueles que desde 600AC deixam-nos a todos magnetizados e estáticos por transformarem a eletricidade de magia a inseparável companheira do dia-a-dia. É um enorme obrigado a Tales de Mileto, Benjamin Franklin, Luigi Galvani, Alessandor Volta, Christian Ørsted, André Ampère, Michael Faraday, Georg Ohm, Alexander Graham Bell, Antonio Meucci, Thomas Edison, Lord Kelvin, Werner Von Siemens, Nikola Tesla, George Westinghouse e Heinrich Hertz.233909_436428_ress___ecu___hewland_web_

Alguns aspectos técnicos
Comprimento do carro: 5000mm (max)
Largura: 1800mm (max)
Altura: 1250mm (max)
Bitola: 1300mm (min)
Distânca do solo: 75mm (max)
Peso mínimo (incluindo piloto): 888kg (baterias 320kg)

Potência:  Máxima: 200kw, equivalente a 270HP
Em módulo de corrida (econômico): 150kw, equivalente s 202.5HP
FanBoost (apoio dos fãs nas corridas apenas): Aumenta temporariamente a potência máxima de 150kw para 180kw (um aumento de 40,5HP por tempo limitado a 5s por carro)

233909_436429_williams_made_battery_web_Quantidade de energia (é o consumo)
Um total de 28kwh que vai ser monitorada permanentemente pela FIA
to 28kwh. This will be permanently monitored by the FIA.

Performance: Aceleração: 0 – 100 km/h em 3 segundos
Velocidade Máxima: 225 km/h

Os Equipes e os seus Pilotos em Beijing

Amlin Aguri
Katherine Legge, Takuma Sato

Andretti Formula E
Franck Montagny, Charles Pic

Audi Sport Abt
Lucas di Gressi, Daniel Abt

China Racing
Nelson Piquet, Ho-Pin Tung

Dragon Racing
Jerome d’Ambrosio, Oriol Servia

e.DAMS-Renault
Nicolas Prost, Sebastien Buemi

Mahindra Racing
Karun Chandhok, Bruno Senna

Trulli
Jarno Trulli, Michela Cerruti

Venturi
Nick Heidfeld, Stephane Sarrazin

Virgin Racing
Jaime Alguersuari, Sam Bird

A Fox Sports transmite todas as provas ao vivo para o Brasil. .Assista e faça parte da hsitória. À partir das 3:30 de 6a para sábado

Calendário 2014/15
Setembro 13 2014: Beijing, China
Novembro22 2014: Putrajaya, Malásia
Dezembro 13 2014: Punta del Este, Uruguay
Janeiro 10 2015: Buenos Aires, Argentina
Fevereiro 14 2015: a definir
Março 14 2015: Miami, Estados Unidos
Abril 4 2015: Long Beach, Estados Unidos
Maio 9 2015: Monte Carlo, Monaco
Maio 30 2015: Berlim, Alemanha
Junho 27 2015: Londres, Reino Unido

Texto: Carlos Lua Cintra Mauro

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização