Lucas di Grassi vence primeira corrida da Fórmula E

13 de setembro de 2014

Fórmula EPor Robério Lessa – O piloto brasileiro Lucas di Grassi escreve definitivamente seu nome na história do automobilismo mundial ao conquistar a vitória na primeira corrida disputada pela Fórmula E, o campeonato mundial de carros elétricos criado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), cuja estreia ocorreu no circuito de rua de Pequin, na China, na manhã deste sábado (13).

Lucas, que vinha em terceiro lugar, herdou a vitória após um sério acidente envolvendo os pilotos Nicolas Prost e Nick Heidfeld na última curva do circuito de rua.

Nick tentava superar Prost há algumas voltas e soube esperar o melhor momento para dar o bote final, e este veio na última curva. Com o carro mais veloz, o alemão colocou de lado e foi surpreendido com a brusca mudança de trajetória de Nicolas que jogou seu carro para à esquerda atingindo-o e provocando um cinematográfico capotamento e um choque contra o muro da curva.

formula e choqueA cena gerou grande preocupação, inclusive do francês Alain Prost, pai de Nicolas, que ao acompanhar o desfecho da disputa de seu rebento com o experiente piloto germânico levou as mãos à cabeça em clara demonstração de preocupação com o estado de Nick. Felizmente os carros da Fórmula E mostraram que são seguros e Heidfeld saiu do cockpit alguns segundos depois para alívio de todos.

Contrariado, Nick Heidfeld correu até o piloto francês, que se dirigia para os boxes, reclamando e gesticulando bravamente.

Confira o vídeo do acidente:

[youtube]l0O3V8pJj0E#t=26[/youtube]

Fazendo valer a máxima de que um piloto vencedor tem que está no lugar certo na hora certa, Luca di Grassi acabou se beneficiando do choque e cruzou a linha de chegada no primeiro posto, levando para a Audi Sport Abt o troféu de vencedora da corrida que inaugura uma nova visão do esporte motor para a realidade em que vivemos no planeta terra, que é a de pensarmos em soluções ambientalmente corretas a fim de garantirmos um futuro melhor para as próximas gerações.

Nesta, que pode ser considerada uma categoria revolucionária, vai estar a evolução dos carros que veremos rodar em nossas cidades dentro de alguns anos.

x-defaultAo final, Lucas di Grassi chegou em primeiro, com Franck Montagny em segundo, e  Sam Bird  em  terceiro completando o pódio. Nelsinho Piquet chegou em oitavo, e Bruno Senna não completou a prova.

“Em primeiro lugar, estou feliz Nick. Isso  mostra o quão seguro esses carros são. Eu não vi o que me aconteceu, mas é como um sonho tornado realidade. Tive a sorte de estar no lugar certo na hora certa. A equipe fez um ótimo trabalho durante toda a prática e qualificação, sim, cometi alguns erros, mas no geral eu estou extremamente feliz de ser o primeiro vencedor de sempre de uma corrida de Fórmula E”, disse o brasileiro.

A Segunda etapa da Fórmula E acontece em Putrajaya, Malásia, em 22 de Novembro de 2014.

Confira a classificação final (Os 10 primeiros):

1º Lucas di Grassi (Abt) 25 voltas
2º Franck Montagny (Andretti) a 2,867s
3º Sam Bird (Virgin) a 6,559s
4º Charles Pic (Andretti) a 19,301s
5º Karun Chandhok (Mahindra) a 23,952s
6º Jérôme d’Ambrosio (Dragon) a 31,664s
7º Oriol Servià (Dragon) a 41,968s
8º Nelson Piquet Jr. (China Racing) a 43,896s
9º Stéphane Sarrazin (Venturi) a 43,975s
10º Daniel Abt (Abt) a 1m02,507s

Confira a classificação do Campeonato:
1. Lucas di Grassi 25 pontos
2. Franck Montagny 18
3. Sam Bird 15
4. Charles Pic 12
5. Karun Chandhok 10
6. Jerome D’Ambrosio 8
7. Oriol Servia 7
8. Nelson Piquet Jr 4
9. Nicolas Prost 3
10. Stephane Sarrazin 2
11. Takuma Sato 2
12. Daniel Abt 1

Texto: Robério Lessa

Fotos: Fórmula E/Divulgação e Audi Sport ABT/Divulgação.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização