Kartódromos brasileiros vão passar por processo de homologação para sediar Academy Trophy

16 de setembro de 2014

RCL_0001Por Robério Lessa – Confirmando a informação divulgada na última sexta (12), publicada aqui no Carros e Corridas (clique aqui para ler), a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), divulgou na tarde desta terça (16), em comunicado á Imprensa, que os kartódromos brasileiros vão passar por processo de homologação para receber Academy Trophy, atendendo às exigências do Conselho Internacional de Kart (CIK) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para a realização da  versão sul-americana do torneio mundial de kart.

Com o anúncio,  responsáveis por federações estaduais e proprietários de kartódromos particulares devem buscar atender às exigências do CIK/FIA,  e ser devidamente homologado para poder receber uma das três etapas do torneio.

Fotos Robério Lessa Quinta Feira 1Como a decisão será de total responsabilidade do CIK/FIA, as praças interessadas precisarão passar por melhorias para receber esse reconhecimento. Hoje no Brasil, existem três kartódromos homologados pelo CIK/FIA: o Raceland, em Pinhais (PR), o Velopark, em Nova Santa Rita (RS) e a Brasil Kirin Arena, em Itu (SP), local que sediou o Campeonato Brasileiro de Kart deste ano. Porém, as três praças esportivas também terão de passar por vistorias, uma vez que a atual homologação vence ao final deste ano.

“Vejo um momento propício a todas as federações e clubes de Automobilismo se dedicarem a ter um circuito homologado pela CBA e pelo CIK/FIA”, comenta Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) e responsável por viabilizar a criação do torneio. Guerra destacou ainda a importância de todas as federações estaduais se empenharem para obter este reconhecimento do CIK. “O mais importante é que todos os Estados trabalhem para que a gente tem kartódromos com todas as condições de receber uma prova do CIK-FIA”, conclui.

RCL_9960Para que os três kartódromos supracitados possam manter esse reconhecimento do CIK/FIA e outras praças brasileiras conquistem-na, a CBA iniciou um cronograma de planejamento para que diversos kartódromos possam se adaptar para receber o Academy Trophy. “Estamos em fase de preparação de um planejamento de uma homologação nacional de circuitos para que, em um segundo momento, eles ganhem também a homologação dos comissários do CIK. Este é um trabalho conjunto entre o Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) e as Comissões Nacionais de Kart (CNK) e de Circuitos (CNC)”, comenta Rubens Gatti, presidente do CNK.

Para Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, a chegada deste campeonato ao Brasil trará muitas mudanças ao atual cenário do kartismo nacional. “Não tenho dúvidas de que a realização do Academy Trophy sul-americano promoverá uma revolução ao nosso Kart. Este é um passo importantíssimo para nos equipararmos à Europa, que possui as principais competições desta modalidade”, comenta Pinteiro.

O Academy Trophy surgiu na Europa e tem como objetivo reunir kartistas de vários países em uma competição mundial após seleção nacional. Os competidores terão igualdade de equipamento tanto nas etapas nacionais quanto na mundial, o que reforça o caráter de categoria escola, que destinou ao Brasil duas vagas para a etapa decisiva.

Texto: Robério Lessa – Com informações da CBA.

Fotos: Robério Lessa.

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