F4 Sudam chega à metade da temporada com balanço positivo

17 de setembro de 2014

234212_437507_gridA Fórmula 4 Sul-americana (F4 Sudam) chega à metade de sua primeira temporada com um saldo bastante positivo. Após quatro etapas realizadas, o campeonato continental cumpre com sua filosofia de preparação de jovens talentos para o futuro. Com oito corridas disputadas, cinco pilotos já sentiram o gostinho da vitória – Felipe Ortiz (2), Martín Ponte (2), Juan Manuel Casella (2), Frederick Balbi (1) e Bruno Baptista (1) – e 17 competidores já estiveram, ao menos uma vez, no grid da categoria.

“O campeonato vem crescendo a cada etapa com a procura por parte dos pilotos. As corridas estão muito interessantes, o que demonstra o equilíbrio dos carros. Acredito que os resultados estão dentro de nossas expectativas, tendo em vista que este é o primeiro ano da F4 Sudam”, explicou o promotor do campeonato, Tato Salaverría. “Na última etapa, vieram dois pilotos mexicanos e isso é muito bom. Estamos trabalhando para trazer pilotos de muitos países da América Latina”, disse.

234212_437506_casella_e_baptistaNa primeira etapa, realizada em abril, no complexo Poliesportivo da cidade de Mercedes, no Uruguai, o piloto da casa Frederick Balbi entrou para a história ao se tornar o primeiro vencedor do campeonato. Na segunda corrida do mesmo fim de semana, quem teve a honra de subir no degrau mais alto do pódio foi o brasileiro Felipe Ortiz que, por sinal, repetiu a dose na etapa seguinte, em maio, em El Pinar, também no Uruguai. Outro uruguaio, Juan Manuel Casella, faturou a vitória na segunda prova.

Quem brilhou na terceira etapa da temporada, realizada novamente em El Pinar, no mês de agosto, foi o argentino Martín Ponte, que estreou na F4 Sudam com duas vitórias, sem dar chances aos adversários. No último fim de semana, também em El Pinar, em provas válidas pela quarta etapa, Casella e o líder do campeonato, o brasileiro Bruno Baptista, foram os vencedores do fim de semana. A alternância na primeira posição demonstra que o campeonato está muito equilibrado, contribuindo para o desenvolvimento dos pilotos.

234212_437509_trio“Nossos engenheiros e mecânicos dão todo o suporte aos pilotos com o sistema de aquisição de dados e também na pilotagem. Percebemos uma evolução nítida em cada etapa. Eles demonstraram muita satisfação com os resultados”, disse o promotor. “Além disso, o carro é muito moderno e contribui para um rápido aprendizado”, finalizou Salaverría.

Bruno Baptista lidera o campeonato com 132 pontos, 11 à frente de seu compatriota Felipe Ortiz, que possui 121. Casella é o terceiro com 83. As quinta e sexta etapas da temporada 2014 serão disputadas no mesmo fim de semana, entre os dias 26, 27 e 28 de setembro, em Mercedes, Uruguai.

Fotos: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.