Alonso lidera primeiro treino em Cingapura

19 de setembro de 2014

Fernando alonso

O piloto espanhol Fernando Alonso foi o mais rápido no primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Cingapura, 14ª etapa do campeonato mundial de Fórmula Um.

Na sessão realizada na tarde (horário local) desta sexta (19), Alonso colocou a Ferrari  no topo da tabela com o tempo de 1m49,056s à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes.

O tempo de Alonso, ao que tudo indica, foi conseguido em uma condição excepcional, na qual a Ferrari, que precisa aliviar as críticas em torno do desempenho neste ano, coloca pouco combustível para que o bicampeão espanhol possa fechar uma volta abaixo dos demais concorrentes que, geralmente, usam mais combustível nesta sessão para aferir o desempenho em várias situações, completando o maior número de voltas sem parar nos boxes.

A etapa de Cingapura é disputada em circuito de rua e realizada à noite, isso porque o circuito, inaugurado em 2008, tem como palco as ruas da cidade que recebe uma  iluminação artificial feita por 1.500 refletores.  Cingapura é um dos mais quentes e, certamente, o mais úmido circuito de rua da temporada, com temperaturas mínimas ao redor de 28 graus durante a corrida e umidade entre 75% e 90%.

Com 23 curvas, das quais duas feitas a mais de 160 km/h, Cingapura perde apenas para o GP de Valência em número de curvas (a prova espanhola têm 25), o que o torna um circuito bastante exigente para os pneus assim como para os pilotos. O último setor da prova é, por exemplo, um dos mais técnicos de toda a temporada.

O brasileiro Felipe Massa ficou com o 13º tempo.

O Grande Prêmio de Cingapura acontece neste domingo a partir das 9h. A segunda sessão de treino livre acontece às 10h,30min desta sexta.

Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação.