Cesar Ramos vence os 1000 km de Nurburgring

21 de setembro de 2014

cesar ramosO Brasileiro Cesar Ramos não estava disputando o título, mas saiu de Nurburgring com muitos motivos para comemorar. Conquistou sua primeira vitória no Endurance Series pela equipe Audi Team WRT, na qual estreou esse ano; ajudou seu parceiro, o belga Laurens Vanthoor, a conquistar o título de pilotos e de quebra contribuiu para o tri de sua equipe, campeã no Endurance em 2011 e 2012. A vitória foi ainda mais comemorada em função das condições em que foi disputada: sob muita chuva, que só deu trégua na parte final de uma prova muito tensa, com 158 voltas e seis horas de duração. Assim, o trio Cesar Ramos/Laurens Vanthoor/Christopher Mies, ao volante do Audi R8 LMS Ultra fez história nos 1000 km de Nurburgring. No campeonato, essa foi a segunda vitória seguida da Audi Team WRT, que venceu as duas principais provas do calendário, a outra foi as 24 Horas de Spa. Cesar não estava na disputa do título pois não correu a prova de Spa.

Nurburgring amanheceu com chuva. A largada aconteceu sob safety car, que ficou várias voltas na pista em função das condições climáticas e pouquíssima visibilidade. O trio largou da pole, com Mies no comando do Audi R8, que manteve a ponta durante grande parte do seu stint. Entregou o carro para Cesar na volta 30, na segunda posição. O brasileiro fez um sint longo, bastante cuidadoso nas primeiras voltas, quando perdeu três posições, mas progressivamente foi recuperando até devolver o carro para Mies na volta 75, na 3ª posição. Na volta 83, Mies em segundo, começou a andar forte e atacar o então primeiro colocado, a Mercedes de Hubert Haupt para tomar a posição numa espetacular e arriscada ultrapassagem. A partir daí abriu 12 segundos na ponta e entregou o carro para Vanthoor, que assumiu na volta 102 e foi abrindo cada vez mais. Na volta 130 a vantagem era de 56 segundos. Foi quando a chuva deu uma trégua, a pista secou parcialmente e começaram os pits para troca de pneus de chuva para os slicks. Vanthoor entrou para troca de pneus e voltou tranquilo na ponta, sem ser ameaçado e conduziu seu Audi R8 #1 para a bandeirada.

Como resultado, Cesar terminou na 4ª. posição na classificação de pilotos. Agora, o próximo compromisso do brasileiro está marcado para 19 de outubro, penúltima etapa do Blancpain Sprint Series, o mundial de Carros Gran Turismo, onde Cesar faz dupla com o atual campeão, Laurens Vanthoor na equipe Audi Team WRT.

A Belgian Audi Team WRT é a equipe oficial da Audi. Conquistou os três últimos títulos de Pilotos e Equipes do Mundial FIA GT. Em 2011 e 2012 do Endurance Series e em 2013 do Sprint Series. E hoje, levou o tri no Endurance,

Texto e Fotos: Divulgação.