Mulheres fazem curso gratuito de mecânica em concessionária Volkswagen

22 de setembro de 2014

IMG-20140920-WA0000As mulheres respondem cada vez mais pelos carros que circulam nas ruas do país. Atenta a isso, a Volkswagen criou um curso de mecânica básica voltado para o público feminino. O site Carros e Corridas, atendendo ao convite da Concessionária VW Nacional, em Fortaleza,  destacou a repórter Débora Brito para acompanhar de perto uma edição desse curso.

A experiência prática de Débora originou a matéria que você acompanha, com exclusividade, aqui no Carros e Corridas. A jornalista inaugura hoje um novo momento em nossa jornada, será dela a nova coluna que estreará em outubro e vai tratar de dicas para os motoristas, sejam eles homens ou mulheres, mostrando que lugar de mulher também é por trás do volante.

Débora terá um espaço mensal e você leitor vai nos ajudar a escolher o nome da coluna. 

Confira a matéria sobre o curso.

Robério Lessa – Editor

Débora Britto – Especial para o Carros e Corridas: A concessionária Volkswagen Nacional desvendou “verdades e mentiras” sobre o funcionamento de veículos e mostrou como é simples realizar a manutenção adequada em um curso de mecânica inteligente para mulheres.IMG-20140920-WA0006

Quem disse que mulher não se interessa por carro? Para o público feminino, o motor de um carro pode parecer um mistério impossível de ser desvendado. Mas, para desmistificar esse pensamento, a Concessionária Nacional Volkswagen ofereceu o curso MIM – Mecânica Interativa para Mulheres, no último sábado (20). E nós fomos conferir.

Com a sala lotada de mulheres, o curso, com duração de três horas, disponibilizou as participantes material didático e apresentou soluções e cuidados básicos para garantir o melhor desempenho do carro. A aula foi dividida em duas partes. A primeira foi realizada dentro de uma sala de aula e depois as motoristas se dirigiram à oficina para a parte prática.IMG-20140920-WA0008

O gerente de serviços, Fabrício Alves ressaltou que o curso “serve para realizar uma interação entre a mulher, o automóvel, e quebrar o estigma que carro e manutenção são assuntos apenas de homem”.

Regras básicas como verificar o nível do óleo, realizar o rodízio dos pneus, reconhecer os avisos luminosos no painel e conhecer demais itens do carro que exigem manutenção periódica, estiveram no programa. Além disso, foram esclarecidos os problemas mais comuns que merecem atenção do proprietário do veículo, como alinhamento, calibragem e abastecimento.

IMG-20140920-WA0012Valdênia Oliveira (motorista há seis anos) participou do curso à convite da filha e achou interessante conhecer mais mecânica. “Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre o meu próprio veículo. Aqui aprendi na prática como evitar gastos desnecessários com uma simples manutenção programada”, disse.

Ao fim do curso, o grupo teve a oportunidade de aplicar o conteúdo recebido em uma aula prática, em que verificaram o nível de óleo, realizaram troca de pneu e conferiram algumas dicas de manutenção em um veículo exposto na oficina da Nacional.IMG-20140920-WA0014

Aproveito e repasso para os leitores do Carros e Corridas, e aí não precisam ser apenas as mulheres, algumas dicas que foram apresentadas no curso.

Muitos desconhecessem, mas ao ligar o carro o motorista não deve sair imediatamente. É indicado que o condutor espere pelo menos cinco segundos até arrancar com o veículo. Isso fará com que todo o motor receba a lubrificação adequada.

Já em dias de chuva, é indicado não atravessar trechos alagados quando a água estiver acima dos faróis. Isso pode ocasionar pane no sistema elétrico e causar grande prejuízo. Mas se o nível de água não for tão elevado, acelere suavemente de forma constante e não mude de marcha durante o percurso.

Outro erro comum é empurrar o carro ao primeiro sinal de falha. Se seu carro não quer pegar, ele tem algum problema. Se for bateria, providencie um cabo e ligue em outra bateria com carga. Esse procedimento é conhecido popularmente de “chupeta”.

Texto e Foto: Débora Brito.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização