Acidente provocado por adversário encerra corrida de Augusto Farfus

28 de setembro de 2014

3 Augusto Farfus (BR), BMW Team RBM, BMW M4 DTMO desfecho da penúltima etapa da temporada 2014 do DTM, neste domingo (28 de setembro), em Zandvoort, foi bastante diferente do que esperava Augusto Farfus. Depois de enfrentar um sábado difícil e obter o 20º lugar no grid de largada, o piloto brasileiro do Team RBM apostou na estratégia de pneus e no bom ritmo para fazer uma corrida de recuperação e somar pontos para o campeonato. No entanto, a BMW M4 N° 3 foi tocada pelo carro de Daniel Juncadella durante a 19ª volta. Farfus rodou e bateu forte, encerrando de forma precoce e decepcionante uma prova promissora na Holanda.

Antes mesmo da largada, Augusto ganhou duas posições no grid, graças a uma punição imposta pela direção de prova a Edoardo Mortara e também a um problema sofrido por Timo Glock antes da volta de aquecimento dos pneus. Farfus, que optou por largar com pneus duros, fez uma largada conservadora e limpa e manteve sua posição. Na quarta volta, Adrien Tambay bateu, e com isso o safety-car entrou na pista.

Motorsports / DTM 9. race ZandvoortA bandeira amarela acabou sendo positiva para a estratégia de corrida do brasileiro, que contaria com os pneus macios para a metade final da prova, quando boa parte dos seus adversários usariam os compostos mais duros. Augusto já estava evoluindo na disputa e era o 15º, quando foi acertado pela Mercedes de Juncadella na entrada da curva 11 durante a 19ª volta.

Farfus, que rodou e bateu forte no guard-rail, nada sofreu, mas não escondeu sua irritação pela manobra do adversário e por encerrar tão cedo uma jornada que tinha tudo para terminar em uma boa posição na zona de pontuação. Considerado culpado pelo acidente, o piloto espanhol foi punido com o acréscimo de 30 segundos no seu tempo total de corrida. A vitória neste domingo em Zandvoort ficou com Mattias Ekström.

Para Augusto Farfus, o foco já está na próxima etapa do DTM, que será disputada no dia 19 de outubro em Hockenheim, tradicional circuito alemão que receberá a prova de encerramento da temporada 2014.

Augusto Farfus:

#3 Augusto Farfus (BR), BMW Team RBM, BMW M4 DTM)“É frustrante terminar a corrida desta forma. Fui acertado com violência pelo Juncadella na curva 11 e bati forte no guard-rail, acabando com as minhas esperanças na prova, mas graças a Deus está tudo bem comigo. Mais uma vez, nosso carro teve melhor ritmo de corrida do que em classificação e, analisando o desempenho das outras BMW hoje, era bem possível terminar o domingo com bons pontos, então é uma pena que tudo tenha acontecido assim. Agora vamos focar em Hockenheim para fechar a temporada com um bom resultado.”

Fotos: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.