Em corrida de estratégia Lucas Foresti chega ao primeiro Top10 na Stock Car

28 de setembro de 2014

235375_441080_quik9064Neste domingo (28) o Autódromo de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, recebeu a nona rodada da Stock Car Brasil. Diante de um grid de 33 pilotos o brasiliense Lucas Foresti teve seu melhor resultado da temporada com a conquista do 11º lugar na primeira corrida e um décimo lugar, na segunda, somando assim mais 15 pontos no Campeonato.

O fim de semana de Foresti teve início ainda na sexta, com a primeira sessão de treinos livres. Diante da pista ainda suja e alguns problemas de freio o piloto enfrentou também uma sessão extremamente conturbada para o seu grupo, que contou com a interrupção por quatro vezes com a bandeira vermelha. Após ajustes na configuração do carro e, muito trabalho de análise dos dados da telemetria o piloto seguiu para o segundo treino, já na manhã de sábado. Nesta sessão, por sua vez, Foresti conseguiu melhorar a sua marca anterior, mas, sem conseguir ainda um equipamento que lhe desse condições de lutar pelos primeiros lugares.

235375_441082_quik8883Empenhada, a equipe RC3 Bassani, com seus técnicos e engenheiros, trabalhou bastante, mudou novamente acertos de suspensão e o piloto seguiu para a tomada de tempos. Com a determinação que sempre marcou a sua carreira Lucas seguiu confiante, mas, novamente uma interrupção com bandeira vermelha o impediu de fechar a sua melhor volta. Assim o piloto ficou apenas com a 25ª posição para a primeira corrida..

Na 13ª fila do grid Lucas alinhou o carro N° 12 para a prova. Diante de uma estratégia muito bem alinhada por Eduardo Bassani e todo o seu time Foresti seguiu animado para a corrida. Com um estilo de pilotagem agressivo Lucas impôs desde o começo um ritmo muito forte e, com isso, foi ganhando posições, diante de adversários muito experientes. Aproveitando-se bem das entradas do “safety car”, das relargadas e principalmente da estratégia do pit stop, quando trocou apenas os dois pneus do lado direito, Lucas voltou ao traçado na 13ª posição. Faltando apenas três voltas para o fim da primeira corrida ele ainda conseguiu superar mais dois concorrentes e recebeu a bandeirada no 11º lugar.

Apenas 20 minutos após a primeira corrida foi autorizada a largada da segunda. Lucas, muito bem posicionado na largada, conseguiu se manter todo o tempo no primeiro pelotão. Em uma prova repleta de acidentes, e duas entradas do “safety car”, o tempo de pista hábil para a competição foi muito pequeno e, com isso, Foresti conseguiu melhorar apenas mais uma posição, recebendo a bandeirada final no décimo lugar.

235375_441081_quik8833“Este fim de semana aqui em Santa Cruz foi, realmente, de muito crescimento. Tanto eu como a equipe trabalhamos muito na melhora de todo o equipamento. Começamos os treinos com problemas de freios e fomos evoluindo o acerto até a manhã de hoje. Fizemos um carro conservador para terminarmos bem as duas corridas e a estratégia deu certo. Por uma posição na primeira corrida poderíamos largar da pole na segunda prova e, pelas condições da corrida, certamente eu poderia ter terminado no pódio. Foi o meu melhor fim de semana do ano e quero dedicar este resultado ao Victor, meu pai, que fez aniversário na última sexta. Agradeço muito aos meus patrocinadores e ao empenho, dedicação e confiança da equipe. Vamos com ânimo renovado para as últimas três etapas do ano”, comentou o piloto de 22 anos.

Fotos: Flávio Quick

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.