Kia Motors leva três prêmios de design no Paris Motor Show 2014

2 de outubro de 2014

kia2A Kia Motors está entre os maiores vencedores do Automotive Brand Contest 2014, concurso internacional anual dirigido pelo Conselho Alemão de Design para as marcas automotivas. O júri contemplou a Kia com prêmios em três categorias, ontem, no Salão do Automóvel de Paris que abre suas portas ao público no próximo dia 04.

A equipe de design da Kia, liderada por Peter Schreyer, presidente e chefe de Design da Kia Motors Corporation e da Hyundai Motor Group, levou o prêmio ‘Team of the Year’, resultado de um trabalho construído em três continentes. Kia Motors tem centros de design na Coreia, Califórnia e Alemanha.

Dois prêmios foram concedidos também aos veículos da Kia. O modelo Provo, carro conceito esportivo revelado no Salão Automóvel de Genebra 2013, foi nomeado o “Melhor dos Melhores” na categoria ‘Concepts’. Já a segunda geração do SUV compacto, o Kia Soul, foi o vencedor na categoria ‘Exterior Volume Brand’.

“Peter Schreyer e sua equipe global realizaram um grande trabalho ao longo dos últimos anos. Em um ambiente aparentemente saturado de possibilidades formais, a marca Kia apresentou um design único que se destaca da multidão e lhe dá uma aparência inconfundível”, disse disse o júri ao justificar a sua escolha para o prêmio especial ‘Team of the Year’.

Peter Schreyer comentou que “esse triunfo triplo é um endosso fantástico do trabalho realizado por nossa equipe de design, que absolutamente merece esse sucesso. Estou emocionado sobre os prêmios e muito orgulhoso de minha equipe”.

Ainda de acordo com o presidente, “o design de automóvel de primeira classe não acontece por acaso, é o resultado de um processo contínuo baseado na paixão e atenção aos detalhes. É possível ser criativo lutando por uma animada troca de ideias e ser aberto a influências de diferentes áreas. O aspecto mais importante, porém, é o espírito de equipe, que pode até mesmo reduzir a nada as distâncias entre os continentes. A equipe de design da Kia é composta por pessoas de cerca de 20 nacionalidades com línguas e culturas distintas. Mas, ainda assim, cada membro traz para o trabalho a mesma motivação para criar algo inconfundivelmente Kia”.

PI-VR GmbH vredphoto 6.06Conselho Alemão de Design – Uma longa tradição de competência de design, o concurso “Automotive Brand Contest”, fundado em 2011, rapidamente se tornou em uma competição altamente respeitada. Ela é realizada pelo Conselho Alemão de Design (Rat für Formgebung), fundada em 1953 como uma iniciativa do Parlamento Federal Alemão com foco no fortalecimento da competência de design da economia alemã. Hoje, esta fundação tem os centros de competência mais importantes do mundo para a comunicação e transferência de conhecimento na área de design.

A instituição independente é patrocinada por mais de 200 empresas, tanto na Alemanha como no exterior. O “Automotive Brand Contest” está aberto a todas as empresas na indústria automobilística e seus parceiros na indústria de alimentação, as áreas de design e marcas de comunicações. Há dez categorias de premiação e quatro categorias dos prêmios especiais que cobrem todo o aspecto de design – desde a concepção e conceitos de veículos, a concepção da marca e de rede multimídia, para campanhas e eventos.

Provo e Soul – O conceito Kia Provo se destaca com a sua distinta e elegante aerodinâmica e design. Desenvolvido pelo centro de design europeu da Kia, em Frankfurt, na Alemanha, o veículo do segmento B tem 3,88 metros de comprimento, é um carro construído para atender aos gostos europeus e foi criado para oferecer uma nova interpretação do DNA dos coupés esportivos do passado. O Provo possui todas as vantagens de materiais e tecnologias de ponta, tal como motorização powertrain híbrida de carro inteligente. Ele combina um motor Turbo GDI Fe 204 cv (150 kW) com um motor elétrico.

Fotos: Divulgação