Vettel diz adeus à Red Bull e pode acertar com a Ferrari

4 de outubro de 2014

Sebastian-Vettel-campeao-do-Grande-Premio-do-Brasil-size-598Por Robério Lessa – O piloto alemão Sebastian Vettel  comunicou na tarde (horário local) deste sábado (04), em Suzuka (Japão), que  deixa a  Red Bull Racing no fim da temporada de 2014 da Fórbula Um.

Tetracampeão mundial da categoria máxima do automobilismo pela escuderia austríaca, Vettel será substituído pelo russo Daniil Kvyat, que estreou na F1 neste ano pela Toro Rosso.

Em comunicado oficial da Red Bull, o time agradece o trabalho do germânico ao longo dos sete anos em que esteve ligado à escuderia, já que estreara em 2009 na Toro Rosso, equipe “B” da Red Bull.   Desde que entrou para a equipe em 2009, Vettel conquistou 38 vitórias, 44 poles e oito campeonatos mundiais, somando os quatro títulos  de pilotos e quatro de construtores. Na Toro Rosso ele venceu uma vez, em Monza, e conquistou uma pole, o que o deixa com um  total de 39 vitórias e 45 poles na Fórmula Um.

F1-vettel-bahrain-2014-dia2-teste-rosto730Vettel ingressou no programa Red Bull Júnior de formação de pilotos e sempre demonstrou grande entrosamento dentro da equipe. Neste ano, outro piloto formado pelo programa, o australiano Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe, lhe roubou a cena dentro do time, conseguindo duas vitórias nesta que temporada considerada mediana para o alemão.

A saída de Vettel reforça as notícias, embora não confirmada, da também saída do espanhol Fernando Alonso da Ferrari, sendo alemão o seu substituto no time italiano. De acordo com o site Autosport, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull,  revelou que o piloto deve mesmo ir para a Ferrari. “Não fazia sentido ficarmos no seu caminho. Conquistamos muita coisa juntos, tivemos muitos sucessos juntos, fomos felizes dentro e fora da pista. Ele vai ser piloto da Ferrari. Ele decidiu que este é o momento certo para ele. É escolha dele há tempo suficiente para saber o que quer”, revelou ao site www.autosport.com.

Texto: Robério Lessa

Fotos: Red Bull Racing/Divulgação.