Fórmula Truck é a categoria brasileira que visita mais autódromos

9 de outubro de 2014

FórmulaTruckA temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá no dia 12 de outubro a oitava de suas dez etapas. A 18ª edição da corrida em Guaporé (RS) representará a única aparição do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro numa competição nacional em todo o calendário automobilístico de 2014. Desde a homologação da categoria, em 1996, a cidade da Serra Gaúcha ficou apenas uma vez sem uma etapa, no campeonato de 2007.

A reta final da atual temporada traz à evidência uma característica que a Fórmula Truck assumiu já em seus primeiros anos de história: é a competição nacional que compõe seu calendário com o maior número de cidades. A cada temporada a competição promove seus eventos em nove cidades brasileiras e em uma da Argentina. Quatro dos dez autódromos relacionados em 2014 não figuram em qualquer outro campeonato brasileiro de automobilismo.

Caruaru (PE), que recebeu em março a primeira corrida da temporada, é o exemplo mais emblemático desse panorama. Exceção óbvia às competições de nível regional do Nordeste, a Fórmula Truck é a única categoria a prestigiar a cidade com uma etapa anual no Autódromo Internacional Ayrton Senna. No Brasil, o mesmo ocorre com Guaporé e com Londrina (PR), que será a sede da nona e penúltima etapa, marcada para o dia 2 de novembro.

Da mesma forma, a Fórmula Truck mantém-se como única competição de esporte a motor do Brasil a fomentar o intercâmbio direto com a Argentina, onde promove uma etapa anual desde 2009. A do campeonato atual, disputada no dia 7 de setembro, ocorreu no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba. Curitiba (PR), Interlagos (SP), Brasília (DF), Cascavel (PR), Santa Cruz do Sul (RS) e Goiânia (GO) são as outras sedes de etapas.

O Campeonato Brasileiro de 2014 é o 19º da história da Fórmula Truck. É, também, o 14º consecutivo em que não há repetição de sedes numa mesma temporada. “Eu penso que se queremos realizar um Campeonato Brasileiro de verdade a categoria tem de estar no maior número possível de cidades do país”, comenta a presidente da categoria, Neusa Navarro. “Como também temos o Sul-Americano, uma etapa acontece na Argentina”, explica.

A etapa do mês passado em Córdoba reuniu mais de 45 mil torcedores. “Voltamos ao Brasil com a sensação da missão cumprida, depois de mais uma resposta sensacional do público argentino. É assim que o fã da Fórmula Truck retribui nosso esforço para ter corridas em tantos lugares: proporcionando autódromos lotados, com muita festa. Caruaru e Guaporé, por exemplo, são as praças onde percebemos mais fidelidade do nosso público”, ela explana.

Além das etapas na Argentina, realizadas em Buenos Aires entre 2009 e 2011 e em Córdoba desde 2012, a Fórmula Truck promoveu suas etapas em 14 autódromos brasileiros nos últimos seis anos – além dos que sediam provas em 2014, a competição esteve também em Fortaleza (CE), até 2009, Campo Grande (MS), até 2010, Velopark (RS) e Jacarepaguá (RJ), até 2012, e Tarumã (RS), que recebeu a primeira corrida do campeonato de 2013.

“Se dependesse só da nossa vontade, teríamos um campeonato com 15 etapas, assim levaríamos a festa da Fórmula Truck a todas as cidades que têm autódromos, mas não é possível”, pondera Neusa, manifestando a expectativa de um índice acima da média de torcedores em Guaporé. “Os torcedores estão há várias semanas reservando suas vagas para acampamento, o que é uma característica da nossa passagem anual por lá”, revela.

Foto: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.