Irmãos Varela voltam a brigar por vitórias no Brasileiro de Baja

15 de outubro de 2014

236695_444917_105a___gabriel_varela_dfotos_pressDepois de mais de 45 dias de inatividade, a comunidade nacional do off road de competição disputa neste final de semana (17 à 19 de outubro) o Rally Serra Azul, sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, na região de Itupeva, a 70 quilômetros da capital paulista. A concentração do evento será no Shopping Serra Azul, e as vistorias técnicas na sexta (17) e premiação no domingo (19) serão no Quality Resort & Convention, na Rodovia dos Bandeirantes km 72.

“Apesar de traçado e forma diferente de disputas, já venci provas no Serra Azul e, por isto, tenho boas lembranças. É um lugar que gosto muito de andar”, comenta o piloto de Quadriciclo Gabriel Varela, que já venceu três etapas e lidera o certame com 130 pontos, sete de vantagem sobre o vice líder Ernesto Jun Watashi.

A competição terá um roteiro total de 352,72 quilômetros para motos, quadriciclos e UTVs. Em cada dia haverá uma especial de 90,14 quilômetros, mais 65,51 km de deslocamentos, terminando com Super Prime em um circuito de 20,71 quilômetros de extensão ao lado do Shopping Serra Azul.

“O diferencial desta prova será o Super Prime bem longo, como foi no Rally dos Sertões e que todos gostaram”, lembrou Gabriel, que na ocasião foi o mais rápido entre os pilotos inscritos apenas no Campeonato Brasileiro.

O percurso será bem mesclado, com piso predominante duro com trechos de areia, terra batida e cascalho em meio as plantações de cana e batata, com poucas erosões. Haverá muita navegação, uma vez que dentro do trecho cronometrado existem inúmeras estradas, levando a diversas mudanças de direção na planilha.

“Este tipo de piso é muito duro, seco, com cascalho, sinuoso e com muitas curvas, sem lombas, mas com bastante valas nas laterais. Tem que andar certinho dentro do trilho, senão, se escapar muito a probabilidade de capotar é alta. Será uma prova de precisão”, assegura o piloto de UTV Rodrigo Varela (Divino Fogão/Can-Am/Bike Box), que ocupa a terceira posição no Baja, apenas um ponto atrás do vice-líder e 16 do líder Nuno Fojo, que soma 132 pontos.

A expectativa dos irmãos Varela é de andarem entre os primeiros em suas respectivas categorias. “O campeonato está muito competitivo. Já testei e ajustei o meu Renegade e agora é acelerar na prova, para ampliar a minha liderança”, avisa Gabriel. “Acho que vai ser uma corrida boa, mas complicada. Por isto estou me dedicando muito na preparação de meu Can-Am para sair deste rally ainda na briga pelo título”, emenda Rodrigo, um dos pilotos precursores da categoria UTV.

Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja após as cinco primeiras etapas – Quadriciclos:
1) Gabriel Varela (SP), 130 pontos;
2) Ernesto Jun Watashi (SP), 123;
3) Richard Amaral (SP), 112;
4) Osmar de Mendonça Jr (SC), 108;
5) Leonardo Milesi (RS) e Jeremy Patrick Dubois, 85.

Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja após as cinco primeiras etapas – UTV:
1) Nuno Fojo (SP), 132;
2) Denísio Casarini Filho (SP), 117;
3) Rodrigo Varela (SP), 116;
4) Rafael Braga (RJ) e Paulo Rugma Filho, 89;
5) Gilberto Mayorga Junior (SP), 79.

PROGRAMAÇÃO

18/10 – Sábado
8h – Largada – Motos, Quadris e UTVs
13h – Previsão de chegada – Motos, Quadris e UTVs
15h – Largada Super Prime

19/10 – Domingo
8h – Largada Motos, Quadris e UTVs
13h – Previsão de Chegada Motos, Quadris e UTVs
15h – Largada Super Prime
17h – Premiação
Local: Quality Resort & Convention Center (Rodovia dos Bandeirantes – km 72)

Fotos: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.