Austin recebe a Fórmula Um pela terceira vez

29 de outubro de 2014

GP USA F1/2012A Fórmula Um desembarca neste fim de semana em Austin, para a realização do Grande Prêmio dos Estados Unidos. O circuito texano, que recebeu a categoria pela primeira vez em 2012, alterna trechos rápidos com alguns trechos mais lentos e técnicos, no qual o piloto precisa gerenciar o desgaste dos pneus, pois exige tração nas saídas das curvas lentas, e muita aderência lateral nas mudanças de direção em alta velocidade.

A pista tem 5,513 quilômetros, e assim como Abu Dhabi, é um dos poucos circuitos no calendário no sentido anti-horário (outros circuitos anti-horário são a Coreia, Cingapura e Brasil).

Há dois pontos principais que desafiam particularmente os pneus no circuito de Austin. O primeiro é a Curva Um, um hairpin (curva de 180 graus), no qual os pneus tem que fornecer a tração ideal – mesmo quando frios. A curva 11 também é particularmente exigente a medida que os pilotos iniciam a frenagem fortemente com o carro já virando, criando uma distribuição desigual de forças através dos pneus. Boa aderência do composto é essencial para uma volta eficaz.

O primeiro treino livre acontece nesta sexta (31), ao meio-dia. O segundo treino livre acontece às 16h. No sábado (01) o terceiro treino livre acontece ao meio-dia, e a classificação às 15h. No domingo (02),  a corrida tem largada às 17h. (Horário de Brasília. As regiões que adotam o Horário Brasileiro de Verão devem adiantar em uma hora a programação publicada aqui).

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização