Sergio Jimenez aposta em estratégia de pit stop

30 de outubro de 2014

Jimenez 2Para os piloto Sergio Jimenez (Voxx Racing) acredita que as mudanças entre as curvas dois e três deve baixar média de velocidade do circuito de Tarumã e agravar o problema de desgaste de pneus, por isso aposta na estratégia do Pit Stop, apesar de que, no desenho da pista ou mesmo na extensão do traçado, a diferença será pouca.

“Na corrida do ano passado, nós, pilotos, pedimos para que fosse criada uma solução para o problema da falta de área de escape na Curva do Laço (a terceira do traçado gaúcho). Vamos usar a chicane pela primeira vez na sexta-feira e somente depois de passarmos neste trecho os carros da Stock é que dá para fazer uma avaliação. Em todo caso, é uma questão de segurança e, portanto, prioridade para nós e para a categoria. Na parte desportiva, com certeza esta novidade trará alguns impactos importantes, tanto na pilotagem quando no ajuste do carro e também no desgaste de pneu, que deve aumentar”, explica Jimenez, piloto que foi a revelação da Stock Car em 2013 e em seu segundo ano na categoria já está na disputa pelo título.Jimenez

Denis Navarro, companheiro de equipe de Jimenez, também acredita que a nova chicane trará um componente extra de emoção em 2014. “Os pilotos gostam de circuito de alta velocidade e Tarumã é um dos melhores neste sentido, mas também sabemos que é importante haver a segurança para o caso de uma batida, que às vezes pode acontecer por uma falha mecânica e com isso impedir que o piloto consiga evitar um choque forte se não houver área de escape adequada. Sobre o desgaste de pneus, acho que vai aumentar porque deve ser contornada em segunda marcha, exigindo muita tração em sua saída em um asfalto muito abrasivo como é o de Tarumã”, diz Denis.

Apesar da novidade, William Lube acredita que o ajuste do carro para a etapa de 2014 não possa ser muito alterado por conta da forte característica desta pista de alta velocidade. “Por um lado teremos que ter um carro eficiente nesta freada e nesta retomada, mas as outras curvas seguem sendo de alta velocidade e o compromisso maior deve privilegiar esta parte do circuito. Estamos esperando um aumento no consumo de combustível e também no desgaste de pneus, o que tornará a estratégia ainda mais ampla em Tarumã”, diz Lube.

Os treinos para a décima etapa da Stock Car serão disputados a partir de sexta-feira. No sábado, a classificação será às 15h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe as duas corridas do domingo a partir das 11h (horário Brasileiro de Verão).

Texto e Fotos: Divulgação.