Gustavo Myasava finaliza prova em Tarumã na décima posição

2 de novembro de 2014

238452_451067_creditos_luciano_santos_sigcom_5__2_Foi caótica a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, prova de encerramento da temporada, que aconteceu neste domingo (02), no Autódromo Internacional do Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. A chuva ditou as regras e causou incidentes e confusão. A categoria do automobilismo brasileiro de acesso à Stock Car que está em sua segunda temporada teve largada com safety car e com condições desfavoráveis da pista devido a forte chuva desta manhã. Logo após a largada veio a intervenção do safety car, depois com paralisação e encerramento sob bandeira vermelha, a prova não atingiu os 75% de tempo e valeu apenas a metade dos pontos.

Na largada ocorreu um acidente e estiveram envolvidos Raphael Abbate e Edson Coelho Jr., que perderam o controle dos equipamentos em função da total falta de aderência provocada pelo volume de água na pista. Em seguida, quando ainda a equipe de resgate fazia o atendimento naquele ponto, mais um incidente e, desta vez, com o piloto da J.Star Racing, Fernando Fortes (32).

238452_451063_creditos_luciano_santos_sigcomO piloto ficou também sem o comando de seu veículo, só que bateu em uma picape da equipe de resgate que estava na pista e por pouco não causou algo mais grave, pois haviam muitas pessoas no local. “Sem condições de pilotar nestas condições de pista, a organização falhou em dar a largada e deu no que deu. Eu bati em um carro de resgate atravessado na pista que estava fazendo o resgate de um acidente na primeira curva. O certo era dar a bandeirada vermelha e recolher todos os carros e isso não aconteceu. Não era para estar vivo uma hora dessas, tive muita sorte. Era para entrar embaixo da caminhonete e a coisa seria pior. Acredito que muita coisa tem que ser revisto”, contou bastante insatisfeito, Fernando Fortes.

Sobre a sua segunda temporada pelo Campeonato Brasileiro de Turismo, Fortes comentou: “este ano não foi muito bom para mim, tive vários problemas durante a temporada que me tiraram as chances de um melhor resultado no final. Para o ano que vem não estarei na categoria, vou fazer somente o Mercedes-Benz Challenge”, disse o piloto de São Bernardo do Campo (SP) que garantiu o 12º lugar na classificação final da competição.

238452_451065_creditos_luciano_santos_sigcom_2O piloto de Cascavel, Gustavo Myasava, falou sobre a corrida: “tinha que ter muita cabeça para enfrentar as condições climáticas. Na posição que eu estava não dava para enxergar nada, muito arriscada a pilotagem. Consegui escapar do enrosco e sair de um acidente. Fiquei um pouco frustrado porque se tivesse mais tempo de prova em conseguiria uma colocação melhor no final”, declarou o piloto que marcou 33 pontos no campeonato e é o 16º na tabela de classificação.

Myasava (69) fez sua estreia em Cascavel em competições de turismo, portanto disputou apenas quatro etapas e seis corridas (duas foram rodadas duplas). “O campeonato para mim foi muito produtivo, em todas as etapas que participei foi de muito aprendizado em relação ao estilo de corrida e do carro. A equipe J.Star me deu todas as condições para que eu pudesse estar nas pistas. Para a próxima temporada, pretendo ficar na categoria e na J.Star, gostei da equipe, de todos os integrantes e do apoio que eles me proporcionam”, concluiu o garoto de 18 anos.

A vitória ficou com o pole Christian Castro, seguido de Guilherme Salas e Edson Coelho Jr, definindo assim o título de 2014 para Guilherme Salas.

Classificação final da temporada após 12 corridas e oito etapas

1º) Guilherme Salas (SP), W2 Racing, 195
2º) Raphael Abbate (SP), W2 Racing, 175
3º) Márcio Campos (RS), Sicredi Racing, 163
4º) Edson Coelho (MG), RSports, 151
5º) Marco Cozzi (SP), Carlos Alves Competições, 149
6º) Christian Castro (RS), Motortech Competições, 122
7º) Flávio Matheus (RJ), Carlos Alves Competições, 119
8º) Tito Morestoni (SC), RSports, 108
9º) Pedro Saderi (PR), Hitech Racing, 103
10º) Norberto Gresse Filho (SP), Nascar Motorsport, 100
11º) Pedro Boesel (PR), RSports, 89
12º) Fernando Fortes (SP), J. Star Racing, 85
13º) Mauri Zacarelli (SP), Hitech Racing, 70
14º) Adibe Marques (SP), Nascar Motorsport, 52
15º) João Pretto (MT), Mottin Racing, 46
16º) Gustavo Myasava (PR), J. Star Racing, 33
17º) Rodrigo Pimenta (SP), J. Star Racing, 27
18º) Rogério Castro (GO), RKL Competições, 20
18º) Gabriel Robe (RS), Mottin Racing, 20
20º) Renato Braga (GO), RKL Competições, 18
21º) Felipe Guimarães (DF), Hitech Racing, 16
22º) Renan Guerra (SP), HPN Racing, 14
23º) Vicente Orige/Gustavo Martins (SC/RS), Mottin Racing, 13
24º) Beto Giacomello (RS), Mottin Racing, 11
25º) Rogério Motta (SP), RKL Competições, 10
25º) Rodrigo Gil (PR), RKL Competições, 10
27º) Rafael Iserhard (SP), RKL Competições, 9
28º) Rodrigo Bonora (PR), RKL Competições, 8
28º) Renato Constantino (DF), HPN Racing Team, 8
30º) Felipe Neira (DF), HPN Racing Team, 6
30º) Ney Faustini (SP), RKL Competições, 6

Fotos: Luciano Santos/SigCom

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.