Confira o comportamento dos pneus em Abu Dhabi

15 de novembro de 2014

2014 Formula One Monaco Grand Prix,  Circuit de Monaco, Monte Carlo, Monaco, 21st -25th May 2014 McLaren mechanics, Portrait,  World Copyright: © Andrew Hone Photographer 2014. Ref:  _ONY2923O circuito de Yas Marina, palco do Grande Prêmio de Abu Dhabi, que será disputado neste domingo (23), apresenta em seu primeiro setor uma série de curvas onde o freio não é utilizado, o que aquece os pneus. Na reta que se segue, os compostos têm então uma oportunidade de arrefecimento, com os carros em rotação máxima por cerca de 15 segundos e uma pressão aerodinâmica equivalente a 800 quilos.

Para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula Um vai disponibilizar os compostos macio e supermacio. O pneu supermacio é um composto que possui uma baixa faixa de trabalho, capaz de atingir o ápice de sua performance mesmo em temperaturas baixas. A  previsão, segundo os técnicos da indústria de pneus, é de que haja um certo grau de degradação  térmica dos pneus, o que deve influenciar nas estratégias e nos ajustes dos carros. A primeira e a terceira sessão de treinos livres, geralmente, acontecem em condições que não são representativas para o treino classificatório e para a corrida, devido às temperaturas bem mais altas que são registradas durante o dia.

Para obter o máximo de tração, as equipes deixam os carros com um ajuste bem macio na traseira, mas isso pode aumentar o desgaste dos pneus traseiros. Se o ajuste na traseira for muito duro, o problema oposto pode ocorrer devido ao giro excessivo do volante, o que também compromete a vida útil dos pneus.

A estratégia vencedora no ano passado foi de duas paradas. O piloto Sebastian Vettel, da Red Bull, largou com pneus macios e fez um pit stop na 14ª volta, colocando pneus médios. Ele parou novamente na 37ª, colocando médios novamente, sem nunca perder a liderança.

Confira um vídeo com o comportamento dos pneus em Abu Dhabi:

[youtube]BGjVJfFo2uQ[/youtube]

O primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi acontece nesta sexta (21), às 7h. A segunda sessão de treinos livres da sexta acontece às 10h. No sábado (22), os pilotos voltam à pista às 7h para a terceira prática de treinos livres. Já a classificação será disputada às 10h do sábado. No domingo (23), a largada acontece às 10h, no Horário Brasileiro de Verão.

Os treinos livres serão transmitidos pelo canal por assinatura SporTV, já a corrida pode ser acompanhada pela TV Globo, Rádio Bandeirantes, Globo AM, CBN, e Jovem Pan.

Foto: Pirelli/Divulgação.

Texto: Robério Lessa

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.