Rafael Suzuki conquista melhor resultado na Stock Car

15 de novembro de 2014

239804_455824_ch3_3465Rafael Suzuki vem crescendo a cada corrida que disputa como piloto da Stock Car. Estreante na categoria, o piloto de 27 anos correu neste fim de semana a 11ª e penúltima etapa da temporada, no circuito de rua do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e conquistou seu melhor resultado no ano. A rodada dupla que marcou seu regresso a um traçado urbano após quatro anos, disputada na tarde deste sábado (15 de novembro), foi bastante complicada do início ao fim, mas o novato da ProGP conseguiu fazer um bom trabalho, fechou a sexta etapa consecutiva na zona de pontuação e pela primeira vez somou pontos nas duas corridas, sendo que na prova derradeira obteve o 13º lugar, sua melhor colocação na Stock Car.

239804_455828_ch4_0989A jornada de Suzuki em Salvador começou com muitos problemas e dificuldades para buscar um bom ritmo. Mas ao longo das sessões de sexta, o piloto, em conjunto com a ProGP, trabalhou duro para resolver as falhas do carro. A evolução se fez evidente também no treino classificatório, que aconteceu na manhã de sábado com um formato diferente: foram oito grupos de quatro pilotos cada, e Rafael foi à pista no primeiro grupo, num estágio em que o asfalto ainda estava frio e bastante sujo. Na soma dos tempos, o paulista radicado no Maranhão obteve a 23ª melhor marca.

As características singulares do circuito de Salvador tornaram a rodada dupla muito complicada e repleta de incidentes. Suzuki, porém, manteve a pilotagem cerebral que vem marcando sua estreia na Stock Car e não se envolveu em qualquer problema na largada da primeira prova. Com ritmo de corrida semelhante aos líderes e tocada limpa, o piloto acabou sendo atrapalhado pelas três entradas do safety-car e não conseguiu avançar de forma significativa na disputa. Mesmo tendo de lidar com seu carro mais traseiro na fase final da prova, Rafael conseguiu cruzar a linha de chegada em 19º em meio a um grid de 32 competidores.

Debaixo de forte calor — 32ºC de temperatura ambiente e mais de 60ºC dentro do carro —, 27 pilotos largaram para a segunda prova da rodada de Salvador. Novamente, Suzuki fez uma largada limpa e não se envolveu em problemas. Pouco a pouco, o novato conseguiu ganhar algumas posições e não demorou muito para se colocar na zona de pontuação, que premia até o 14º colocado na corrida mais curta, de 20 minutos. Após 16 voltas, o piloto da ProGP cruzou a linha de chegada em 13º, somando assim pontos nas duas corridas da única etapa disputada no Nordeste.

239804_455826_ch4_3516“Saio de Salvador com saldo positivo. Na primeira corrida, acabei me envolvendo em algumas disputas e não consegui progredir muito, mas na segunda prova me diverti mais, ganhei posições na largada e imprimi um bom ritmo. Pista de rua nunca é fácil de ultrapassar, mas acho que evoluímos bem (de 23º para 13º) durante as duas provas. Estamos constantemente na zona de pontuação, então agora é trabalhar para conseguirmos um resultado ainda melhor na última etapa, em Curitiba”, disse Rafael.

Considerando as circunstâncias da rodada dupla deste sábado em Salvador, Rafael Suzuki se mostrou satisfeito com o que conseguiu neste fim de semana. Agora, o piloto volta seu foco para a 12ª e última etapa da sua primeira temporada na Stock Car, que acontece daqui a duas semanas, em 30 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Fotos: Carsten Horst/Hyset

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.