Mudança de temperatura será crucial na estratégia das equipes

16 de novembro de 2014

PirelliO último grande prêmio da temporada da Fórmula Um de 2014 acontece neste domingo (23) em Abu Dhabi, e a Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a categoria, reservou os pneus macios e supermacios para a corrida. Neste ano, os compostos estão um grau mais macio do que os médios e macios selecionados para esta corrida no ano passado. Yas Marina é um circuito que a Pirelli conhece bem, tendo realizado alguns testes privados ali, antes de entrar na Fórmula Um, em 2011.

A superfície da pista é bem suave, com muitas curvas de 90º. A outra caraterística marcante desta etapa é que, como no Bahrein, a corrida começa no fim da tarde e termina durante a noite, o que significa que a pista tende a se resfriar ao longo da corrida, o que afeta diretamente as estratégias. Este ano, com a pontuação dobrada, as apostas são altas. As equipes se concentrarão ainda mais nas estratégias, priorizando uma corrida tranquila para seus pilotos. O clima tende a ser quente e seco, e a pista está apta a receber os compostos macios e supermacios, os pneus mais velozes da Pirelli.

Paul Hembery 02Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli, lembra que a mudança da temperatura será preponderante para se traçar as estratégia correta. “É sempre um prazer retornar para Abu Dhabi. A corrida este ano será ainda mais importante do que nos outros anos, com a pontuação dobrada e a decisão do campeonato de pilotos. A estratégia geralmente é afetada pela incomum evolução da pista, com as temperaturas em queda devido ao início da corrida no fim da tarde. Esse também foi o caso no Bahrain, que acabou se revelando uma das mais empolgantes e imprevisíveis corridas da temporada. O resultado disso é que os treinos livres serão cruciais. As equipes irão coletar o máximo de informações possíveis sobre como será o desempenho do carro com os dois compostos, não apenas com diferentes cargas de combustível, mas também com as oscilações de temperaturas da pista. Com tantos pontos em disputa, há uma grande oportunidade para as equipes que têm pouco a perder para tentar uma estratégia inesperada e, talvez, obter ganhos significativos”, avaliou Hembery.

Texto e Foto: Pirelli/Divulgação.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização