Kartódromo Beto Carreiro vai sediar etapa do FIA Karting Academy em fevereiro

17 de novembro de 2014

Academy Kart 2Por Robério Lessa – O kartódromo Beto Carrero, localizado na cidade de Penha (SC) vai sediar, as três etapas Sul Americanas do FIA Karting Academy Trophy. A competição será realizada em conjunto com a primeira etapa do Sul Brasileiro de Kart de 21015, nos dias 26 a 28 de fevereiro do próximo ano, e é  destinada a pilotos de 12 a 15 anos vai receber pilotos de todo o continente americano.

A escolha do local se deve à logística, pois é mais próxima do porto de Itajaí, também em Santa Catarina, que fica distante a 28 quilômetros da cidade de Penha.

Academy  Kart 31A competição é toda ela homologada pelo Conselho Internacional de Kart (CIK) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e conta com chassis e motores da empresa Italiana Parolim, que encaminhou ao Brasil, em regime de importação provisória, no qual os karts ficam no país por um ano e só podem ser usados para competições, o equipamento que será destinado aos 42 pilotos.

A inscrição vai custar R$5.000,00 por etapa e o piloto recebe o chassi, motor (toda parte de força, incluindo filtro de ar), pneus (Bridgestone – também importados da Itália) e macacão. Como são três etapas disputadas em três dias distintos o valor total para participar do Academy  Trophy é de R$ 15.000,00 .

De acordo com Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão,  e  quem defendeu a inclusão do Brasil no FIA Karting Academy Trophy, a participação dos pilotos dos países das Américas (Sul, Central e do Norte), os credencia para a etapa do Mundial que será disputada na Europa.

Academy  Kart“Finalmente o Brasil ingressa no FIA Karting Academy Trophy. A importância desta etapa americana em nosso solo nos coloca dentro do cenário que há muito merecíamos. Esta é a melhor oportunidade para um jovem piloto que almeja uma carreira internacional, pois na semana da competição ele será submetido a uma programação que envolve um curso para dar-lhe noções de pista e sobre sua carreira. O curso será ministrado por uma empresa que trabalha no assessoramento da carreira de pilotos da Fórmula Um. Apesar da pouca idade, eles precisam ter noção do que vão encontrar lá fora, e essa também é uma preocupação do Academy”, disse.Giovanni Guerra

Giovanni informou ainda que a Confederação Brasileira de Automobilismo fará na mesma semana da competição, um curso de aperfeiçoamento para diretores de prova e comissários. “A FIA vai enviar comissários técnicos e desportivos que vão atuar nas provas. Assim, para uniformizar os padrões adotados pela FIA, a CBA vai oferecer essa atualização aos que atuam na direção de prova e como comissários das federações regionais. Não serão apenas os pilotos que vão sair ganhando com a realização do FIA Karting Academy Trophy, uma vez que teremos um ganho no que se refere à parte da organização e no comando técnico e desportivo das corridas”, concluiu.

A competição surgiu na Europa e tem como objetivo reunir kartistas de vários países em uma competição mundial após seleção nacional. Os competidores terão igualdade de equipamento tanto nas etapas nacionais quanto na mundial, o que reforça o caráter de categoria escola, que destinou ao Brasil duas vagas para a etapa decisiva.

Em 2016 o Academy será realizado em conjunto com a Copa das Federações, em local ainda a ser definido.

Toda a competição será administrada pela CIK – FIA, que também será responsável pelo processo de  inscrição.

Texto: Robério Lessa

Fotos: FIA/CIK-Divulgação, Parolin e Arquivo Pessoal

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.