Francês vence e reassume a liderança na GP1000

23 de novembro de 2014

240422_457925_9c6g2576A sétima etapa do Moto 1000 GP não poderia terminar melhor para o francês Matthieu Lussiana, piloto da Petronas Alex Barros Racing. O dono da moto BMW S 1000 RR HP4 94 sai de Santa Cruz do Sul (RS), onde neste domingo (23) foi realizada a penúltima prova da temporada 2014, com uma vitória, a liderança do campeonato e agora ficou mais perto do título. Lucas Barros, companheiro do francês na equipe Petronas, fez seu retorno às pistas, mas não teve a mesma sorte, sofreu uma queda na nona volta e não completou a disputa. Na GP Light, Lucas Teodoro tinha grandes chances de faturar sua segunda vitória na categoria de acesso, mas uma punição erradamente lhe tirou o primeiro lugar. Mesmo assim, completou a etapa com um quarto lugar.

A grande final da quarta edição do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade será no dia 14 de dezembro, em Cascavel, no oeste paranaense. A diferença do líder Lussiana para o segundo colocado Wesley Gutierrez é de apenas oito pontos (120 contra 112). Na última etapa, mais 27 pontos estarão em jogo. Apenas os dois primeiros no campeonato têm chances de conquistar o título. A disputa promete ser acirrada e poderá ser definida nos detalhes.

Matthieu Lussiana fez excelente corrida neste domingo em Santa Cruz. Largou bem e abriu boa diferença de mais de dois segundos para o argentino Luciano Ribodino, chegando a ficar à frente, na liderança da prova por mais da metade da disputa. No 13º giro, o argentino que vinha se aproximando, conseguiu superar o francês. Mas ficou na ponta por pouco tempo. Lussiana soube estudar o adversário, analisando sua volta, e seguindo as boas referências de Ribodino para recuperar o primeiro lugar na abertura da última volta. Posição onde ficou até a bandeirada.

240422_457930___94_pole1“Hoje o dia estava muito quente, e o desgaste dos pneus foi maior. Por isso, não consegui fazer um ritmo tão forte e rápido quanto nos classificatórios. Mas larguei bem, fiz uma boa prova, especialmente nas primeiras voltas. Quando o Ribodino me passou, eu aproveitei para analisar as referências dele e esperei o melhor momento para ultrapassá-lo e cruzar em primeiro lugar. Estou muito feliz, pois cumpri meu objetivo de terminar na frente do Wesley (Gutierrez) e reassumi a liderança do campeonato”, comemorou o francês, líder da disputa com 120 pontos.

Lucas Barros lamentou a queda sofrida que lhe tirou da prova. Mas destacou que ficou satisfeito em voltar a correr em um ritmo bom, após ter ficado três meses longe das pistas.

“A prova estava muito boa hoje, especialmente pelo tempo que fiquei parado. Não larguei tão bem, perdi uma posição na largada, mas logo depois vinha recuperando. Estava em oitavo e já buscando o grupo da frente, mas o asfalto estava bem quente. Forcei um pouco a dianteira em uma das curvas e por isso caí. Fico chateado, pois sabia que tinha condições de ficar entre os seis ou sete primeiros. Mas o lado bom do fim de semana é que voltei concentrado, andando em um bom ritmo e espero manter isso na última etapa em Cascavel”, analisou o jovem de 18 anos, dono do equipamento 14.

240422_457928_z_alex_matthieuO paulista Lucas Teodoro tinha tudo para conquistar sua segunda vitória na GP Light, mas uma punição equivocada anunciada pela organização lhe obrigou a cumprir uma passagem pelo box, quando liderava a disputa. Com isso, o dono da moto BMW S 1000 RR 41, que voltou à pista em décimo, precisou fazer uma corrida de recuperação. A decisão errônea da direção de prova comprometeu a corrida do piloto paulista e também sua situação no campeonato. Teodoro completou a sétima etapa na quarta posição e após análise das imagens foi constatado que ele não queimou a largada, como anunciou a organização.

“Infelizmente fui punido erroneamente e precisei pagar uma penalidade. Depois disso tive que fazer uma prova de recuperação. Estava em um ritmo forte e acabei em quarto. Uma pena o que aconteceu, com certeza poderia ter brigado pela vitória”, disse o piloto de 18 anos, natural de Ribeirão Preto.

Os melhores na GP 1000 em Santa Cruz do Sul: (top-10):
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 16 voltas em 22min51s934
2º) Luciano Ribodino, (ARG/Kawasaki), Aclat Racing, a 0983
3º) Miguel Praia, (POR/Honda), Center Moto Racing Team, a 11s829
4º) Wesley Gutierrez, (PR/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, a 15s372
5º) Alan Douglas, (PR/Suzuki), Team Suzuki PRT, a 16s340
6º) Danilo Lewis, (SP/Kawasaki), Motonil Motors, a 16s415
7º) Nico Ferreira, (ESP/Kawasaki), Aclat Racing, a 32s226
8º) Marcos Salles (PR/Honda), Competizione Racing Team, a uma volta

Não completou
10º) Lucas Barros, (SP/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 1min25s903

Os melhores na GP Light em Santa Cruz do Sul: (top-10):
1º) Rodrigo de Benedictis, (SP/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, 14 voltas em 20min35s999
2º) Nicolas Tortone, (ARG/Yamaha), MGBIKES Yamaha Racing, a 4s691
3º) Rafael Bertagnolli, (SP/Kawasaki), Fábio Loko, a 24s144
4º) Lucas Teodoro,(SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, a 26s415
5º) Alen Modesto, BA/Kawasaki, Aclat Racing, a 26s584
6º) Ian Testa, (DF/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, a 30s433
7º) Davi Costa (SP/Kawasaki), JC Racing Team, a 34s116
8º) Marcelo Skaf, (SP/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, a 35s083
9º) Pedro Barata, (RJ/Honda), Center Moto Racing Team, a 35s364
10º) Diogo Ramos (SC/Kawasaki), Carlos Barcelos, a 38s041

Classificação do campeonato GP 1000 (top 10 – após sete etapas):
1) Matthieu Lussiana, 120
2) Wesley Gutierrez, 112
3) Miguel Praia, 84
Luciano Ribodino, 84
5) Danilo Lewis, 82
6) Diego Faustino, 55
7) Nico Ferreira, 42
8) Renato Andreghetto, 39
9) Diego Pierluigi, 30
10) Alan Douglas, 29
14) Lucas Barros, 18
21) Douglas Figueiredo, 11
27) Alex Barros, 2

Classificação do campeonato GP Light (top 10 – após sete etapas):
1) Rodrigo Benedictis, 114
2) Nicolas Tortone, 99
3) Henrique Castro, 98
4) Ian Testa, 92
5) Lucas Teodoro, 77
6) Fabinho Adas, 65
7) Rafael Bertagnolli, 56
8) Juracy Rodrigues, 53
9) Davi Costa, 34
10) Alan Modesto, 30

Fotos: Equipe Sanderson

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.