Chevrolet lança linha 2015 do Cruze

25 de novembro de 2014

03_GM_FGD_6572_25_11_14Modelo global da Chevrolet mais vendido no mundo, o Cruze passa no Brasil por sua primeira grande evolução. Além de mudanças estéticas, o veículo recebe importantes alterações mecânicas e conteúdos inéditos. Com isso, inaugura-se um padrão ainda mais elevado de tecnologia e sofisticação para o segmento. Em relação a performance, o Cruze 2015 mostra maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas. Estas novidades estreiam simultaneamente no Sport6 e no sedã cerca de três anos após o lançamento deles no país. Desde então, a dupla, equipada com o moderno motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cavalos, ocupa o posto de automóvel de passeio nacional topo de linha dentro do portfólio Chevrolet no Brasil.

As mudanças promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na parte frontal do veículo. O para-choque foi completamente redesenhado, passando a sensação de maior robustez e esportividade. Marca registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ. Já os inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada. O Cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.

08_GM_FGD_6656_25_11_14Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o Sport6. Os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo. Este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda acabamento interno premium. Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados.

Desde a configuração LT de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro. Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista. O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.

21_GM_FGD_7206_25_11_14Se do ponto de vista estético a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na parte mecânica nota-se outro salto evolutivo, com ganho de performance e eficiência energética. Além da recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv), os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de GF6-2. Tanto o modelo sedã como o Sport6 mostram mais agilidade e suavidade nas trocas, melhorando significativamente a performance e o conforto ao dirigir. Os números comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol. Retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como no automático.

Isso porque o propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados. Entre elas o cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do propulsor muito rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada. O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas. Para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos. Já a versão automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas. Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives.

Fotos: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.