Kaka Carvalho encerra ano com vitória no Cearense de Kart

29 de novembro de 2014

Kaka CarvalhoPor Robério Lessa – O dia amanheceu com céu encoberto, mas, aos poucos as nuvens que sombreavam a pista do Kartódromo Júlio Ventura, localizado na  cidade do Eusébio (CE), permitiram a chegada do sol que aqueceu a manhã deste sábado (29), dia da última etapa do Campeonato Cearense de Kart.

Em meio a decisão nas categorias F4, F4 Light e Graduados, um piloto comemorava bastante o encerramento da temporada de 2014, que representou sua volta às competições oficiais de kart, mas não sabia que o dia ainda reservava surpresas que o deixaria com um largo sorriso no rosto.

Kaka Carvalho (2)Kaka Carvalho (Newsedan AMG) colocou seu kart 44 nos treinos livres da manhã sem nenhuma pressão, e, assim como em toda a semana, marcou tempo na mesma marca dos ponteiros, sendo o líder da primeira sessão de treinos livres do dia com 46.716 segundos, seguido por Igor Figueiredo com a marca de  46,972 segundos. No segundo treino livre marcou o segundo mehor tempo em  46, 820, e se classificou para a primeira bateria no nono posto, o que o deixou um pouco chateado.

Dada a largada para a primeira bateria do dia, Kaka teve de galgar várias posições e terminar em quinto, posição de grid para a corrida complementar.

Kaka Carvalho (1)Após largar com cuidado, Kaka viu Leonardo Soares se distanciar em primeiro, mas após chegar no segundo posto tratou de acelerar o kart 44. Faltavam 12 voltas para o final da corrida e, a cada passagem pela linha de chegada ele recebia o incentivo de seu preparador,  Altamiro Mauro de Oliveira, o Maurão, que buscava incentivá-lo a diminuir a distância que o separava do então líder.

“Eu não sei me desvencilhar do envolvimento com o piloto. Não consigo ser apenas o preparador e não me envolver com aquele que trabalha comigo, coloco a emoção sim, pois sei que naquele momento o piloto precisa de mim, afinal nós somos parceiros e isso é fundamental. Tem horas me uma corrida onde o emocional fala mais alto, e se você deixar o piloto se conformar com a posição ele não corre atrás”, disse Maurão, sem saber que todo o esforço de Kaka era castigado por uma falha no sistema elétrico de seu kart que, em algumas curvas, gerava uma descarga elétrica no piloto.

Maurao 00Incansável, Maurão só sossegou quando Kaka, que estava colado na traseira do kart 10, assumiu a ponta faltando quatro voltas para o final depois de ter saltado a corrente  do kart de Leonardo. Nas últimas três voltas, Maurão tratou de manter o incentivo indicando ao piloto  que continuasse com a forte tocada, mas que levasse o kart 44 ao final da prova.

Ao cruzar a linha de chegada em primeiro, Kaka garantiu também a primeira colocação na última etapa do certame cearense e comemorou bastante o feito, sua primeira vitória na competição local após 18 anos sem disputar uma prova oficial de kart, dede que deixada de competir no Campeonato Paulista de Kart.

Kaka“Não tenho o que dizer! Estou muito, mas muito contente com isso tudo. Passa um filme na minha cabeça desde quando entrei na pista pela primeira vez, sempre incentivado pelo meu pai, o dia em que conheci o Maurão, meu primeiro título, e hoje! Isso é especial, é Fantástico”, disse um emocionado Kaka que agradeceu ao seu preparador pela vitória. “Essa vitória tem muito do Maurão. Foi ele quem me deu tudo o que sei de pilotar. Essa minha volta só tinha de ser  com ele no comando da equipe, pois confio integralmente em seus conselhos, seus ensinamentos. Na corrida estava com raiva porque não conseguia dizer pra ele que estava tomando choque do carro enquanto ele estava lá mandando eu acelerar. Ele faz bem o seu trabalho e nós dois nos damos muito bem. Queria agradecer à todos que me incentivaram, a minha família, esposa e filhas que às vezes ficam sem mim nos momentos em que estou dedicado à essa fantástica coisa que é correr de kart. Quero agradecer a Deus por essa vitória de Hoje”, finalizou Kaka.

Confira a classificação-geral da categoria Graduados :

1 – Leonardo Soares – 66 pontos (uma vitória na temporada)
2 – Paulo Holanda – 52 pontos  (três vitórias na temporada)
3 – Marcus Vinícius Kinho – 51,5 pontos (duas vitórias na temporada)Diego Felício – 46 pontos (umas vitórias na temporada)
4 – Diego Felício – 46 pontos (umas vitórias na temporada)
5 – Rodrigo Ventura 43 pontos
6 – Lutiane Soares 40 pontosKaka Carvalho – 39 pontos (uma vitória na temporada)
7 – Kaka Carvalho – 39 pontos (uma vitória na temporada)
8 – Igor Figueiredo – 39 pontos
9 –  Flávio Menezes– 23 pontos
10 – Leandro Soares – 23 pontos
11 – Eduardo Mourão – 20 pontos
13 – Edmar Neto – 12 pontos
14 – Pedro Porto – 08 pontos
15 – Américo Menezes –  07 pontos
16 – Rafael Ataíde – 06 pontos
17 – Alessandro Pontes – 02 pontos

Texto: Robério Lessa

Fotos: Robério Lessa e Camila Gurgel

As notícias do Campeonato Cearense de Kart têm um oferecimento de Aldeia Mundo – Sua Viagem do Seu Jeito.

ALDEIA MUNDO BANNER MATÉRIAS

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização