WEC, o automobilismo total

3 de dezembro de 2014

orangeAcompanhe no Carros e Corridas mais uma Coluna do Borracha com o jornalista Eduardo Abbas com fotos de Claudio Laranjeira.

O maior campeonato de endurance do planeta encerra o ano mostrando a força dos japoneses e da categoria pelo olhar de um gênio da fotografia

Desde os meus tempos de garoto, sempre ligado nas publicações da revista 4 rodas, não pude deixar de notar a sua sensibilidade em registrar o momento, o instante exato em que a foto marca instante eterno de uma imagem para o resto da vida. Na minha última coluna do ano, não adianta falar da corrida e de um campeonato que já aconteceu, prefiro homenagear o profissional que sou fã desde o tempo das calças curtas.orange2

Depois de alguns anos afastado das pistas, resolvi voltar a frequentar no fim de semana passado o mundo que eu conheço bem e que tive certa projeção na vida. Foi o máximo, revi amigos, companheiros, conheci novas pessoas e curti a grande vitória do time da Toyota na pista que mais gosto no mundo, Interlagos.

O Claudio foi meu parceiro, sem lhe dizer nada, pedi algumas fotos para ilustrar a minha coluna dessa semana, dizendo apenas o que eu precisava. E precisa mais? Eu agora que pertenço ao time dos “cabeças brancas” resolvi mostrar aqui o que nossos telhados nevados tem de melhor.

CRL_0628O desafio do rato

Emerson Fittipaldi prestes a entrar na sua Ferrari olha com atenção aos detalhes do carro que, durante a corrida ia deixar o nosso bicampeão na mão. Não foi uma volta às pistas muito agradável, os problemas mecânicos e eletrônicos acabaram deixando Emerson em último, mas valeu demais ver de novo ele seguir como um garoto os jovens que iam à sua frente.

Emerson sempre será Emerson. Não importa se tivemos pilotos antes ou depois dele, melhores ou piores, a sua obra eterna é o fato de ser o brasileiro desbravador, vencedor, um verdadeiro bandeirante do automobilismo, o que veio depois é consequência da coragem que ele teve em enfrentar tudo e conquistar.

CRL_1062Olhos além da pista

Já o ex-piloto da Fórmula Um Mark Webber, a bordo de um Porsche, tem o olhar distante, talvez lembrando a panca que deu em 2003, o passeio de Fórmula Um em sem capacete em 2013, mas não podia imaginar a repetição da pancada na mesma curva do café em 2014.

Está tudo bem com ele, ficou internado alguns dias e já se mandou pra casa, deixou apenas uma imagem impressionante do acidente e a certeza que, tem que se dedicar mais, quem sabe ano que vem ele volta pra disputar o título.

CRL_1240Serpente hibrida

O balé dos carros-foguete toma conta do palco de asfalto. Porsche, Audi e Toyota fazem uma categoria à parte com uma pitada da garra brasileira. Lucas Di Grassi é um dos destaques na categoria, os dias sombrios da Fórmula Um ficaram para trás e agora se transformam em uma aurora de grandes feitos na categoria que é o maior laboratório da indústria automobilística mundial. Lucas é daqueles caras que tem tudo para ser um dos melhores do mundo, e com certeza um dia chega lá.

Tática e eficiência

Para encerrar os donos do mundo. Fizeram barba, cabelo e bigode, ganharam o campeonato de pilotos e construtores, mostraram que a tecnologia aliada a uma pilotagem constante e segura resulta em feitos memoráveis. O time da Toyota é a maior prova que o trabalho sério gera frutos doces, conquistas eternas e lugares ao sol. Não contentes em levar o troféu de melhor equipe para casa, ganharam a corrida, prepararam o carro para o setor mais crítico da pista e deram um baile na estratégia nas outras equipes.2014_Sao-Paulo_01_s

As cortinas dos melhores campeonatos mundiais se fecham em 2014, todos foram merecedores de seus títulos, todos mostraram que trabalho e convicção nos objetivos levam à vitória, e foi assim com o site BORRACHATV ON LINE, foi o ano que entramos definitivamente no gosto dos leitores, foi com essa confiança no produto que conquistamos mais e mais audiência.

Vou ficando por aqui, agradecendo a você que lê minha coluna, curte meus comentários e me segue nas redes sociais, volto com a COLUNA DO BORRACHA em 2015, com a abertura dos treinos da Fórmula Um.

Um feliz natal, um feliz ano novo e a gente se encontra no ano que vêm!

A gente se encontra na semana que vêm!

e-mail: coluna.site@gmail.com

Siga-me no twitter: @borrachatv

Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/borrachatv

Beijos & queijos.

ABBASEduardo Abbas, um dos mais respeitados profissionais de imprensa, especializado em automobilismo e indústria automobilística.  Dentre suas realizações destacam-se a criação e direção do programa Linha de Chegada,  a direção do programa Grid Motor, a  produção da Stock Car e toda parte de motorsport do canal  Sportv. Abbas foi também produtor da Fórmula Um na Rede Globo desde 1990 e é atual membro da ABIAUTO (associação brasileira da imprensa automotiva). Também atua como consultor na área de comunicação e automobilismo.

Fotos: Claudio Laranjeira/Divulgação.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização