Universo em Duas Rodas – Edição IV

11 de dezembro de 2014

Publicidade Coluna SilvioAcompanhe a quarta edição da coluna Universo em Duas Rodas, um espaço sobre motos, e motociclistas assinado pelo jornalista Silvio Augusto.

Olá amigos do Carros e Corridas!

Tenho observado um fato recorrente no trânsito de Fortaleza, envolvendo motos e carros e me deixa muito preocupado. Existe um desrespeito e uma falta de educação de vários condutores. Como o nosso foco aqui na “Universo em Duas Rodas” é moto, quero ressaltar a imprudência de pilotos, onde muitos não sabem realmente o que fazem em cima de uma motocicleta. Quando o sinal fecha, principalmente em avenidas onde a área é maior, vários se aglomeram a frente dos carros, enquanto outros vão ocupando os corredores e os espaços à esquerda e à direita, de tal forma que, quando ele abre, cada um faz o que quer, numa total irresponsabilidade! É piloto arrancando de uma vez pra reduzir em seguida; ultrapassagens pela direita, cortando os carros em zigue zague, entre outras loucuras. Isso tem causado muitos acidentes, que algumas vezes são até fatais.

Por isso chamo a sua atenção, amigo motociclista, para que quando o sinal abrir, tenha uma condução defensiva. Caso você esteja à frente dos carros, saia logo com velocidade constante e siga na boa, lembrando de nunca ultrapassar pela direita. Agindo assim, você estará em segurança, será muito mais respeitado no trânsito e contribuirá para diminuir estes números de guerra que ele produz hoje na nossa cidade.

Lançamento – A Crasa, concessionária Yamaha em Fortaleza, inaugurou no fim de novembro, a sua loja em Messejana, na Rua Eduardo Porto, 145, para atender aquele e outros vinte e oito bairros, totalizando uma população de 600 mil habitantes.

mt09A concessionária aproveitou e uniu o útil ao agradável, apresentando ao publico cearense o mais novo modelo da Yamaha no mercado brasileiro, a MT-09, que chega para atender aquele consumidor mais exigente e fiel à marca que valoriza design, performance e tecnologia de ponta. A MT-09 exibe força e linearidade com seus três cilindros e permite uma dirigibilidade excepcional, graças ao potente torque em baixas e médias rotações. O modelo foi fabricado pensando naqueles que gostam de curtir as estradas mais sinuosas, integrando agilidade e esportividade, como também para ser usado no dia-a-dia da cidade.

A moto vem com motor de 115 cv de potência para atender o público que gosta de emoção, com elementos característicos de modelos esportivos, Naked e Motard. Seu motor é compacto e potente, unido ao leve chassi de alumínio, que é ágil e fácil de controlar devido ao peso reduzido e à massa centralizada. O design é ergonômico, com altura de assento de apenas 815 mm.

No Brasil, a MT-09 está disponível nas cores Matt Grey (Cinza Fosco) ao preço de R$ 35.990,00; e em duas cores especiais: Deep Armor (Roxo Metálico), e Blazing Orange (Laranja Metálico) ao preço de R$ 36.590,00, que possuem garfos dianteiros na cor dourada, faixa exclusiva no tanque com o logo “MT”, e emblema “Yamaha” em alto relevo.

pcxScooter PCX – Lançado no Brasil em 2013 pela Honda, o Scooter PCX trouxe como novidade o sistema “start-stop”, inédito para motocicletas no país. Visando economizar combustível, o propulsor do PCX é automaticamente desligado, quando o veículo fica parado por mais de três segundos. Ao girar o acelerador, o motor volta a funcionar.

Atualmente, o PCX lidera o ranking de vendas de scooters no país, com cerca de 1,5 mil unidades por mês. A scooter é uma boa pedida para quem tem a necessidade de ganhar tempo no trânsito, além de ter uma economia de combustível inigualável.

Triste notícia – A Honda anunciou no mês de novembro o fim da Shadow. Recebi a notícia com tristeza, já que sou amante do estilo custom e possuí dois modelos a VT 600 ano 2003 e depois a 750 modelo 2007. A primeira era linda com um azul metálico com cromados que brilhavam intensamente. A segunda na cor preta era bem mais confortável tanto para o piloto como para a garupeira e equipada com acessórios como bolha, sissybar e alforjes. São para mim duas motos sensacionais que me deram muitas alegrias e que me proporcionaram viagens maravilhosas.

Muitos motociclistas começaram com a VT 600, pela potência da moto para a época, e pelo seu visual mais “bandido” que o clássico. A moto era show e foi com ela que começou a popularização das custom japonesas de média cilindrada no mercado. Nela aconteceram poucas mudanças até sair de linha em 2005, como a perda de seus dois carburadores e novas cores diferentes a cada ano.

Em 2006, veio a Shadow 750. Um modelo mais clássico e robusto, mas igualmente eficiente. Em 2009 ganhou injeção eletrônica no lugar do carburador. Dois anos depois sofreu alterações estéticas que a reaproximaram do bem-sucedido estilo esguio da Shadow 600.
Para quem possuiu os dois modelos da Shadow, como eu, sabe muito bem do que estou falando!

Encontro – Amigo aqui vai uma boa dica de entretenimento para o próximo sábado (13). Acontece no shopping Reserva Mall, em Fortaleza, a décima edição do Encontro Bimestral para motociclistas e admiradores do brinquedo de duas rodas, com o objetivo de estar com os amigos, fazer novos, além de conhecer as novidades de mercado, como lançamentos de motos e acessórios.

Nesta edição o número de expositores aumentou em relação as anteriores. Agora são 25 parceiros que oferecerão produtos e serviços em condições diferenciadas para o evento.

O Encontro também vai realizar ação social com arrecadação de produtos de higiene pessoal e vestuário que será revertida para o Lar Torres de Melo, instituição que abriga e cuida de idosos em Fortaleza.

E como o número do motoclubes e motogrupos que participam é grande, será disponibilizado um local especial para aqueles que queiram expor suas bandeiras.

O décimo Encontro Bimestral, organizado pelo site Motosnet, já entrou para o calendário dos motociclistas de Fortaleza. É aberto ao público em geral e a todos os motociclistas, independentemente da cilindrada da sua moto. Informações (85) 9729 9678.

A gente se encontra lá!

Escreva para o colunista: silvioaugustosvm@gmail.com

Texto: Silvio Augusto.

Fotos: Honda/Divulgação.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização