Primeiro dia nos caminhões tem dobradinha holandesa

4 de janeiro de 2015

O primeiro dia dos caminhões no Rally Dakar mostrou que a disputa na categoria promete ser acirrada. Neste domingo (4), a largada foi dada em Buenos Aires com destino a Villa Carlos Paz, com trecho cronometrado de 175 quilômetros. Menos de um minuto separou o primeiro do quinto colocado do dia. Com domínio holandês, o trio comandado por Hans Stacey, da Iveco, foi o mais veloz e fechou a etapa com o tempo de 1h30min43s.

O compatriota Marcel Van Vliet e sua equipe, com o caminhão Man, terminaram em segundo, apenas 35 segundos atrás do vencedor da etapa. Já disputa pela terceira posição mostrou o quão equilibrada está a categoria. Os checos Ales Loprais e Martin Kolomy cruzaram a linha de chegada exatamente com mesmo tempo, somente 47 segundos a mais que Stacey.

Os pilotos russos, que costumam dominar a categoria (venceram 10 das últimas 12 provas do Dakar), não conseguiram colocar os veículos da equipe Kamaz no Top 5. O melhor do dia foi Airat Mardeev, que ficou em sexto. Andrey Karginov, atual campeão do Dakar, não teve em um dos seus melhores dias e concluiu na 11ª posição.

O Dakar continua nesta segunda (5). Serão 331 quilômetros de trechos cronometrados entre as cidades de Villa Carlos Paz e San Juan.

Resultados (extraoficiais) – 1ª etapa Dakar 2015 – Caminhões
1º Stacey Hans (HOL) / Serge Bruynkens (BEL) / Bernard Der Kinderen (HOL) #504 (Iveco) 1h30min43s
2º Marcel Van Vliet (HOL) / Marcel Pronk (HOL) / Artur Klein (ALE) #508 (Man) +35s
3º Ales Loprais (TCH) / Ferran Marco Alcayna (ESP) / Jan Van der Vaet (BEL) #503 (Man) +47s
4º Martin Kolomy (TCH) / Rene Kilian (TCH) / David Kilian (TCH) #506 (Tatra) +47s
5º Martin Van den Brink (HOL) / Peter Willemsen (BEL) / Richard Mouw (HOL) #513 (Renault Trucks) +58s.

Texto: Vipcom/Divulgação.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização