Félix da Costa vence na Fórmula E

10 de janeiro de 2015

x-defaultPor Robério Lessa -O piloto António Félix da Costa, de Portugal, foi o vencedor da quarta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E. O pódio foi completado pelo francês Nicolas   Prost, e o brasileiro Nelsinho Piquet. Lucas di Grassi permanece líder da competição com 58 pontos marcados.

A Corrida – A quarta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E, disputada na tarde deste sábado (10) em Buenos Aires, na Argentina, em circuito de 2.407 metros, montado nas ruas da região de Puerto Madero, começou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos atentados terroristas ao jornal francês Charlie Hebdo e a um mercado judaico em Paris.

Fórmula E Minuto de SilêncioPassada a homenagem, quando os carros romperam o silêncio (com seu som característico) e aceleraram no traçado argentino, Sebastien Buemi conseguiu manter a ponta seguido por Nick Heldfeld, que arriscou na largada ultrapassando, por fora, o espanhol Jaime Alguersuari já na primeira curva. Lucas di Grassi, que largara em quinto, conseguiu superar Sam Bird, na segunda volta e vinha em quarto, com Nelsinho Piquet em nono e Bruno Senna em 15º até aquele momento da prova.

Na oitava volta, Lucas conseguiu superar Alguersuari e registrou a volta mais rápida da prova, colando atrás de Nick Heidfeld em busca da segunda posição. O brasileiro tinha um carro com bom rendimento e apertava o ritmo em cima do alemão.

2014 Formula E Punta Del Este e-Prix, UruguaySaturday 13 December 2014.Lucas di Grassi (BRA)/Audi Abt Sport - Spark-Renault SRT_01E Photo: Sam Bloxham/LAT/Formula Eref: Digital Image _G7C4892A tocada de Grassi fez com que os pilotos da frente acelerassem, e, na volta 15, no mesmo ponto onde ultrapassara Alguersuari, conseguiu superar Heidfeld e tomou-lhe o segundo lugar.

Na 16ª volta o indiano Karun Chandhock tocou no muro e parou na pista, obrigando a entrada do Safety Car, na volta seguinte (17) vários pilotos entraram nos boxes para a troca de carros (a categoria prevê a troca de carros por conta da duração das baterias), enquanto outros só entraram na outra passagem.

Após a troca, a direção da prova demorou cinco voltas para reorganizar o pelotão que tinha a liderança de Sebastien Buemi, em primeiro; Lucas di Grassi, em segundo; Nick Heidfeld, em Terceiro; e Antônio Felix da Costa, em quarto; e Sam Bird completando os cinco primeiros.

Na volta 24 o brasileiro assumiu a liderança após um erro de Buemi, que teve problemas na hora de contornar a chicane, com a quebra da suspensão. Atento, Lucas di Grassi não perdeu a chance e aproveitou o momento para acelerar, sendo seguido por Heidfeld.

Na volta 27 Lucas acabou batendo seu carro no mesmo local onde Buemi tivera problema e teve de abandonar a corrida. Felix da costa 2Enquanto isso, Nelsinho Piquet ocupava a sétima posição e voltava a marcar a melhor volta da corrida.

Após muita confusão na última volta, a corrida foi vencida pelo português António Félix da Costa, beneficiado pela punição de Heidfeld e Sam Bird. A segunda posição ficou com Nicola Prost e Nelsinho Piquet terminou em terceiro. Bruno Senna concluiu na quinta posição.

Largando da 8ª posição, Félix da Costa mostrou vontade de galgar posições, ultrapassando Nicolas Prost no momento da largada, e o tambémFrancês Jean Eric Vergne numa manobra de encher os olhos. António fez a troca de carro e  ganhou mais dois lugares, continuando a sua caminhada até à bandeirada final.

Felix-da-Costa“Hoje foi o meu dia, estou mesmo muito contente, tudo correu na perfeição e começar 2015 com uma vitória é fantástico. Agradeço à minha equipa Amlin Aguri, pois juntos temos trabalhado muito sem nunca baixar os braços, mesmo nas alturas mais difíceis. Esta vitória é um justo prêmio para todos nós! Agradeço também à Fludo Watch, o meu patrocinador pessoal aqui na Fórmula E e a todas as pessoas que estão incondicionalmente comigo. Agora é tempo de continuar a trabalhar a fundo para manter um bom nível nas próximas provas”, Disse o piloto que obteve sua primeira vitória na categoria, a  32ª vitória da sua carreira (64º pódio).

A próxima etapa da competição acontece dia 14 de março, em Miami, nos Estados Unidos. A temporada tem transmissão do canal Fox Sport.

Na classificação-geral a liderança permanece das mãos do brasileiro Lucas di Grassi com 58 pontos, seguido por Sam Bird com 48, em segundo; e Sebastien Buemi com 43 pontos, em terceiro.

Confira a classificação:

1, Lucas di Grassi, 58 pontos
2, Sam Bird, 48 pontos
3, Sébastien Buemi, 43 pontos
4, Nicolas Prost, 42 pontos
5, Nelsinho Piquet, 37 pontos
6, Antonio Félix da Costa, 29 pontos
7, Jaime Alguersuari, 26 pontos
8, Jérome D’Ambrosio, 22 pontos
9, Bruno Senna, Karun Chandhok e Franck Montagny, 18 pontos.

Confira o resultado final:

B7A4IfgIIAASMaa.jpg large

Texto: Robério Lessa
Foto: Fórmula E/Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização