Dupla Queirolo-Visconde vence os 300 km de Porsche em Interlagos

23 de novembro de 2015

Queirolo e Marcel ViscondeA celebração da primeira década de existência da Porsche GT3 Cup Challenge foi apoteótica na noite deste sábado (21) em Interlagos, São Paulo. Após a definição do título da classe Cup pela manhã, a primeira prova de endurance exclusiva para Porsches no Brasil foi vencida pela dupla Marcel Visconde-Pedro Queirolo com o Porsche 15.

Um dos remanescentes da primeira corrida da história do evento, em 2005, Visconde é o recordista de participações na Porsche GT3 Cup. Ele agora escreve seu nome na categoria como primeiro vencedor da prova de 300 km, ao lado de Pedro Queirolo, outro piloto regular da classe Cup e também vencedor de corrida na temporada 2015.

A segunda posição ficou com a dupla Marcelo Hahn-Allam Khodair, que fez sua estreia no evento com o Porsche 16 e liderou a parte inicial da corrida.

Os 300 km de São Paulo mesclaram ingredientes dos principais eventos internacionais de endurance, pilotos profissionais no grid, largada de dia e bandeirada à noite, agitação nas paradas de box, bandeiras amarelas embaralhando a tática, carros mais rápidos da classe Cup negociando ultrapassagens com competidores da Challenge e também algumas punições por erros nas regras dos pit-stops.

Os Porsches 88, da dupla Eduardo Azevedo e Franco Giaffone, e 52, de Beto Posses e Clemente Lunardi foram os primeiros a receber a bandeirada, nesta ordem. Mas, punidos com acréscimo de tempo, Azevedo-Giaffone subiram ao pódio em terceiro e Posses-Lunardi em quinto.

Com o Porsche número dois, a dupla Marcio Basso-Nonô Figueiredo fizeram prova de recuperação. Largando na pole, o carro se envolveu em um acidente na primeira curva e ainda teve que cumprir punição pelo episódio. De último galgou posições e, de noite, ultrapassou o líder para terminar na mesma volta em quarto lugar.

Na classe Challenge a vitória foi da dupla The Tonny-Allan Hellmeister com o Porsche 53. Eles dominaram amplamente a divisão desde a pole position. Chegaram a passar mais de uma hora dentro do top cinco no geral e receberam a bandeirada uma volta à frente dos segundo colocados com o “997”, Rodrigo Mello e Tom Filho, a bordo do 19.

Entre terceiro e quinto lugares, também subiram ao pódio, as duplas Zattar-Maluhy, Neto-Darakdjan e Arruda-Amaral.

LargadaNa largada, Allam Khodair saltou por fora com o Porsche 16 e passou o pole Marcio Basso. JP Mauro tentou atacar por dentro na entrada do S do Senna, e os carros se tocaram. O Porsche número dois conseguiu chegar aos pits para reparos, enquanto o número cinco ficou na área de escape.

No término da volta um, o carro 34 rodou e bateu na parte interna do muro no fim da reta. Fabio Alves, com carro número 84, e Rodolfo Ometto, com o número oito, foram atingidos mas tiveram destinos distintos. Alves foi obrigado a abandonar, encerrando jornada em dupla com Elias Azevedo. O carro oito conseguiu continuar e terminou em sétimo, na volta do líder.

Durante seis volta de bandeira amarela, o tempo nublou em Interlagos e a garoa deu as caras em trechos da pista. Mesmo assim os carros mantiveram os slicks o tempo todo.

Ao término da volta 10, com 23 minutos de corrida, os cinco primeiros eram: Allam Khodair, Clemente Lunardi, Franco Giaffone, Ricardo Baptista ( 27) e Daniel Schneider ( 77).

Baptista ganhou a posição do Porsche 88, e Schneider tentou atacar duas voltas mais tarde na entrada do Bico de Pato. Mas, quando apoiou na zebra, “traseirou”, acabando na barreira de proteção.

Na marca de 30 minutos de prova, Lunardi abriu temporada de caça a Khodair. Mas teve seu ataque frustrado pela intervenção do safety-car, já que Schneider não conseguiu voltar para box por meios próprios.

O pelotão então aproveitou para a primeira jornada de reabastecimento e trocas de pilotos, salvo pela dupla Elias-Freitas, que arriscou permanecer na pista por mais um giro com o 37, assumiu a liderança, mas estourou o limite de 35 minutos no seu primeiro stint.

O fim da janela de paradas coincidiu com a relargada, e a ordem dos carros no início do que foi o segundo stint para a maioria tinha Franco Giaffone, Bruno Baptista, Beto Posses, Allan Hellmeister e Betinho Gresse.

Mostrando muita velocidade com o Porsche 27, o mais jovem Baptista estava decidido a assumir a dianteira na abertura da volta 21, aos 45min de prova. Emparelhou com Giaffone mas ficou sem ação na segunda perna do S do Senna. Arriscou de novo no miolo, depois tentou mais uma vez por fora no fim da reta principal. Na volta 23 o ímpeto do jovem de 18 anos surtiu efeito, Franco bloqueou a linha interna no fim da reta oposta, mas Baptista teve a preferência no Lago para fazer uma das manobras mais plásticas das duas horas e meia de prova.

Na volta 25, com 54 minutos de corrida, os cinco primeiros eram, Baptista, Giaffone, Posses, Queirolo e Hellmeister.

Na marca de uma hora de prova, Paulo Pomelli, que vinha em décimo no geral com o carro da Challenge, abriu a segunda ronda de pits. Enquanto isso, na frente, Bruno Baptista já havia aberto 2s4 sobre Giaffone e mais 3s6 sobre Posses.

Na volta 33 Posses trouxe o Porsche 52 para os pits e Clemente Lunardi reassumiu o volante. Mas o carro estava acima do limite de velocidade na chegada ao pitlane, infração que renderia 1min40s de punição à dupla após a bandeirada.

Os demais ponteiros pararam na volta 35, quando Bruno Baptista entregou o carro 27 para o tio Ricardo Baptista com 6s6 de vantagem sobre o Porsche 88, que ficou a cargo de Edu Azevedo. Queirolo passou nos pits no giro seguinte, para a entrada de Marcel Visconde no Porsche 15.

Após a segunda rodada dos pits, a ordem dos carros mostrava no top cinco, Ricardo Baptista, Clemente Lunardi, Edu Azevedo, Marcel Visconde e Rodolfo Ometto. Mas Baptista saiu dos boxes meio segundo antes do tempo mínimo de seis minutos, o que é passível de punição de 100 segundos. Na tentativa de ampliar a vantagem, Ricardo rodou na entrada do S do Senna na abertura da volta 40 para ser ultrapassado por Lunardi e Edu Azevedo.

Os dois então resolveram duelar pela liderança, enquanto Ricardo Baptista trouxe para box para uma parada extra para trocar os pneus danificados na rodada. O Porsche 88 era mais veloz, mas Clemente com muita astúcia deixava sempre o lado de fora no fim das retas.

Na marca de 90 minutos de corrida, com 43 voltas completadas, o top cinco tinha Clemente Lunardi, Edu Azevedo, Marcel Visconde, Rodolfo Ometto e The Tonny.

Na volta 50 Edu conseguiu a linha interna no fim da reta. Clemente bloqueou rodas e acabou escapando na entrada do S do Senna. Retornou à pista e entrou no box a seguir para a terceira parada do Porsche 52.

Organizado o pelotão após a última janela de pits, os competidores partiram para o stint final, variando entre 13 e 15 voltas ou 35 minutos, com Franco Giaffone na dianteira, seguido por Beto Posses, Pedro Queirolo e Carlos Ambrósio.

Marcelo Hahn Allam KhodairPrejudicado por uma volta a mais que os concorrentes atrás de um safety-car, o Porsche 16 voltou para Khodair após dois stints muito consistentes de Marcelo Hahn. Na pista, avançou de sexto para quarto.

Nonô Figueiredo também foi um dos destaques do trecho noturno. Levou o Porsche dois aos limites da pista e teve o esforço recompensado ao ultrapassar o líder, descontando a volta de desvantagem decorrente da batida da largada.

Na bandeirada, depois de 2h22min e 70 voltas, Franco Giaffone foi o primeiro a cruzar a linha com o Porsche 88. A seguir vieram Beto Posses-Clemente Lunardi, Marcel Visconde-Pedro Queirolo, Marcelo Hahn-Allam Khodair e Carlos Ambrósio-Rodolfo Ometto.

Entre os Challenge os três mais rápidos foram, The Tonny-Allan Hellmeister, Tom Filho-Rodrigo Mello, Luiz Zattar-Felipe Maluhy, Neto-Darakdjan e Arruda-Amaral.

Depois da aplicação das punições por infrações diversas nos pits, a ordem oficial de chegada ficou assim Visconde-Queirolo, Hahn-Khodair, Azevedo-Giaffone, Basso-Figueiredo e Posses-Lunardi. O top cinco da Challenge foi Tonny-Hellmeister, Mello-Tom Filho, Zattar-Maluhy, Neto-Darakdjan e Arruda-Amaral.

Texto: Luis Ferrari

Foto: Luca Bassani /Fernanda Freixosa /Divulgação

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