Impressões ao Dirigir: Duster Oroch Dynamique 2.0 16V

25 de janeiro de 2016

Oroch 060Uma aposta da Renault para novo mercado, a Oroch mostra agilidade, conforto e segurança.

Por Robério Lessa, com fotos de Camila Gurgel.

O site Carros e Corridas apresenta as impressões ao dirigir com a Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V, modelo que inaugura uma nova categoria de picapes e coloca a montadora francesa em uma posição à frente das concorrentes, dando uma outra opção para quem pensa em ter sua primeira picape ou quer uma maior que derivadas dos carros médios. Derivada da SUV Duster, ela cria a linha das picapes médias acima das leves como a Montana, Saveiro e Estrada, e abaixo das maiores como a L200, Hilux, Amarok, Ranger, S10, e Frontier.

Nossa reportagem andou 380 quilômetros com a Oroch e se deparou com um grande número de pessoas interessadas em saber mais sobre o modelo, e uma possível compra, como foi o caso do triatleta Thiago Mohana. Proprietário de uma saveiro, Thiago mostrou-se impressionado em seu primeiro contato com o veículo, e, de pronto, aceitou o convite para conhecer mais de perto o novo utilitário.

RCL_4792Acomodado no banco do passageiro, o triatleta apontou como o conforto o primeiro atrativo do modelo, mas bastaram alguns minutos no calmo trânsito de um sábado de chuva, que ele foi se encantando ainda mais com a Oroch e apontou o limitador de velocidade como um dos pontos altos de um carro que, para ele e sua esposa, precisa ser usado diariamente e em vias com limite de velocidade que oscila de 40 a 60 quilômetros por hora.

“Tenho uma Saveiro e, de cara, fiquei impressionado com o espaço e conforto da cabine dupla, tanto na frente como no banco traseiro, que tem mais espaço para as pernas do que nos modelos pequenos. Gostei muito desse primeiro contato, mas uma das coisas que mais gostei foi esse limitador de velocidade, Ando por uma via com limite de velocidade e muitos radares, e esse equipamento considero um grande acerto da Renault, pois é importante ter essas ajudas quando enfrentamos o trânsito pesado”, disse.

O recurso o qual chamara a atenção do triatleta mostrou-se de grande valia no dia a dia de qualquer motorista, seja no tráfego urbano ou nas estradas onde um pouco mais de força no pedal do acelerador pode custar uma multa. Na mesma chave seletora localizada no console central, é possível escolher entre utilizar o piloto automático que sustenta uma velocidade pré-estabelecida sem a necessidade de manter o pé no acelerador, recurso muito usado em viagens longas, ou usar o limitador de velocidade.Oroch 013

A segunda opção é semelhante ao mecanismo encontrado nos carros de corrida para não exceder o limite de velocidade nos boxes. Na Oroch o limitador funciona da mesma forma, mas você pode determinar a velocidade máxima que deseja atingir. Assim, se não quer superar os 40 Km/h, é só ligar o dispositivo, e programar (usando o botão esquerdo localizado no volante) que o veículo não ultrapassa aquela velocidade programada. O resultado disso é uma condução sem ter de se preocupar com radares.

Nós experimentamos usá-lo em diversas velocidades limite e o resultado foi o de uma tocada até mais confortável, já que poupa o motorista de estar com sua atenção voltada, de instante em instante, para o velocímetro.

renault-duster-oroch-destaque-conforto.jpg.ximg.l_4_m.smartSe o conforto da cabine deixou o triatleta Thiago com desejo de trocar de carro, parte disso se deve ao tamanho da Oroch, que está no meio termo entre um carro pequeno e um grande. O acesso fácil das quatro portas permite que os ocupantes tenham conforto no entrar e sair.

A distância entre os bancos traseiro e dianteiros também agrada e não desagrada a quem viaja atrás. Além do apoio de cabeça para os três passageiros do banco de trás, todos tem cinto de segurança de três pontos.

O motorista ainda pode escolher a altura do banco e a distância do volante. No primeiro dia com a Oroch, foi estranho encontrar a posição e se adaptar a altura do carro, mas passados os momentos dessa adaptação o que se vê é um carro que surpreende pela agilidade.

Oroch PneuNão foi difícil andar com a Oroch na cidade, tendo que mudar de faixa, se livrar de buracos e pontos de alagamento, já que choveu muito durante os dias de teste. A grande distância entre eixos (2,82 m), aliada a suspensão e os pneus Michelin LTX Force 215/65 de aro 16 são responsáveis por proporcionar ao motorista e os passageiros conforto e segurança, reduzindo nível de ruído que chega à cabine e a absorção dos impactos, sem transferir para quem está dentro do carro.

Nesse quesito, tanto Thiago quanto nosso segundo personagem concordam que valeria à pena abandonar a picape pequena e trocar por uma Oroch. Zoênio Falcão, chefe de manutenção de uma construtora, também conduz diariamente uma Saveiro e chega a andar mais de 300 quilômetros por dia.

Oroch 040Convidado a conhecer a Oroch, e também a nos acompanhar em um trajeto de 12 quilômetros, no qual andamos por estrada asfaltada e calçamento, o senhor Zoênio foi categórico ao descer do carro. “Preciso mostrá-lo no trabalho”, disse.

Para um técnico em manutenção que trabalhou consertando locomotivas e tratores, a robustez da suspensão foi um dos pontos de maior destaque. O senhor Zoênio é proprietário de um Sandero Autentique 1.0 ano 2013, e se tornou fã da marca. Sem esconder o entusiasmo semelhante ao de uma criança quando tem a oportunidade de conhecer o novo brinquedo lançado, o experiente motorista disse ser a Oroch ideal para seu trabalho.

Oroch 035“Não conhecia esse carro. Ele é ideal para meu trabalho. A caçamba leva mais carga e ainda tem esse extensor, além disso, ele não é baixo como um carro pequeno, e não é alto demais como uma picape grande. entrar e sair dele é fácil e é muito espaçoso e confortável. Analisando o que mais entendo, vejo que esse motor 2.0 parece ideal para seu tamanho e gostei também do limitador e da opção econômica (modo Eco). Também fiquei bem surpreso com a quantidade de pontos para amarrar a carga, e falando mais da parte de força, esse escalonamento de marchas menor, com a sexta marcha deixa o carro ágil para ser usado na estrada, nas retomadas, o que dá mais segurança. Gostei muito”, afirmou.

Oroch 027Sobre levar carga, a Renault teve o cuidado de oferecer uma picape com uma caçamba bem ampla e dotada de oito pontos de fixação, evitando assim que ela role em cima da caçamba e danifique. O extensor a que se referira o senhor Zoênio alonga a carroceria que vai usar grande parte da tampa (que pode suportar até 80 quilos de peso) abaixada para levar mais carga. São mais 300 litros de carga, ou uma diagonal de 2m. Vendido separadamente, o extensor tem luz de advertência e espaço para placa, atendendo assim ao Código de Trânsito Brasileiro. A capacidade de carga é de 650 kg.

Ouso do equipamento extra requer uma certa atenção. Ele vem fixado na cabine e o chicote elétrico para ligar a luz da placa e a luz de advertência pode ser desligado, caso o usuário opte por colocá-lo em cima da caçamba apenas quando for usá-lo. O acessório acaba se revelando a solução par a quem tem moto, pois permite levá-la colocando-a na diagonal.

Oroch 01Já havíamos relatado anteriormente o quanto a suspensão da Oroch confere conforto aos ocupantes. A Renault utiliza no modelo a suspensão Multilink, criada para compensar o molejo do carro em terrenos acidentados e diminuir a trepidação, dando à picape o comportamento de um veículo de passeio.

Testamos o modelo equipado com motor 2.0, mas a Oroch também pode vir com o motor 1.6 16 válvulas, que tem 110cv de potência a gasolina e 115cv à álcool. Já o motor 2.0 16 válvulas, com nova programação eletrônica de injeção e injetor de combustível interno, gera 143cv na gasolina e 148com álcool.

Oroch 09Em se tratando de segurança a Oroch tem bom sistema de freios, e, para surpresa dos nossos dois personagens, o veículo é equipado com disco de freios apenas na dianteira. Em uma área de pouco movimento, exigimos dos freios e eles responderam à altura. Com ABS e também com o chamado sistema AFU, para dar mais precisão e potência na frenagem, o carro para sem travar ou mudar de trajetória mesmo vindo a 100km/h e pisando forte no pedal do meio.

“Caramba! Esse carro freia bem assim somente com disco na frente”, exclamou Thiago Mohana.

“Se colocar disco nas rodas traseiras esse carro vai parar em instantes. Pensei que ele tivesse disco nas quatro rodas”, argumentou Zoênio Falcão.

Oroch 06Se a Renault descobriu mais um nicho de mercado e esse nicho pode crescer, só o tempo dirá, mas o certo é que a Oroch chega com muitos atributos para mexer a cabeça dos proprietários das picapes pequenas. Seguro, ágil, confortável, a Oroch Dynamique 2.0 16V vem equipada com uma gama de equipamentos que podem fazer a diferença entre pagar um pouco mais para levar um carro mais moderno e completo. Além da direção hidráulica, ar-condicionado, vidro elétricos, controle elétrico dos retrovisores, piloto automático, limitador de velocidade e sensor de estacionamento, o veículo traz uma central Media Nav Evolution de sete polegadas e GPS integrado.

Uma crítica há de ser feita quanto a localização da tela, que está abaixo da saída do ar condicionado e acaba tendo sua visão dificultada pelo braço direito do motorista. Talvez fosse interessante a montadora mudar a posição da tela, mas para isso teria de mexer na saída de ar, ou colocá-la em cima do painel.

A central multimídia tem a Função GPS, visualização da hora e da temperatura, rádio AM/FM, conexão Bluetooth, USB e ABX, comando Satélite no volante, conexão com o SIRI (para aparelhos da Apple), computador de bordo com 10 funções, e o sistema Eco-Mode que ajuda ainda mais na economia do veículo.

renault-duster-oroch-tecnologia-media-nav-evolution.jpg.ximg.l_8_m.smartA função Eco-Mode é acionada por um botão no console central e um indicador com luz verde aparece no painel do conta-giros. Com seu acionamento é possível reduzir o consumo de combustível (a montadora aponta em 10%) por conta da limitação do desempenho do motor, que vai andar em regime de mais baixa rotação, o que acarreta em economia. Além disso, o modo Eco reduz a potência do sistema de ar-condicionado. Além disso, o motorista pode acompanhar os dados sobre consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, e outras informações em um relatório exibido na tela do Media Nav, e no painel de instrumentos.

A preocupação com a economia vai além. O computador de bordo traz um indicador de troca de marchas. Duas luzes verde indicam ao condutor que ele deve trocar a marcha (A Renault ainda não comercializa a versão com câmbio automático) para cima ou para baixo, o que ajuda a realizar as trocas no tempo certo.

Oroch 051A Oroch Dynamique 2.0 16V testada é vendida em Fortaleza, na concessionária Jangada, por R$ 72.400,00, mas ela pode ser encontrada na versão Expression 1.6 16V a partir de R$ 64.000, também na mesma revenda.
E a pergunta que o leitor do Carros e Corridas deve estar fazendo agora é se vale à pena comprar a Oroch?

Vale sim. Principalmente para quem pensa em um carro com espaço na caçamba para levar sua moto, material de surf, de mergulho, para quem quer viajar com a família, para transporte de apoio, enfim, ela desempenha esses papéis com conforto, agilidade e segurança, e, também facilita na hora de encontrar um lugar para estacionar, já que não é tão grande quanto as concorrentes de maior porte.

A Renault ainda não comercializa a Oroch com tração 4×4, o que para alguns possíveis compradores é o que falta para o modelo ocupar um lugar na garagem de casa.

01Saiba mais sobre a Oroch:
Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos.

No banco traseiro o espaço para joelhos é de 150 mm.  O volante ergonômico tem ótima empunhadura, teclas do piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

renault-duster-oroch-tecnologia-piloto-automatico.jpg.ximg.l_6_m.smartO painel tem acabamento em Black Piano. Vários porta-objetos são encontrados nas portas dianteiras, acima do painel de instrumentos, no console central e porta-copos na dianteira e na traseira.

A caçamba comporta 683 litros, mais do que qualquer picape compacta cabine dupla à venda no Brasil. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade, com capacidade de carga de 650 kg.

O pneu estepe fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. O sistema só é localizado com a abertura da tampa traseira, que só pode ser aberta após destravamento com o uso da chave do veículo para abertura e a tampa aberta.

Oroch 023O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. O torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.

Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4 também com relação final encurtada.

renault-duster-oroch-conforto-volume-cacamba.jpg.ximg.l_6_m.smartO santantônio e o rack de teto estilizados foram criados para carregar até 80 kg no teto do carro.

O modelo testado (Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas) cem com Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Opcionais: bancos em couro.

Tabela de preços da Oroch – Segundo a concessionária Jangada, de Fortaleza/CE.
Duster Oroch Expression1.6 16V Hi-Flex (2016) de R$ 64.000,00 a R$ 66.300,00.
Duster Oroch Dynamique1.6 16V Hi-Flex (2016) de R$ 68.400,00 a R$ 74.890,00.
Duster Oroch Dynamique2.0 16V Hi-Flex (2016) R$ 78.890,00.

Confira galeria de fotos da Duster Oroch Dynamique2.0 16V Hi-Flex

Texto: Robério Lessa

Fotos: Camila Gurgel e Renault/Divulgação.

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