Pipo Derani leva Ligier/Honda à vitória nas 24 Horas de Daytona

1 de fevereiro de 2016

Pipo Derani por José Mário Dias2Coube ao piloto brasileiro Pipo Derani levar o protótipo Honda Ligier JS P2 da Tequila Patrón ESM Racing para a vitória nas 24 Horas de Daytona, tradicional prova que marca a abertura das provas de endurance em todo o mundo.

Na prova que teve início na tarde de sábado (30) e fora encerrada na tarde do domingo (31), no Daytona International Speedway, Pipo, ao lado dos norte-americanos Scott Sharp, Johannes van Overbeek e Ed Brown puderam comemorar a vitória com uma margem de 26.166s de vantagem pata o segundo colocado, o Corvette DP número 10 conduzido pelo também brasileiro Rubens Barichello, Max Angelelli e os irmãos Jordan e Ricky Taylor.

DeraniEsta foi a primeira vez que Derani disputou a mítica prova de longa duração e mostrou maturidade aos 22 anos na condução do Honda/Ligier, tendo que superar um alerta de problema no carro na parte final da corrida e ter marcado a melhor volta da prova, com 1min 39,192s

“Foi uma corrida muito difícil, mas o carro foi excelente durante as 24 Horas. A sensação quando recebi a bandeirada foi muito especial. Eu quero agradecer a minha equipe por ter me dado um carro incrível e a todos que acreditaram em mim e me apoiaram”, disse Derani.

O Honda/Ligier da Tequila Patrón ESM liderou boa parte da prova, fruto da estratégia adotada pela  equipe norte-americana.  Faltando duas horas para o final, Derani foi atrás do então líder Rick Taylor e, aos poucos fou diminuindo a desvantagem e, após ultrapassar o oponente, que dificultou ao máximo o tento do brasileiro, imprimiu forte tocada, e uma boa margem de diferença para o segundo lugar.

O quarteto vencedor completou, no total, 736 voltas no circuito de 5.73 km. Com a vitória, Derani torna-se o quinto brasileiro a ser campeão das 24 Horas de Daytona, que já tinham sido conquistadas por Raul Boesel, Christian Fittipaldi, Oswaldo Negri e Tony Kanaan.

Pipo Derani por José Mário Dias 1Assim como a maioria dos pilotos de todo o mundo, o brasileiro sonhava em chegar à Fórmula Um, mas sua carreira tomou outro rumo após iniciar nas provas de endurance.

O Pipo Derani (Luis Felipe Derani) nasceu em São Paulo no dia Nome 12 de outubro de 1993. Sua paixão pelo automobilismo vem desde criança e, incentivado pela família, que é amante do automobilismo, teve uma carreira vitoriosa no kart entre os anos de 2004 e 2008, na qual foi campeão Paulista e Sul-americano, vice-campeão Brasileiro de Kart e se classificou em segundo lugar no Europeu de 2007 na KF3.

Em 2009 iniciou sua carreira nos monopostos. Conquistou duas vitórias na Fórmula Três Inglesa. Em 2014 estreou na Le Mans Series Europeia e, com apenas duas corridas, foi ao pódio e fez a melhor volta na última etapa do ano, em Portugal, no autódromo do Estoril.

Derani02Em 2015, estreou no Mundial de Endurance (FIA WEC) e foi um dos destaques da temporada com uma pole e seis pódios na categoria LMP2. Pipo também conquistou um quarto lugar em sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans.

Derani volta às pistas no dia 19 de março para a disputa das 12 Horas de Sebring,  na Flórida (EUA).

Confira os 10 primeiros colocados na classificação-geral das 24 Horas de Daytona:

1º S. Sharp/E. Brown/J. Van Overbeek/P. Derani (Extreme Speed/Ligier-Honda) 736 voltas
2º R. Taylor/J. Taylor/M. Angelelli/R. Barrichello (WTR/Corvette DP) a 26.166
3º R. Dalziel/M. Goossens/R. Hunter-Reay (Visit Florida/Corvette DP) a 1:27.276
4º C. Fittipaldi/J. Barbosa/F. Albuquerque/S. Pruett (Action Express/Corvette DP) a 5 v.
5º L. Stroll/A. Wurz/B. Hartley/A. Priaulx (Ganassi/Riley-Ford DP) a 11 v.
6º D. Cameron/E. Curran/S. Pagenaud/J. Adam (Action Express/Corvette DP) a 12 v.
7º O. Gavin/T. Milner/M. Fässler (Corvette/Chevrolet Corvette) a 14 v. (1º GTLM)
8º J. Magnussen/A. García/M. Rockenfeller (Corvette/Chevrolet Corvette) a 14 v. (2º GTLM)
9º E. Bamber/F. Makowiecki/M. Christensen (Porsche NA/Porsche 911) a 14 v. (3º GTLM)
10º A. Pier Guidi/A. Prémat/D. Serra/M. Rojas (Corsa/Ferrari 488) a 15 v

Texto: Robério Lessa.

Fotos: José Mário Dias/Site Oficial – Daytona International Speedway Divulgação .

2007-2016  –  carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização

Tags: