Rosberg conquista sua segunda vitória em 2016

3 de abril de 2016

Nico RosbergPor Robério Lessa – Nico Rosberg conquistou a segunda vitória seguida na temporada de 2016 da Fórmula Um. O piloto foi o primeiro a completar as 57 voltas do Grande Prêmio do Barhein de Fórmula Um, disputado neste domingo (03), no Sakhir, com uma vantagem de 10,2s sobre Kimi Raikkonen, o segundo colocado. Lewis Hamilton completou o pódio em terceiro.

Esta foi 16ª vitória na carreira de Rosberg na Fórmula Um, sua quinta consecutiva, igualando-se a Vettel, Schumacher, Jack Brabham, Jim Clark, Nigel Mansell e Lewis Hamilton.

Felipe Massa foi o o sexto colocado, e Felipe Nasr, o décimo quarto.

Com a vitória deste domingo (03), Rosberg amplia a liderança do Mundial de Pilotos com 50 pontos, seguido por Lewis Hamilton, com 33 pontos. O terceiro é Daniel Ricciardo, que soma 24 pontos. Em quarto aparece Kimi Raikkonen, com 18 Pontos, e o quinto é Romain Grosjean, com 18 pontos. O francês da equipe estreante Haas voltou a surpreender e mostra um desempenho animador superando pilotos como Sebastian Vettel, Felipe Massa, e Valtteri Bottas. A prova também teve um estreante marcando pontos. O belga  Stoffel Vandoorne, que subistitui Fernando Alonso, proibido de correr por conta do acidente que sofrera na Austrália, chegou em décimo e marcou seu primeiro ponto na Fórmula Um, e o primeiro da McLaren em 2016.

A corrida em solo barenita começou com a quebra do motor da Ferrari do alemão Sebastian Vettel ainda na volta de apresentação, frustrando os planos do piloto e da escuderia italiana que depositava grande expectativa para a prova e sequer conseguiu concluir os  5.412 metros do Circuito Internacional do Barhein.

Largada GP do BarheinNa largada, Valtteri Bottas forçou por dentro da primeira curva e acabou tocando na traseira Mercedes do Hamilton,  caindo para a nona posição e apresentando problema na asa dianteira.  Livre de problemas, Nico Rosberg tratou de disparar na liderança, seguido por Felipe Massa, que soube aproveitar o enrosco de Hamilton e Botar e tratou de segurar a posição.

Bottas, que não teve problemas em seu carro, aparecia em terceiro, sendo pressionado pela Rede Bull de Daniel Ricciardo, que também recebia pressão da Ferrari de Kimi Raikkonen, e Hamilton permanecia na pista, mesmo com a asa danificada com.

GP do Barhein 02Isolado na liderança, Rosberg imprimia forte ritmo e abria mais de oito segundos em relação à Williams de Felipe Massa já na sétima volta.

No pelotão de trás, Felipe Nasr duelava com o seu colega de Sauber, Marcus Ericsson.

Na oitava volta, Jenson Button abandonou a corrida e Felipe Massa foi para a sua primeira troca, voltando na 14ª posição, abrindo caminho para a Ferrari de Kimi Raikkonen assumir o segundo posto. Na volta seguinte, Bottas parou nos boxes e foi informado de sua penalização por conta do incidente com Hamilton, tendo que passar pelos boxes em “drive trough”.

Na 13ª Volta, Nico Rosberg  fez sua primeira troca e voltou na liderança, em seguida, Hamilton parou e voltou em sexto. Assim, na 14ª posição, os seis primeiros eram Rosberg, Raikkonen, Kvyat, Ricciardo, Massa, e Hamilton.

Lewis Hamilton 2Os dois carros da Haas faziam uma boa prova e cresciam como andamento da corrida, Na 24ª volta, Romain Grosjean ocupava a quinta posição quando decidiu partir para cima da Red Bull de Daniel Ricciardo e tomou-lhe o quarto posto.

Outro piloto que fazia uma boa corrida era o belga Stoffel Vandoorne,  que substituía Fernando Alonso na McLaren e ocupava a sétima posição naquele momento da prova, atrás de Felipe Massa que não tinha bom desempenho com os pneus médios

Bottas, depois de cumprir a punição de passagem pelos boxes, mostrava grande apetite por posições e na 27ª volta já ocupava a nona posição.

GP do BarheinA partir da 30ª volta os pilotos foram para a segunda troca de pneus e Rosberg manteve a ponta seguido por Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat, Romain Grosjean, Max Verstappen, Valtteri Bottas, Stoffel Vandoorne,  e Felipe Massa completando os 10 primeiros.

Na última troca de pneus, a Ferrari chamou Kimi Raikkonen na 38ª volta, retornando à pista com pneus macios, em terceiro, atrás de Hamilton e Rosberg que entrou nos boxes na 40ª volta, retornando em segundo.

Stoffel VandoorneCom a liderança temporária, Hamilton tratou de acelerar para diminuir a desvantagem sobre Rosberg quando tiver de fazer sua terceira parada. O inglês foi  para os boxes na 42ª volta e voltou em terceiro. Romain Grosjean, em seu terceiro pit stop demorou além do normal quando o mecânico responsável pela troca do pneu traseiro esquerdo demorou para efetuar sua tarefa, devolvendo o carro da Haas em oitavo.

A estratégia que a Ferrari havia adotado em chamar Kimi mais cedo para a troca de pneus deu resultado porque ele conseguiu ficar bem à frente de Hamilton e diminuiu a desvantagem para Rosberg.

Nico Rosberg 03Romain Grosjean, na 47ª volta, conseguiu o quinto posto ao ultrapassar, por fora, o brasileiro Felipe Massa.

Ao final, Rosberg conquistou a vitória, com Kimi Raikkonen, em segundo; Lewis Hamilton, em terceiro; Daniel Ricciardo, em quarto;  Romain Grosjean, em quinto; Max Verstappen, em sexto; Daniil Kvyat, em sétimo; Felipe Massa, em oitavo; Valtteri Bottas, em nono e Stoffel Vandoorne, em décimo.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula Um acontece no dia 17 de Abril, com a realização do Grande Prêmio da China.

Confira a classificação final do GP do Barhein:

01 Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 57 voltas 1h 33m 34.696s
02 Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +10.2s
03 Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes +30.1s
04 Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer +1m 02.4s
05 Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1m 18.2s
06 Max Verstappen NED Toro Rosso-Ferrari +1m 20.9s
07 Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1 volta
08 Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
09 Daniil Kvyat RUS Red Bull-TAG Heuer +1 volta
10 Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda +1 volta
11 Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 volta
12 Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +1 volta
13 Pascal Wehrlein GER MRT-Mercedes +1 lap1
14 Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari +1 volta
15 Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +1 volta
16 Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 volta
17 Rio Haryanto INA MRT-Mercedes +1 volta

Após duas etapas, confirma a classificação-geral do mundial de pilotos:

01 – Nico Rosberg – 50 pontos
02 – Lewis Hamilton – 33 pontos
03 – Daniel Ricciardo – 24 pontos
04 – Kimi Raikkonen – 18 Pontos
05 – Romain Grosjean – 18 pontos
06 – Sebastian Vettel – 15 pontos
07 – Felipe Massa – 14 pontos
08 – Max verstappen – 09 pontos
09 – Nico Hulkenberg – 06 pontos
10 – Daniil Kvyat – 06 ponto
11 – Valtteri Bottas – 06 pontos
12 – Carlos Sainz Jr. – 02 pontos
13 – Stoffel Vandoorne – 01 ponto

Confira a classificação do Mundial de Construtores:

01 Mercedes 83 pontos
02 Ferrari 33 pontos
03 Red Bull/TAG Heuer 30 pontos
04 Williams/Mercedes 20 pontos
05 Haas/Ferrari 18 pontos
06 Toro Rosso/Ferrari 11 pontos
07 Force India/Mercedes 6 pontos
08 McLaren/Honda 1 ponto

Texto: Robério Lessa.

Fotos: Mercedes GP/Divulgação.

2007 – 2016 carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização

Tags: