Gabriel Robe conquista primeira vitória no Brasileiro de Turismo

9 de abril de 2016

Gabriel Hobe_fabiodavini_9425Gabriel Robe tornou-se no fim da tarde deste sábado (9) o décimo piloto da história do Campeonato Brasileiro de Turismo a conquistar uma vitória. Aos 19 anos, o gaúcho da Motortech Competições foi ao topo do pódio logo após a corrida que abriu a segunda etapa da temporada, no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O mineiro Edson Coelho, da W2 Racing, e o paulista Marco Cozzi, da C2 Team, foram segundo e terceiro.

Mais rápido no primeiro dia de treinos livres da etapa do Velopark, Robe ocupou o quinto lugar no grid de largada. “Acabei sendo atrapalhado na volta rápida”, contou, logo após a tomada de tempos. “O bom é que para a corrida o carro está muito bom e competitivo, vai dar para ir para cima. Pode ter chegado o meu dia”, acrescentou, então, o piloto do carro número 35, que contabilizava cinco pódios na categoria, com dois segundos e três terceiros lugares.

Gabriel HobeRobe teve um início de corrida combativo. Em poucas voltas, ocupava o terceiro lugar, pressionado por Coelho. Na metade da corrida, valendo-se das dificuldades que o adversário enfrentava com seu carro, abriu uma vantagem cômoda o suficiente para focar a pilotagem na tentativa de se aproximar de Dennis Dirani, da W2, e Márcio Campos, da Motortech Competições, que formaram a primeira fila do grid e travavam acirrada disputa pela liderança.

Campos, também gaúcho, chegou a ultrapassar Dirani na 17ª volta, na curva que antecede a reta dos boxes. O paulista retomou o comando da prova poucos metros depois, ainda na reta. Na primeira curva, seu carro avançou por cima das zebras e teve uma quebra de suspensão. Sem qualquer controle da situação, Dirani atingiu o carro de Campos. Os dois abandonaram a prova. “Foi coisa de corrida, o Dennis não teve a menor culpa”, reconheceu Campos.

A intervenção do safety car para remoção dos dois carros reagrupou o pelotão para as três voltas finais. “Parecia que aquelas voltas nunca mais iriam acabar, principalmente porque eu já estava ficando sem freios”, narrou Robe. “Fazia tempo que eu estava perseguindo a vitória, hoje ela veio. Nossa festa só não foi maior por conta do acidente do Márcio. Estou feliz, só eu sei o quanto me dedico a esse esporte, hoje minha recompensa chegou”, falou.

O resultado da corrida elevou Robe e Cozzi à terceira posição na tabela de classificação do campeonato, empatados com 39 pontos. Coelho assumiu a liderança com 43, três à frente do paranaense Gabriel Casagrande, da C2, que venceu as duas corridas da etapa de março em Curitiba e não participa das etapas do Velopark. A segunda corrida do evento, neste domingo, terá largada às 11h35, para 30 minutos e mais uma volta de disputa.

Resultado da primeira corrida no Velopark após 24 voltas
1º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 26min06s946
2º) Edson Coelho Júnior (MG/W2 Racing), a 1s506
3º) Marco Cozzi (SP/C2 Team), a 3s150
4º) Lukas Moraes (SP/RR Racing), a 3s348
5º) Guto Matiazzi (PR/RZ Motorsport), a 3s855
6º) Gustavo Frigotto (PR/RKL Motorsport 2), a 6s505
7º) Mauri Zaccarelli (SP/Nascar Motorsport), a 7s016
8º) Raphael Reis (DF/Hitech Racing), a 8s122
9º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), a 8s785
10º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), a 9s331
11º) Pietro Rimbano (SP/Voxx Racing), a 1 volta
12º) Felipe Donato (DF/J. Star Racing), a 2 voltas
Não completaram a prova:
Dennis Dirani (SP/W2 Racing), a 7 voltas
Márcio Campos (RS/Motortech Competições), a 7 voltas
Melhor volta: Rimbano, na 10ª, 58s485, média de 140,2 km/h

Confira a classificação
Disputadas três corridas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Turismo é a seguinte: 1º) Edson Coelho, 43 pontos; 2º) Gabriel Casagrande, 40; 3º) Gabriel Robe e Marco Cozzi, 39; 5º) Gustavo Myasava, 33; 6º) Lukas Moraes, 31; 7º) Márcio Campos e Pietro Rimbano, 28; 9º) Mauri Zaccarelli, 27; 10º) Raphael Reis, 26; 11º) Guto Matiazzi, 23; 12º) Adibe Marques, 19; 13º) Gustavo Frigotto, 14; 14º) Dennis Dirani e Felipe Donato, 5.

Sediada em Caxias do Sul, a Motortech Competições tem participação na categoria de acesso à Stock Car na temporada de 2016 viabilizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul através do programa PróEsporte. Viemar, Roal, Agrale, Moinho São Joaquim, Web Continental, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são as empresas parceiras da iniciativa. Robe tem ainda apoio de Posto da Figueira, Infoar e Diário Popular.

Texto: Grelak Comunicação/Divulgação.

Fotos: Fábio Davini-Vicar e Vanderley Soares-Grelak Comunicação/Divulgação.

2007 – 2016 carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização

Tags: