Pódio para Augusto Farfus em Hockenheim

9 de maio de 2016

Motorsports / DTM 1. race Hockenheimring, GERA primeira etapa do DTM 2016 foi completada neste domingo (8), com a segunda corrida do ano, no tradicional circuito de Hockenheim, e com saldo muito positivo para Augusto Farfus. O brasileiro da BMW garantiu uma posição de largada na primeira fila e abriu a temporada com o pé direito ao subir ao pódio com o 3º lugar.

A corrida mais longa do fim de semana, de 60 minutos mais uma volta, foi menos acidentada que a do dia anterior, mas igualmente movimentada. Saindo da primeira fila, Farfus acabou perdendo duas posições na largada, e ainda na primeira volta o safety-car foi acionado devido ao acidente entre Bruno Spengler, Esteban Ocon e Jamie Green e permaneceu por três voltas. Depois da relargada, Augusto seguiu com ritmo forte e retomou o 3º lugar na volta 9 ao ultrapassar Maxime Martin.

A partir da volta 12, os pilotos iniciaram os pit-stops obrigatórios. O curitibano da BMW entrou na volta 14 e retornou em 5º, com Di Resta e Gary Paffet à sua frente, além de Miguel Molina e Nico Müller, que ainda não haviam parado. Pouco depois, foi anunciado um drive-through para Paffet, por quase ter ocasionado um acidente nos boxes, e Augusto assumiu a segunda posição quando Molina entrou para os boxes. O espanhol ainda protagonizou uma cena curiosa ao rodar na entrada do pit-lane, bater e abandonar a disputa. O safety-car ainda foi acionado mais uma vez na parte final da prova, após uma batida de Daniel Juncadella. Pouco depois da relargada, Farfus – que enfrentava dificuldades com o balanço do carro de número 18 – foi ultrapassado por Timo Glock, mas cruzou a linha de chegada em 3º, garantindo assim seu 12º pódio no DTM.

O resultado teve também um sabor de volta por cima, já que no sábado, Augusto não contou com a sorte. Após fazer uma boa largada, saindo de 15º e pulando para 11º ainda na primeira volta, o brasileiro foi acertado por Esteban Ocon no hairpin e rodou, caindo para o fim do pelotão. Apesar de ter conseguido continuar na prova, o tempo perdido e o carro danificado não permitiram que Farfus chegasse à zona de pontuação, completando as 25 voltas em 14º. O vencedor da primeira corrida do ano foi o italiano Edoardo Mortara, da Audi.

282463_601064_p90218428_highres_hockenheim_de_06th_mCom o resultado das duas primeiras corridas do ano, Augusto Farfus ocupa a 7ª posição na classificação geral do campeonato, com 15 pontos. Paul di Resta é o líder, com 37 pontos, seguido por Robert Wickens, com 26 pontos, e Edoardo Mortara com 25.
“É sempre bom estar no pódio, então fiquei satisfeito com o resultado, foi um grande trabalho de todos da BMW. Recuperamos os pontos que nos escaparam ontem, e pudemos mostrar uma forte performance, tanto na classificação quanto na corrida. Infelizmente meus pneus traseiros degradaram muito no fim da prova, mas mesmo assim consegui assegurar uma boa posição e pontos importantes. Óbvio que sempre buscamos a vitória, mas pensando no campeonato, é essencial estar constantemente nos pontos. O novo regulamento parece que vai deixar as corridas mais equilibradas e competitivas também, e tudo isso nos deixa bem animados para a sequência da temporada”, revelou o brasileiro.

O DTM volta a se reunir em duas semanas, entre os dias 20 e 22 de maio no Red Bull Ring, na Áustria – onde Farfus foi ao pódio em 2014 -, para a primeira das quatro etapas fora da Alemanha no calendário.

Confira o resultado da etapa do domingo (08), em Hockenheim:

1 – Paul Di Resta (Mercedes C63 – HWA – 37 voltas 1.01’42″654
2 – Timo Glock (BMW M4) – RMG – 13″024
3 – Augusto Farfus (BMW M4) – MTEK – 13″905
4 – Maxime Martin (BMW M4) – RBM – 14″493
5 – Gary Paffett (Mercedes C63) – ART – 15″055
6 – Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 19″377
7 – Tom Blomqvist (BMW M4) – RBM – 21″690
8 – Nico Muller (Audi RS5) – Abt – 22″220
9 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 23″790
10 – Martin Tomczyk (BMW M4) – Schnitzer – 24″454
11 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 31″303
12 – Edoardo Mortara (Audi RS5) – Abt – 50″053
13 – Maximilian Gotz (Mercedes C63) – HWA – 56″722
14 – Adrien Tambay (Audi RS5) – Rosberg – 1’02″408
15 – Christian Vietoris (Mercedes C63) – Mucke – 1’05″985
16 – Lucas Auer (Mercedes C63) – Mucke – 2 voltas
Não completaram:
Daniel Juncadella
Miguel Molina
Timo Scheider
Mattias Ekstrom
Antonio Felix Da Costa
Bruno Spengler
Esteban Ocon
Jamie Green

Texto: Divulgação
Foto: Divulgação

2007 – 2016 carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização

Tags: