GP da Inglaterra acontece neste domingo em Silverstone

8 de julho de 2016

HamiltonO Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula Um será disputado neste domingo (10), no Autódromo de Silverstone e promete mais uma batalha entre os pilotos da Mercedes que dominam a classificação-geral da competição.

Nico Rosberg, após o polêmico toque com o inglês Lewis Hamilton, recebeu críticas pela postura adotada na pista da Áustria, no domingo anterior e chega na casa do oponente com uma vantagem de 11 pontos em seu favor na corrida pelo título de 2016.

Motivado por correr em seu país, Hamilton tem a oportunidade de diminuir a diferença que o separa do primeiro lugar ou até mesmo assumir a ponta da tabela dependendo do resultado alcançado pelo alemão.

Nico RosbergA largada para a corrida do domingo (10) tem largada prevista para às 9h (Horário de Brasília), mas antes, no sábado (09), os pilotos entram na tradicional pista, também às 9h, para a disputa do treino de classificação que vai definir o grid de largada.

A corrida terá 52 voltas e as equipes devem fazer duas paradas nas boxes para troca de pneus.

Como de costume, a preocupação com a chuva é uma constante, apesar das previsões apontarem chuva para esta sexta (08) e sábado (09), mas as condições meteorológicas podem surpreender e chover também no domingo (10).

Os níveis de downforce (força aerodinâmica que cria pressão contra o solo) em Silverstone são elevados e proporcionam muita aderência aerodinâmica nas rápidas curvas da primeira metade do circuito. O traçado plano e veloz  é uma herança do tempo em que o local era um aeroporto militar. Isso faz com que o autódromo seja suscetível a ventos inconstantes, que podem afetar o equilíbrio aerodinâmico e o desgaste dos pneus.

Este será o 67º  GP da Inglaterra, e 50º realizado em Silverstone, que recebeu a F1 pela primeira vez em 1950. Continuou a ser o palco do evento até 1954, antes de o dividir com o Circuito de Aintree, em Liverpool, entre 1955 e 1962, e Brands Hatch, em Longfield, entre 1963 e 1986. Mas em 1987 Silverstone tornou-se definitivamente a casa do Grande Prêmio inglês.

Ficha Técnica do GP da Inglaterra:
Perímetro: 5,891 km
Número de voltas: 52
Distância de corrida: 306.198 km
Corrida: 9h

Tags: