Novo Onix aposta em conectividade e eficiência energética

26 de julho de 2016

04_GM_EDP_2240_26-07_compressedModelo que popularizou os sistemas multimídia no país, o Onix dá um outro salto em conectividade com o lançamento da linha 2017, posicionando-se mais uma vez na vanguarda de seu segmento.

Além de um sistema multimídia que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o hatch compacto da Chevrolet passa a vir equipado agora com o inovador sistema OnStar.

A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.

Lançado no fim de 2012 e atualmente o veículo mais vendido do Brasil, o Onix passa por sua primeira reestilização. As mudanças são significativas e colocam o veículo em sintonia com o estilo de outros modelos de sucesso da Chevrolet no mundo.

Toda a parte frontal é nova. O capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz vincos esculpidos que reforçam a esportividade e o dinamismo do conjunto. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto filetes de LED criam uma assinatura luminosa marcante.

A alteração de maior impacto, porém, está na grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos Chevrolet.

As linhas do para-choque do Novo Onix são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro com aspecto mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.

Na traseira, destacam-se as lanternas mais esportivas e o para-choque remodelado. A peça de proteção recebeu um aplique na parte inferior que envolve inclusive a área reservada para a placa do veículo. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica a tecnologia que foca eficiência energética.

Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet foram criadas ainda rodas aro 15 com novo design, fundo escuro e superfície usinada, conferindo assim um efeito espelhado, algo pouco comum em carros desta categoria.

01_GM_EDP_2129_26-07_compressedA lista de novidades é extensa também no habitáculo. Novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, comandos do sistema de ventilação otimizados, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto, entre outros. Todas as mudanças visam reforçar a sofisticação e a hegemonia do Onix perante a concorrência.

Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações – além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.

O sensor de estacionamento traseiro e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o avançado sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet, que permite ao usuário receber orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze e na Nova S10.

19_GM_EDP_1901_26-07_compressedMais um diferencial competitivo importante do Novo Onix é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.

Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.

Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet, novas configurações foram criadas com o intuito de reforçar ainda mais a percepção de requinte e alta tecnologia em relação ao modelo.

48_GM_FGD_5890_26-07_compressedConta com OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).

71_GM_FGD_6784_26-07_compressedQuando equipado com o propulsor 1.4 ECO, o modelo LT soma coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15 com novas calotas.

Transmissão automática de seis velocidades com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.

A versão de luxo LTZ agrega detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).

O modelo é o primeiro da linha Chevrolet no país a adotar o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética. As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até o uso de materiais mais nobres para redução de peso.

42_GM_FGD_5872_26-07_compressedJunto com o Onix 2017 estreiam os motores 1.0 e 1.4 da nova geração SPE/4 ECO, com powercell (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos. O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alterações.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote. O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.

O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.

Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro ganha um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para tal.

62_GM_FGD_5930_26-07_compressedO time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Onix. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Na média, o carro ficou 32 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos conteúdos tecnológicos.

Freios mais eficientes energeticamente e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Onix alcançasse até 18% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, isso tanto em versões 1.0 ECO quanto 1.4 ECO.

O Novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.

Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.

O modelo chega a 180 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s.

O Novo Onix chega às concessionárias da Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.

 

 
Texto: GM do Brasil/Divulgação
Foto: GM do Brasil/Divulgação

Copyright© 2007-2016 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: