Solon Mendes vai encarar mais um Rally dos Sertões

26 de agosto de 2016

Solon Mendes e Edu Piano, juntos estes ano nos UTV´sNascido em Fortaleza, o navegador Solon Mendes é de longe o único cearense com mais títulos no Rally dos Sertões. Aos 52 anos se prepara para encarar um novo desafio em sua trajetória de 32 anos de off-road. O competidor vai disputar a principal prova off-road do país a bordo de um UTV (Utility Task Vehicle), ao lado do piloto paulista Edu Piano, pela equipe Território Motorsport UTV Rally Team, a partir da próxima semana.

A bordo de um UTV, a dupla hexacampeã da prova na categoria caminhões, vai acelerar por mais de 3 mil quilômetros 24ª edição do Rally dos Sertões. Após disputar várias temporadas nos caminhões e carros, a novidade é que competirão na categoria que vem numa crescente no Rally Cross Country nos últimos anos. Veteranos e vitoriosos conquistaram pódio em oito edições que competiram juntos, entre 2007 e 2014. Em seis delas (2007/2008/2009/2011/2013/2014) foram campeões nos Caminhões, categoria extinta a partir de 2015.

“Acredito que essa novidade seja diferente e prazerosa e tenho certeza, que a adaptação será rápida, mesmo porque não teremos outra opção, uma vez que estrearemos na categoria direto no Sertões”, ressalta o navegador. “Já andei na prova de Troller, F4000, FCargo e, agora, vamos de UTV por que não?”, brinca Mendes que segue para 19 participação no Rally dos Sertões.

“Como na vida, nada é fácil, mas sempre gostei de desafios. Inclusive acho que o UTV vai andar muito bem no Jalapão e a areia não será problemas para ele, além do mais adoramos andar na região”, completa o navegador que começou no off-road pelas motos disputando o Piocerá/Cerapió, prova na qual competiu durante 23 anos e conquistou vários títulos.

Já Piano segue para a 21ª participação consecutiva na prova e está feliz em poder contar com o amigo e experiente navegador em mais um projeto da equipe. “Será um desafio muito legal participar com o Solon, nessa categoria que é uma das mais competitivas e a segunda em número de inscritos do grid. Minha expectativa é completar a prova. Como a realidade é outra em relação às edições anteriores, vamos com uma estrutura pequena e com poucas peças de reposição, mas isto só nos instiga ainda mais a vencer qualquer obstáculo”, afirma o piloto de 47 anos, recordista de títulos na categoria Caminhões. O paulista também conquistou um na geral dos Carros, em 2005, quando foi o primeiro piloto com origem nos jipes, a ser Campeão do Rally dos Sertões.

Dupla durante a largada do ano passado do Rally dos SertõesConsiderado o segundo maior rali do mundo (perde apenas para o Rally Dakar), o Rally dos Sertões será de 3 a 10 de setembro, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Palmas (TO). Terá um total de 3.143 quilômetros dos quais 2.341 de trechos cronometrados (Especiais) e passará, ainda, pelo estado da Bahia. As etapas contarão com paradas nas cidades de Goiânia, Padre Bernardo, Cavalcante e Posse (Goiás); Luís Eduardo Magalhães (Bahia); Mateiros, Ponte Alta e Palmas (Tocantins). Nesta edição houve 27% de aumento no número de inscritos, em relação ao ano passado. São aproximadamente 145 veículos, das categorias motos, quadriciclos, UTVs e carro, contra 114 do ano passado.

Com sede em Tatuí, no interior paulista, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano, que além de piloto é um experiente preparador de carros de competição. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir deste ano, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs.

Texto: MSuzuki Comunicação/Divulgação
Foto: Victor Eleutério (DFotos)/Divulgação

Copyright© 2007-2016 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: