Impressões ao Dirigir: L200 Triton Savana

28 de setembro de 2016

l200-triton-savana-2-640x389Uma pick-up com alma aventureira. É essa a melhor definição para a L200 Triton Savana, criada pela Mitsubishi Motors para atender aos consumidores ávidos por desbravar terrenos tortuosos.

Andamos dois dias com o modelo 2017 automático, que hoje é comercializado por R$ 146.990,00. No primeiro dia o trajeto foi todo urbano, nas avenidas de Fortaleza e mais 21 quilômetros na rodovia CE040 entre a capital cearense e o município do Eusébio.

l200-triton-savana-2Um veículo projetado para o off-road não oferece conforto de outras versões mais luxuosas, no entanto, o uso urbano não é nenhum sacrifício, mas certamente, ao público que é destinado, esse quesito não chega a desabonar o 4×4.

A tecnologia embarcada facilita a vida do motorista com os já conhecidos sistemas que ligam os smartphones à central multimídia da Triton, com GPS integrado em português, CD, DVD, MP3 player, porta USB e conexão Bluetooth®.

Quem compra a Savana vai querer coloca-la em todo o terreno e a sujeira acaba indo para o interior no entra e sai de uma trilha, por exemplo. Pensando nisso, a Mitsubishi revestiu os bancos com capas em neoprene, removíveis com grafismo identificando o modelo, o que facilita a limpeza em caso de uso extremo.

l200-triton-savana-4Encontrar uma posição de conforto para dirigir pelos acidentados caminhos é facilitada pela regulagem de altura do volante de aro grosso e excelente empunhadura com comandos de áudio e atendimento do telefone.

Na rodovia, as ultrapassagens são facilitadas pela força do conjunto Motor/Câmbio.

A motorização do modelo testado é o propulsor Common Rail DI-DH diesel 3.2L com 180cv e 38kgf.m.

l200-triton-savana-1Como já mencionei, assegura o desempenho nas retomadas, no entanto, causa certa estranheza um pequeno atraso entre a aceleração e a resposta do motor, fato que fica mais evidente para quem tem costume com câmbio manual, e para quem gosta de trocar as marchas é só colocar a alavanca na posição à esquerda que permite o controle das mudanças pelo motorista.

Chama a atenção o pequeno nível de ruído quando se acelera a Triton.

No segundo dia com a pick-up fizemos mais um trajeto na rodovia e chegamos ao local de largada da Mitsubishi Motorsport Nordeste em Fortaleza.

l200-triton-savana-640x391Depois do primeiro deslocamento foi hora de colocar à prova o robusto modelo. De cara, a tração Easy Select 4WD com diferencial LSD Hybrid mostrou-se eficaz para transpor a areia frouxa da Praia de Sabiaguaba e na hora de subir uma duna íngreme, foi só seguir as orientações passadas no briefing e acelerar constante para chegar ao topo do morro de areia e descer em seguida.

Passado o teste de força do conjunto câmbio/motor, nos deparamos com uma reta de areia seguida de terra batida e muita costela. Foi hora de ver o comportamento da suspensão SDS, dotada de amortecedores Full Displacement. A nota não poderia ser menor que 10! Estabilidade e segurança em terrenos difíceis, era isso que esperávamos da L200 Triton Savana, que vem com pneus MTR e rodas de liga leve aro 16 polegadas.

ms16_fortaleza_ricardoleizer_1328-640x427A L200 Triton Savana vem com snorkel, equipamento usado nos carros de rally para travessia de áreas alagadas, que no modelo, segundo a montadora (não testamos a travessia em área alagada) permite que a Savana até 800mm de profundidade.

Em síntese, a L200 Triton Savana vale o investimento para que deseja participar de rallys de regularidade, trilhas e muitas aventuras. Equipada com o que há de melhor entre itens de conforto e segurança (duplo airbag frontal, freios ABS com EBD e BAS, ganchos para fixação da bagagem na caçamba, sistema RISE de absorção de impactos em caso de eventual colisão, barras de proteção lateral, coluna de direção colapsível e a exclusiva suspensão SDS (Sport Dynamic System), sistema multimídia, piso de borracha, ar-condicionado automático, porta-objetos, dentre outros) não pode ser exigida como o carro mais luxuoso da família, no entanto, dificilmente perde a briga com concorrentes voltados para a aventura off road.

Acompanhe reportagem no canal TV Carros e Corridas da participação do repórter Robério Lessa na etapa Fortaleza do Mitsubishi Motorsport Nordeste, rally de regularidade destinado aos veículos 4×4 da Mitsubishi Motors. O repórter fez dupla com o navegador Danúsio Júnior e ficaram no terceiro lugar entre as duplas da imprensa.

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Texto: Robério Lessa
Fotos: Robério Lessa e Mitsubishi/Divulgação.

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