Um balanço da primeira semana de testes na Fórmula Um

2 de março de 2017

Chegou ao fim a primeira semana de testes da pré-temporada da Fórmula Um, realizados entre os dias 27 de fevereiro a dois de março, no circuito de Montmelò, Barcelona, Espanha.

Os primeiros quatro dias de atividades da temporada de 2017 eram aguardados com muita expectativa por conta das mudanças nos bólidos. Na parte aerodinâmica os carros apresentam asas maiores na traseira e dianteira, o que implica maior arrasto aerodinâmico e, consequentemente, maior capacidade de contornar as curvas em mais alta velocidade. Já o pneu dianteiro ficou 60 mm mais largo, indo de 245 mm para 305 mm. O pneu traseiro cresceu 80 mm, indo de 325 mm para 405 mm. Isso significa que os pneus de 2017 estão cerca de 25% mais largos que os usados em 2016.

É claro que as escuderias escondem o real potencial dos carros nesses primeiros dias, já que precisam aferir cada componente e conhecer mais do equipamento, assim, os testes da próxima semana (sete a 10 de março, também em Barcelona) podem dar maiores indicadores do que veremos a partir do dia 26 de março, com a realização da primeira corrida do ano, na Austrália.

De segunda (27) a quinta (02), os pilotos envolvidos nos testes completaram 3.185 voltas, o que dá 14.826 quilômetros usando compostos para pista seca, intermediários e de chuva extrema, no circuito artificialmente molhado.

Os tempos de volta caíram consideravelmente, mas ainda é esperado que os carros sejam mais rápidos. O objetivo era ser cinco segundos mais rápido na comparação com as marcas de Barcelona, em 2015. Na quarta (01) Valtteri Bottas, da Mercedes GP, fez o melhor tempo, 1min19,705s, usando pneus ultramacios. A pole em 2015 nesta pista foi de 1min24s68.

Nesta quinta (02), primeira vez, os novos pneus para pista molhada foram testados. A combinação de novas dimensões e o padrão de banda de rodagem fez com que a capacidade de expulsão de água do pneu Cinturato Azul para chuva extrema subisse de 65 para 85 litros de água por segundo, por pneu, a 300 km/h. O intermediário, Cinturato Verde, também teve aumento: de 25 para 30 litros de água dispersados por segundo.

Mario Isola, gerente de competições da Pirelli avaliou os primeiros resultados. “Nós estamos satisfeitos com os resultados desses quatro dias. Do que pudemos ver até agora, o novo produto está em linha com as nossas expectativas. Para a temporada 2017, pediram para desenvolvermos pneus com menos degradação e que permitam aos pilotos forçarem o ritmo ao máximo. Isso é o que vimos até agora e o que vamos continuar a ver na segunda sessão de quatro dias na próxima semana.

Confira os tempos de cada dia:

Primeiro Dia – 27 de fevereiro.
01 Lewis Hamilton Mercedes 1:21,765
02 Sebastian Vettel Ferrari 1:21,878
03 Felipe Massa Williams 1:22,076
04 Kevin Magnussen Haas 1:22,894
05 Daniel Ricciardo Red Bull 1:22,926
06 Valtteri Bottas Mercedes 1:23,169
07 Sergio Perez Force India 1:23,709
08 Carlos Sainz J Toro Rosso 1:24,494
09 Nico Hulkenberg Renault 1:24,784
10 Fernando Alonso McLaren 1:24,852
11 Marcus Ericsson Sauber 1:26,841

Segundo Dia – 28 de fevereiro:
01 Kimi Raikkonen Ferrari 1:20,960
02 Lewis Hamilton Mercedes 1:20,983
03 Max Verstappen Red Bull 1:22,200
04 Kevin Magnussen Haas 1:22,204
05 Steban Ocon Force India 1:22,509
06 Daniil Kvyat Toro Rosso 1:22,956
07 Valtteri Bottas Mercedes 1:22,986
08 Jolyon Palmer Renault 1:24,139
09 Antonio Giovinazzi Renault 1:24,617
10 Stoffel Vandoorne McLaren 1:25,600
11 Lance Stroll Williams 1:26,040

Terceiro Dia – 01 de março:
01 Valtteri Bottas Mercedes 1:19.705
02 Sebastian Vettel Ferrari 1:19.952
03 Daniel Ricciardo Red Bull 1:21.153
04 Jolyon Palmer Renault 1:21.396
05 Nico Hülkenberg Renault 1:21.791
06 Marcus Ericsson Sauber 1:21.824
07 Lewis Hamilton Mercedes 1:22.090
08 Romain Grosjean Haas 1:22.118
09 Lance Stroll Williams 1:22.351
10 Fernando Alonso McLaren 1:22.598
11 Carlos Sainz Toro Rosso 1:23.540
12 Alfonso Celis Force India 1:23.568
13 Daniil Kvyat Toro Rosso 1:23.952

Quarto Dia – 02 de março:
01 Kimi Räikkönen Ferrari 1:20.872
02 Max Verstappen Red Bull 1:21.769
03 Jolyon Palmer Renault 1:21.778
04 Romain Grosjean Haas 1:22.309
05 Antonio Giovinazzi Sauber 1:22.401
06 Sergio Perez Force India 1:22.534
07 Stoffel Vandoorne McLaren 1:22.576
08 Valtteri Bottas Mercedes 1:23.443
09 Nico Hülkenberg Renault 1:24.974

 

Texto: Robério Lessa com informações da Pirelli.

Fotos: Sauber/Ferrari/McLaren/Williams/MercedesGP/Red Bull/Toro Rosso/Hass/Force India/Renault

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