Lico Kaesemodel e Miguel Paludo se destacam no Velo Città

5 de junho de 2017

Se as provas disputadas no Velo Città costumam transformar pelo menos um dos vencedores em campeões ao fim da temporada da Porsche Império GT3 Cup, dessa vez, dois pilotos já consagrados na classe Cup vão deixar Mogi Guaçu (SP) com os troféus da vitória. Atual campeão da categoria, Lico Kaesemodel triunfou na primeira corrida do dia, enquanto Miguel Paludo conquistou a segunda prova.

De quebra, o campeão overall de 2017 assumiu a liderança no campeonato, na marca de 50% da temporada de sprint realizada.

Na disputa da categoria Sport, melhor para Marcel Visconde nas duas disputas. Já Darío Giustozzi e Maurizio Billi levaram a melhor na Master. O bicampeão lidera o campeonato para competidores com mais de 50 anos de idade, enquanto o argentino celebrou sua primeira vitória com os carros de corrida mais produzidos no planeta.

Pela Challenge Marçal Müller ampliou seu domínio com mais uma corrida perfeita: pole, liderança em todas as voltas e o melhor giro da corrida. Foi o primeiro Grand Chelem do estreante, que liderou 100% das voltas no ano.

Na Challenge Sport, outro vencedor pela primeira vez: Rouman Ziemkiewicz fechou um fim de semana conturbado com seu primeiro troféu de vencedor com os carros da geração “997-II”.

A etapa pode comprovar mais uma vez os excelentes parâmetros de segurança dos Porsche. Em incidente de corrida na segunda prova da Cup, Paulo Pomelli tentou ultrapassagem por fora sobre Tom Valle –que vinha lento, com a roda quebrada, e não conseguiu contornar a curva. O carro 44 capotou algumas vezes e parou de lado. O piloto permaneceu consciente durante todo o tempo e conseguiu deixar o carro ileso, com auxílio dos profissionais de resgate. Ele passará por exames de praxe para confirmar a avaliação preliminar do estafe médico, de que não sofreu qualquer lesão.

Largar na pole position e conquistar a primeira vitória na temporada em uma das pistas mais complicadas da temporada. A manhã deste sábado (3) não poderia ter começado melhor para Lico Kaesemodel, afinal, ele obteve seu primeiro triunfo na Porsche Império GT3 Cup em 2017.

Atual campeão da categoria, Lico vivia um jejum neste ano. Na primeira corrida da temporada, em Curitiba, chegou a ficar com a pole, mas o triunfo não veio. Em Interlagos, foi o segundo colocado na disputa inicial e acabou punido depois de receber a bandeirada da corrida 3 em primeiro. Agora, no interior de SP, a seca finalmente acabou.

Na categoria Sport,  a vitória ficou com Marcel Visconde (oitavo no geral). Enquanto isso, Dario Giustozzi terminou com o triunfo na Máster (décimo no geral).

O fato de largar na primeira colocação em um circuito com poucos pontos de ultrapassagens ajudou. Afinal, Lico se manteve na liderança na largada, enquanto Rodrigo Baptista, Miguel Paludo, Ricardo Baptista e Adalberto Baptista lutavam pelas outras posições. Paludo e Ricardo até chegaram a deixar Rodrigo para trás, mas logo o então líder do campeonato se recuperou e retomou o segundo lugar.

Já Adalberto sofreu com diversos problemas: rodou duas vezes na pista e, em seguida, abandonou com problemas no carro 10.

Se a briga foi intensa pelas primeiras colocações, o mesmo pode ser dito das disputas na zona intermediária.  Tom Valle e Maurizio Billi batalharam pelo segundo lugar da Máster, com Billi sempre na frente. Até que na 11a volta, Valle deixou o adversário para trás.

Enquanto todos imaginavam um fim de prova sem disputa pela liderança, Rodrigo Baptista e Miguel Paludo decidiram ir para cima de Lico Kaesemodel. Na última volta, Rodrigo até tentou colocar o carro de lado para ultrapassar. Mas não conseguiu. Festa para Lico, com sua primeira vitória neste ano.

Já na segunda corrida, JP Mauro e Pedro Queirolo sustentaram as duas primeiras posições, com Constantino Jr a seguir. Rodrigo Baptista arriscou por fora o contorno da primeira curva e chegou a assumir o quarto lugar, mas acabou escapando a seguir. Paludo passou em quarto, com Lico em quinto. Em oitavo, Marcel Visconde liderava na Sport, em nono, Tom Valle era o melhor da Cup Master.

JP era muito pressionado por Queirolo na volta 3 e este por Constantino e Paludo a seguir.

Rodrigo se recuperou depois de cair para 12o na primeira volta e já aparecia em nono na volta 5.

JP perdeu rendimento na saída da curva 1 na volta 9 e foi ultrapassado por Queirolo e Constantino. Mas o carro 13 acabou rodando após contato com o carro numeral 00, que assumiu a dianteira –em incidente que depois da prova renderia 20s de punição ao bicampeão.

Na volta 10 Rodrigo tentou passar Tom Valle e os carros se chocaram. Ambos tentariam seguir na prova, em vão. Pior para o competidor do carro 3, que ainda foi punido com a perda de 10 posições no grid da próxima corrida em que participar.

Paludo assumiu a vice-liderança na volta 11, instantes antes de a bandeira vermelha ser acionada para resgate do carro 44, capotado após contato com o 99, que vinha lento com a roda dianteira direita danificada.

Os carros foram reposicionados com a ordem do término da volta 9 para relargada: Constantino Jr, JP Mauro, Paludo, Lico e Werner no top5. Em 12o, Marcio Mauro era o primeiro na Master, enquanto Marcel Visconde, em nono, era o melhor da Cup Sport.

Após duas voltas em bandeira amarela, a prova foi reiniciada para um sprint de 5 minutos mais uma volta.

Não faltou adrenalina.

Paludo tentou passar JP por fora na curva 1, mas escapou. Melhor para Werner e Lico. A seguir Lico e JP se tocaram –em manobra que renderá a perda de três posições no grid para JP na próxima etapa . Melhor ainda para Werner, que subiu para segundo lugar.

Na volta 14 Paludo passou Werner no fim da reta dos boxes, em preciso mergulho por dentro.

Na penúltima volta, Marcio Mauro rodou ao defender a liderança da Master contra Maurizio Billi. Lico se aproveitou e avançou de décimo para nono.

Constantino recebeu a bandeirada em primeiro, mas foi contido na comemoração porque sabia que havia atrapalhado a corrida de Queirolo.

Paludo, Werner, Ricardo Baptista e Marcel Visconde e Queirolo preencheram o top 5 após o julgamento da prova. Com o resultado Marcel venceu na Sport. Em oitavo, Billi ficou com o primeiro lugar na Master.

Texto: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani – Divulgação

Copyright© 2007-2017 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: