Fórmula Um volta às atividades após férias
24 de agosto de 2017
Por Robério Lessa – Após as férias europeias, a Fórmula Um retoma suas atividades com a realização do Grande Prêmio da Bélgica. que será disputado neste domingo (27), em Spa-Francorchamps.
A pista, com seus tem 7,4 quilômetros de extensão, exige muito dos motores, e os carros com propulsores de maior potência são os favoritos, assim como a pista de Monza, na Itália. No entanto, tem motor forte não garante um bom resultado, é preciso chegar ao fim da prova com suas 44 voltas, onde os carros ficam em plena aceleração por quase 75% da volta, o que o torna um dos circuitos mais rápidos do ano, e representa um desafio para os engenheiros que tem de encontrar o equilíbrio entre desempenho e durabilidade, e isso importa em uma Fórmula Um com limitação de quatro motores nesta temporada.
O circuito de longas retas alterna curvas velozes com as de média-alta e mudanças de elevação. O autódromo de Spa-Francorchamps está cravado entre as colinas de Ardenas, uma região que possui um microclima próprio, com grande chance de chuva, embora a previsão seja sol com a presença de nuvens e uma temperatura de 19º. Em Spa é possível que chova em uma parte do traçado ao mesmo tempo que outra esteja completamente seca.
As altas velocidades e curvas rápidas também representam um desafio para os pneus, que têm de lidar com cargas de energias laterais e longitudinais extremamente elevadas, como a Eau Rouge. Os compostos escolhidos foram os ultramacios, supermacios e macios.
A programação na pista belga tem início nesta sexta (25) com a realização dos primeiros treinos livres às 5h, Horário de Brasília.
Confita os horários (Horário de Brasília) da etapa da Bélgica :
Sexta (25)
5h Primeiro Treino Livre.
9h Segundo Treino Livre.
Sábado (26)
6h Terceiro Treino Livre.
9h Classificação.
Domingo (27)
9h Corrida
Foto: Mercedes GP/ Divulgação.