Lucas Tosato supera dor e conquista pódio na garra

19 de setembro de 2017

Quem foi ao  Autódromo Virgílio Távora, no último domingo (17) foi testemunha de uma das mais renhidas disputas do Motociclismo Cearense, e igualmente, um grande exemplo de garra e superação dentro da pista.

Na pista do Eusébio, alinhado na pole Position da categoria 300cc da Copa Sol de Motovelocidade, o argentino Lucas Tozato partia da pole position com o tempo de 1min30,347s marcado no treino classificatório realizado antes da corrida. Mas o que poucos sabiam é que estar ali na ponta não foi uma tarefa fácil para Tosato.

No treino livre de sábado, uma queda durante uma volta lançada resultou em três costelas fraturadas e lesão no tornozelo e cotovelo.

Sem tempo para a dor, o argentino cerrou os dentes e foi para a, talvez, mais importante prova de sua vitoriosa carreira (Três títulos cearenses nas 125cc, na qual acumula 20 vitórias, 13 segundos lugares, 11 terceiros lugares, quatro quarto lugares e quatro quinto lugares, e Bicampeão da categoria 250 Pro do Norte Nordeste de Motovelocidade).

Sem precisar provar nada a ninguém, Lucas provava para si mesmo que seus limites iam além do que imaginara. Ao longo das 14 voltas travou um duelo com o também experiente Francisco Carvalho.  Os dois pilotos lutaram pela ponta em uma demonstração de perícia e respeito pelo adversário. Lucas deu trabalho, mas Francisco conseguiu levar a melhor e vencer o grande duelo do dia, no entanto, o segundo lugar daquele domingo representou mais do que uma vitória para Tosato.

“Eu não tive escolha, precisava pontuar bem para ter chances de chegar ao final da temporada brigando pelo título. Foi uma corrida de superação! Depois da forte queda no sábado, as dores quase me levaram a desistir de largar domingo. Mas agradeço a maravilhosa equipe JSF, que refez a moto e pode me dá-la com condições de brigar pela vitória. Consegui fazer a pole e na corrida  tive uma de bela disputa com o Francisco Carvalho. Na última volta, no final da reta que tem uma redução da sexta marcha para a quarta entrou só a quinta e perdi a frenagem, quase cai, mas mesmo assim consegui me manter na pista e conquistar o P2. Quero muito agradecer a todos os que apoiam, ao Igor Sena, ao Júlio Sena, ao Michael Barcelos, ao  Zá Garca, a Lourdes Barcelos, ao Bola Motos e a todos. Foi um resultado da equipe! Piloto sem equipe e equipe sem piloto não existem, disse Lucas Tosato que ainda conseguia esboçar um sorriso após o esforço da prova que lhe aumentara as dores no corpo. 

O piloto foi bastante festejado quando desceu da sua moto. Lucas recebeu várias mensagens de apoio nas redes sociais, uma delas de Igor Sena, da JSF Escapes de Competição. Há mais de 25 anos venho acompanhando ao lado de meu pai carreiras de pilotos na motovelocidade em todas categorias. Posso dizer com veemência que neste fim de semana foi uma escola de superação para nossa equipe. Vindo de um acidente no sábado onde teve múltiplos ferimentos retornou no domingo e mostrou para todos sua garra, paixão e determinação. Nos da família JSF agradecemos todo seu esforço e parabenizamos um dos melhores pilotos de motovelocidade que já conhecemos em nossa história!! Um muito obrigado Lucas Tosato”, escreveu Igor na página do piloto no Facebook.

A próxima etapa da Copa Sol acontece no dia 11 de novembro, também no autódromo Virgílio Távora, localizado na cidade do Eusébio.

Confira o resultado nas 300cc:
01 Francisco Carvalho
02 Lucas Tosato 
03 Sérgio Lins
04 Igor Guerra
05 Antônio Meira
06 Alexandre Marques
07 Júlio Paiva
08 Renan Passos
09 Carlos Lopes
10 Victor Alves
11 Fábio Torres
12 Hudson Meneses
13 Armando Serejo
14 Alander Sobreira
15 Pedro Paulo
16 Marcelo Bonas 

Texto e Fotos Robério Lessa

Copyright© 2007-2017 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: