Bacarin vence e Eloísio Filho assegura título no Cearense de marcas

3 de outubro de 2017

Foi realizada no último domingo (01) no Autódromo Virgílio Távora, localizado na cidade do Eusébio (CE)  a Primeira rodada dupla da Copa Nordeste de Automobilismo, que conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, e é Homologada pela Federação Cearense de Automobilismo (FCA), reunindo pilotos das categorias Marcas e Esporte Protótipo.

O público que foi à praça esportiva pode acompanhar uma das mais disputadas etapas do Campeonato Cearense de Marcas, que teve realizada sua terceira rodada dupla da competição (quinta e sexta etapas).

Mas como só há um vencedor, o piloto que subiu primeiro no lugar mais alto do pódio foi Eduardo Bacarin. Campeão da categoria B em 2016, Bacarin mostrou que está na categoria A por mérito e soube, com inteligência e velocidade manter-se entre os três primeiros, imprimindo um ritmo constante e por em prática uma máxima do automobilismo, a de que uma corrida só termina quando é dada a bandeirada final.

Bacarin largou da terceira posição e resistiu aos ataques de Ângelo Lavor e Alexandre Gualberto enquanto não deixava o pole Eloísio Filho (1min30,295s) e Alex Silveira brigarem pelo P1 com direito a vários toques entre os dois oponentes desde a largada. Por fim, faltando quatro voltas para o final, Alex acabou exagerando e seu apetite pela vitória acabou estragando sua corrida e jogando fora a liderança de Loló, como também é conhecido o ploto Eloísio Filho.

No lugar certo na hora certa, Bacarin teve cuidado para assumir a ponta e tratar de acelerar mais forte a fim de evitar uma possível aproximação de Loló, que ficou com a melhor volta da etapa marcando o tempo de 1min30,812s. 

Controlando a vantagem que tinha sobre Alexandre Gualberto, o segundo colocado, Bacarin comemorou sua primeira vitória na categoria A, com Israel Rebouças em terceiro, Edson Viana, em quarto e Eloísio em quinto. Alex acabou sendo desclassificado da prova pelos comissários desportivos que entenderam ser a sua manobra uma atitude antidesportiva.

No pódio, o sorriso largo de Eduardo mostrava o quão feliz estava ao erguer seu troféu de primeiro colocado. “Esse 

 

resultado mostra que estamos no caminho certo. Nossa equipe trabalhou muito para que chegássemos a um bom acerto. Alguns podem falar de sorte, mas eu estava na pista e corrida tem disso. Estava lá, andei forte e agora comemoro essa vitória que queria dedicar para minha família e toda a equipe”, afirmou o vencedor.

Confira a classificação final da quinta etapa do Cearense de Marcas pela categoria A:
01 Eduardo Bacarin
02 Alexandre Gualberto
03 Israel Rebouças
04 Edson Viana
05 Eloisio Filho 1:30.812
06 Michel Felisberto
07 Angelo Lavor
08 Paulo Fernando
Não completou a prova: Carlos Machado
Desclassificado: Alex Silveira

Na sexta etapa, disputada à tarde, Loló partiu disposto a permanecer no primeiro lugar, reeditando a batalha com Alex Silveira, que por sua vez, , também queria sair da pista cearense ostentando o troféu de vencedor e diminuir a desvantagem em relação ao líder da competição.

No comando do Gol número quatro, Eloísio não conseguiu segurar as investidas do Gol número 56, e viu Alex assumir a liderança após o final da segunda volta, começando aí o papel de caçador, e nessa nova missão ele fora implacável, colando na traseira do então líder.

Antes de completar a terceira volta na liderança, um cheiro forte de álcool invadiu a cabine do Gol 56 e, em seguida, o motor começou a falhar. Alex Silveira não teve tempo de levar seu carro para os boxes, e ao contornar a Curva do Sol, na entrada da variante do restaurante as chamas começaram a consumir o bólido. Rapidamente o piloto saltou do carro, mas acionando o extintor interno antes disso e, imediatamente fora atendido pelos socorristas e pela brigada de incêndio, que rapidamente debelou as chamas, impedindo um prejuízo maior para a equipe Aspro Turbo.

Sem ter nada com isso, Eloísio reassumira a liderança para não mais perdê-la.

Esta foi a quinta vitória de Eloísio, em seis etapas disputadas e praticamente assegura o título por antecipação, faltando ainda duas etapas para o encerramento do certame. (A redação do site Carros e Corridas não recebeu, até o fechamento desta matéria a confirmação da classificação do Cearense de Marcas pelo Clube de Competições Automotivas – CCA, entidade que organiza a competição).

Assim, Loló já pode comemorar mais um título, a segunda conquista no ano (foi campeão da Copa Pistão) e seu quinto título no Cearense de Marcas.

“Já estou perdendo as contas dos título”, brincou o virtual campeão de 2017. “É muito bom poder estar com essa vantagem antes das duas  últimas etapas do ano, mas vamos esperar o resultado oficial, no entanto, pelas contas que fizemos na equipe já posso contabilizar o título”, disse o piloto que soma 117 pontos e não tem mais condições de ser alcançado por nenhum outro piloto.

Eloísio também foi o dono da melhor volta da prova, completando os 3.000 metros da pista alencarina em 1min31,203s com uma média horária de 118.417 km/h.

Com a vitória de Eloísio Filho, a segunda colocação ficou com Eduardo Bacarin, seu segundo pódio do dia, e Alexandre Gualberto em terceiro, que comemorou bastante estar ali no terceiro degrau do pódio.

“Graças a Deus eu voltei ao pódio, dois nessa etapa. Esse ano tem sido de resultados ruins, mas com o que conseguimos aqui neste domingo espero ter deixado essa fase para trás. Trabalhamos muito para termos um carro competitivo e no Cearense de Marcas todos estão fortes. Agradeço à equipe, ao apoio da família, dos amigos e vamos seguir em frente. Um segundo e um terceiro lugares é para deixar qualquer um feliz”, disse um feliz Gualberto.

A próxima etapa da competição acontece dia 29 de outubro, também no Autódromo Virgílio Távora.

Confira a classificação final da sexta etapa do Cearense de Marcas pela categoria A:
01 Eloisio Filho
02 Eduardo Bacarin
03 Alexandre Gualberto
04 Michel Felisberto
05 Paulo Fernando
06 Edson Viana
Não completaram a prova:
Alex Silveira
Ângelo Lavor
Carlos Machado
Desclassificado: Israel Rebouças
 

Texto: Robério Lessa.
Fotos: Robério Lessa – C&C Fotografias Esportivas

Copyright© 2007-2016 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: