Jean-Eric Vergne vence duelo com Di Grassi e fica com vitória no Uruguai

18 de março de 2018

Jean-Eric Vergne comemora vitória no Uruguai

O francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) segurou a pressão do brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) e venceu 2018 CBMM Niobium Punta del Este E-Prix, disputado neste sábado (17), no Uruguai. O pódio teve ainda o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing), em terceiro lugar.

O resultado amplia a liderança do piloto da Techeetah na temporada 2017-18 da Fórmula E. O francês somou 25 pontos pela vitória e mais três por ter feito a Super Pole em Punta del Este. Agora tem 109 no total, 30 pontos de vantagem para o sueco Felix Rosenqvist (Mahindra Racing), que tem 79.

Lucas Di Grassi, atual campeão da categoria, tentou por várias vezes ultrapassar o francês, vencedor de ponta a ponta do E-Prix. Os momentos de maior emoção ocorreram após os pit-stops para troca dos carros elétricos. Di Grassi sempre mais rápido não conseguia passar JEV.

Jean-Eric  duela com Lucas Di Grassi

Na volta 34, o francês fechou de vez a porta, quase causando uma batida. ”Muito orgulhoso do time, que trabalhou muito duro!”, disse Jean-Eric Vergne (Techeetah). ”Ano passado o Buemi tinha uma larga vantagem na tabela e perdeu. Por isso vou continuar trabalhando duro para melhorar o carro. Minha equipe fez um ótimo trabalho na corrida e foi difícil segurar a pressão do Di Grassi. Uma das mais complicadas da minha carreira”.

O piloto brasileiro Lucas do Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) conquistou seu melhor resultado até agora na temporada. O objetivo do atual campeão da categoria era um só: vencer. ”Não estou feliz. Me tiraram a pole position de maneira injusta (fora punido pela direção de prova junto com outros pilotos que tocaram em cone da chincane). Na corrida estava mais rápido, tentei várias vezes passar o JEV, mas ele se defendeu bem e venceu. Meu carro estava bem mais rápido”, disse Di Grassi. ”Vou lutar até quando tiver chances matemáticas de título”.

Prova no Uruguai foi bem disputada

Já o outro brasileiro Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) teve uma corrida para esquecer. Com problemas, o campeão da primeira temporada dos carros elétricos abandonou na 25ª volta. O carro teve o semieixo quebrado e Piquet Jr. antecipou a parada em 10 voltas. ”Não tinha necessidade de completar. Agora é trabalhar para obter um resultado em Roma e voltar para a briga”.

O alemão Nick Heidfeld (Mahindra Racing) foi o primeiro a abandonar a prova logo nas voltas iniciais. Outro que não terminou foi Sebastien Buemi (Renault e.dams). Vencedor da etapa da Cidade do México, o alemão Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler) foi obrigado a parar nos boxes na 22ª volta e perdeu 11 posições.

A volta mais rápida (VISA Fast Lap) ficou para o argentino com José maria Lopez (Dragon) com 1min16s811. O piloto ganhou um ponto pela façanha! ”A estratégia de parar um pouco mais tarde nos boxes para trocar de carro me deu a chance de acelerar e pegar a volta mais rápida”, falou o argentino.

Bela vista de Punta del Est

O calor de quase 30º deu o tom na pista uruguaia, localizada na Playa Brava, um dos pontos turísticos de Punta del Este.

O francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) segue na liderança com 109 pontos após sua segunda vitória na temporada (venceu no Chile também). Na sequência aparecem Félix Rosenqvist (Mahindra Racing), com 79 pontos e o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing) com 76 pontos. Em quarto está Sebastien Buemi (Renault e.dams) com 52 e Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) com 45. Lucas Di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) já está em 10º com 21 pontos.

No campeonato dos construtores, a liderança permanece com a Techeetah 127 pontos. Em seguida, temos a Mahindra Racing com 100 pontos e a Panasonic Jaguar Racing com 86.

A próxima etapa da Fórmula E será no Circuto Cittadino Dell’EUR, em Roma na capital da Itália. A prova, que contorna o Coliseu, será dia 14 de abril. Na sequência serão Paris (28/04), Berlim (19/05), Zurich (10/06) e Nova Iorque (14 e 15/07).

Texto: Flávio Perez/Fórmula E-Divulgação.

Fotos: Fórmula E/Divulgação.

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: