Kaesemodel inicia quarta temporada na Porsche Cup

20 de março de 2018

A ansiedade é grande, afinal o piloto Lico Kaesemodel não vê a hora de acelerar o novo Porsche 911 de competição, que estreia esse ano, trazendo ainda mais emoção às disputas da Porsche GT3 Cup 2018, o principal evento de Gran Turismo da América Latina. É a geração “991/2”, com motor 4.0 e 485 cv de potência, proporcionando ainda mais velocidade a essa supermáquina, além da liberação do sistema de freios ABS. A temporada da Sprint será aberta neste sábado, no autódromo de Curitiba/PR. No total serão seis etapas. Lico sagrou-se campeão em 2016 e inicia o ano em busca do bicampeonato.

“Sempre bom começar correndo em casa, uma temporada com novidades, carro novo, mais potência. Segundo acompanhei dos testes realizados na pré temporada, em Interlagos, o carro virou em torno de dois segundos mais rápido em relação ao modelo anterior, de 3.8 litros. Essa versão tem melhorias, é um carro mais forte, mas entendo que não terá grande diferença na pilotagem. Quanto a liberação do sistema ABS, eu particularmente sou contra, mas fui voto vencido. De qualquer maneira, cada piloto poderá escolher o nível – de 1 a 10 – que deseja, vamos ver. Sinceramente, acho que só teremos uma ideia de como vai funcionar nos treinos extras na quinta feira. Aqui em Curitiba, começaremos todos do zero: carro novo, todos sem lastro e experimentando as novidades. Quinta terei uma base melhor para avaliar. Meu objetivo para 2018, como não poderia ser diferente, é ir em busca do bi na Sprint e emplacar o título da Endurance, que escapou ano passado. Não vejo a hora de acelerar o meu Porschão #63. Vamos com tudo”, disse Lico.

Essa é a quarta temporada consecutiva de Lico na Porsche Cup. Esteou em 2015 e no ano seguinte conquistou o título de Campeão Sul Americano com uma prova de antecipação. Logo após a conquista, foi convidado pela Shell para representar a marca no Endurance, campeonato que já estava em andamento. Em dupla com Zonta, disputaram duas das três etapas da competição e terminaram em quarto Lugar, resultado que deixou Lico como vice campeão na Overall (Sprint + Endurance). Foi um ano especial para Kaesemodel, que foi premiado com o Capacete de Ouro Categoria Nacional.

Com a chagada dos novos carros, o campeonato da Sprint será dividido em duas categorias: Carrera Cup (motores 4.0) e GT3 Cup (motores 3.8). Nas jornadas de Sprint, tanto os carros da Carrera Cup quanto os da GT3 Cup disputam rodadas duplas de 25 minutos mais uma volta de duração. Para a segunda prova há inversão do grid, (4, 5 ou 6) sorteado no pódio pelo vencedor da primeira prova.

A exemplo dos últimos anos, o regulamento desportivo determina a adoção de lastro de êxito (BOP), atribuindo aos carros mais bem colocados na tabela de pontuação uma carga extra conforme a posição no campeonato. Também está mantida a regra dos descartes, na qual os competidores eliminam seus dois piores resultados no ano para o cômputo da pontuação final.

Em 2018 a Porsche Império GT3 Cup vai passar por Curitiba, Interlagos, Velo Città, Goiânia e Termas de Río Hondo, na Argentina. Como nos últimos dois anos, haverá disputa do campeonato de sprint com seis etapas e também três jornadas de endurance. A pontuação combinada dos dois certames indicará o campeão overall da temporada.

Texto: Meg Cotrim
Foto: José Mario Dias, Luca Bassani – Divulgação

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: