Nem a chuva parou Sérgio Crispim Filho no Cearense de Kart

8 de abril de 2018

Por Robério Lessa – O piloto paraibano Sérgio Crispim Filho percorreu mais de 650 quilômetros para disputar a primeira etapa do Campeonato Cearense de Kart, realizada neste sábado (07), no Kartódromo Marcelino Thomaz, em Morada Nova.  

A praça esportiva, localizada na região do Sertão Central cearense, acostumada ao sol forte e as elevadas temperaturas, desde a sexta (07) tinha o céu encoberto por nuvens, chuva ao longo do dia e temperatura mais amena.

Na largada da primeira bateria da categoria Graduados, Crispim partia com seu kart número 21 da pole position, ao lado de Paulo Holanda em segundo. Os dois não partiram bem e Igor Figueiredo pulou pra primeiro e Lutiane para segundo, depois de sair da sexta posição. Na parte do miolo, na curva mais lenta (o cotovelo), Luti (como é mais conhecido), deu o bote para cima de Figueiredo e .  assumiu a ponta.

Ainda com pista seca, um toque envolvendo Leandro Soares e Igor Figueiredo, deixou os dois fora da disputa. Nessa altura, Sérgio Crispim fazia de tudo para voltar à liderança enquanto a chuva aproximava-se da pista, e conseguiu seu tento quando começaram a cair os primeiros pingos de água.

Em menos de dois minutos, os pilotos tiveram que parar diante da bandeira vermelha que interrompeu a prova, o que acabou ajudando o paraibano, pois uma volta antes da bandeira vermelha (a chuva forte trazia perigo aos pilotos que usavam pneus slicks – próprios para pista seca, por isso a direção de prova decidiu pela interrupção) o pneu traseiro direito perdeu pressão  sacou fora, sendo ultrapassado por Paulo Holanda. 

Uma vez autorizados a voltarem à pista, Crispim retornaria em primeiro, posto que ocupava uma volta antes de ser interrompida a prova. Autorizado que fora pelos outros pilotos a solucionar o problema de pneu, Sérgio aproveitou a oportunidade e fechou a primeira bateria em primeiro, com Igor Borges em segundo, e Paulo Holanda em Primeiro.

Na segunda bateria Paulo Holanda faz de tudo para tomar a primeira colocação do visitante, mas este não lhe deu chances e terminou novamente em primeiro.

Surpreendente foi o desempenho de Igor Borges, que, em sua estreia na categoria Graduados A, conseguiu a segunda colocação, com Paulo Holanda em terceiro (na soma das duas baterias), após três anos sem competir oficialmente.

“Fazia três anos que não competia em uma prova oficial. Agora estou de volta. Claro, que estou meio feliz, pois piloto que não pensa em vencer é melhor nem entrar na pista, mas enfrentar o Sérgio Crispim da forma que enfrentei me anima para a próxima corrida do ano”, disse Paulinho.

Igor Borges  fez uma corrida consistente, não se envolveu em confusões e foi rápido e competitivo nas duas baterias. “Começar com um lugar no pódio é muito bom, mas aumenta a nossa responsabilidade. Agora vou focar em treinar mais para poder conseguir melhorar meu desempenho, pois este ano o bicho vai pegar”, salientou.

Crispim era só alegria, e ao lado de Élder Júnior, também paraibano, que vencera na categoria F4, fazia o convite aos cearenses para disputarem o Campeonato Paraibano, e ampliar o intercâmbio entre os competidores nordestinos. “Antes de mais nada quero agradecer a recepção que tive aqui no Ceará. Gostei muito dessa pista e sair daqui com a vitória é muito bom. Os pilotos foram muito generosos comigo e permitiram que voltasse à corrida com o pneu trocado, e agradeço por isso. A corrida foi muito boa, o nível aqui é alto e quero ver todos lá no Paladino. Precisamos fortalecer nosso esporte, criarmos um Kart Nordestino com a mesma força que os pilotos do Sul fazem com os campeonatos regionais. Espero vocês todos lá na Paraíba”, afirmou”.

A próxima etapa do Campeonato Cearense de Kart acontece dia 26 de maio, também no kartódromo Marcelino Thomaz.

O Campeonato Cearense de Kart é organizado pelo Clube de Kart Cearense(Cekart), com a chancela da Federação Cearense de Automobilismo (FCA).

Fotos: Danúsio Jr. e Robério Lessa – CarroseCorridas.
Texto: Robério Lessa.

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: