Gol e Voyage ganham mais potência

22 de maio de 2018

A Volkswagen apresenta a linha 2019 do Gol e do Voyage. Os modelos, que chegam em junho às cerca de 520 concessionárias da marca, trazem visual mais moderno e atualizado, com duas opções de motor Total Flex. Agora, o motor 1.0 MPI oferece até 84 cv de potência. A outra motorização disponível é a consagrada 1.6 MSI, de até 104 cv. Ambos os motores são associados à transmissão manual de cinco marchas.

Dando continuidade à simplificação da oferta de versões, Gol e Voyage 2019 chegam em versão única de acabamento, que traz de série itens muito valorizados pelos clientes na categoria. Os modelos têm três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem e são oferecidos em cinco cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum).

Na dianteira, Gol e Voyage ganharam o desenho do Gol Track, com capô mais elevado e com duas linhas que se conectam aos faróis, agora maiores. O conjunto ótico também é novo e todo o recorte do capô que margeia os faróis é diferenciado.

Com a grade mais larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa. Os faróis têm uma escultura nova, com a proposta de robustez e, ao mesmo tempo, sofisticação. O resultado é um conjunto ótico frontal mais retangular.

O para-choque dianteiro também é diferente. A entrada de ar na parte inferior também cresceu e traz linhas mais geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo. Os faróis de neblina passam a ter formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem “vincada”, dando mais força ao visual frontal do Gol e do Voyage 2019. Os para-lamas dianteiros completam o pacote de novidades para os modelos.

O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência. Esse motor traz atrito reduzido, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Esse atrito reduzido proporciona menor consumo de combustível.

Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm

Com esse motor e câmbio manual de cinco marchas, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 182 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge 186 km/h de velocidade máxima (etanol).

Da família EA211, o 1.0 MPI é reconhecido e premiado por sua eficiência. Combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1.

O EA211 1.0l (que também equipa o Polo e o up!) foi o primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.
A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a 6.350 rpm (2 cv a mais do que antes) e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm.

Com o motor 1.0 MPI, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e atinge 167 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e atinge 173 km/h de velocidade máxima.

A lista de equipamentos de conforto e conveniência é composta ainda pelo encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro. Entre os itens de aparência, destaque para os para-choques pintados na cor do veículo, as rodas aro 14 (modelo 1.0 utiliza pneus 185/65 R14) e aro 15 (motor 1.6 traz pneus 195/55 R15) com novas calotas, antena de teto e faróis com máscara negra.

No quesito segurança, Gol e Voyage 2019 têm de série freios ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

Texto e fotos: Volkswagen do Brasil – Divulgação

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: