Primeira fase do Brasileiro de Kart conta 220 pilotos

11 de julho de 2018

Pelo 53º ano consecutivo a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) está promovendo o Campeonato Brasileiro de Kart. A principal competição do kartismo nacional tem veste nesta temporada no Kartódromo Internacional Granja Vianna, em Cotia, região metropolitana de São Paulo.

Como já acontece há vários anos o Brasileiro é disputado em duas fases, porém, que abrigam categorias completamente distintas. Participam desta primeira fase, que vai até sábado (14) as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Codasur, Shifter Graduado, F4 Graduado, F4 Sênior e Super F4.

O formato das disputas do Brasileiro de Kart conta com duas corridas classificatórias onde os pilotos somam pontos para a formação do grid de largada da Pré-Final. A Pré-Final define o grid da Final. Por fim, de forma a trazer mais emoção ao último dia do evento o resultado da prova Final é, efetivamente, o resultado do Campeonato.

A categoria Cadete é a mais numerosa desta fase e recebe competidores com idades entre oito e 11 anos. Nesta classe 49 pilotos estão confirmados e o seu sistema de disputa é um pouco diferente. Serão formados três grupos que competirão entre si determinando, assim, os 34 mais bem pontuados que seguirão assim para as provas Pré-Final e Final. Os demais voltam para casa mais cedo.

Outra novidade do Brasileiro 2018 é a estreia da categoria Codasur. Esta classe reúne pilotos com 15 anos ou mais e utiliza os novos motores dois tempos de 175cc. Nesta categoria os karts chegam a atingir 122 km/h no fim da reta dos boxes e, seu desempenho, foi a grande atração deste primeiro dia do evento.

A programação desta terça-feira contou com duas sessões de treinos livres para todas as classes. Foram à pista 219 pilotos dois quais 16 Mirim, 49 Cadetes, 26 Júnior Menor, 24 Júnior, 35 Codasur, 23 Shifter Graduado, 12 F4 Graduado, 15 F4 Sênior e 19 Super F4.

Nesta quarta-feira a programação do Brasileiro será semelhante à do dia de hoje, com as duas últimas sessões de treinos livres para todas as classes. Na quinta-feira acontecem as tomadas de tempos e primeiras classificatórias. Na sexta o dia é reservado à conclusão das corridas classificatórias e das Pré-Finais e, no sábado, todos os karts voltam à pista para suas Finais.

Texto: Flávio Quick/Divulgação.

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: