Gui Figueiredo conquista primeira vitória no Academy FIA

16 de julho de 2018

Há cerca de quatros meses, Guilherme Figueiredo iniciou sua temporada de competições na Europa com um desempenho positivo no circuito de Lonato. Agora, de volta ao tradicional circuito italiano, o sergipano de 13 anos teve um fim de semana de ótimos resultados pela segunda etapa do Troféu Academy da FIA, conquistando sua primeira vitória em solo europeu e fechando a disputa com o segundo lugar no pódio.

Representando o Brasil na competição criada pela Federação Internacional de Automobilismo com o objetivo de revelar os novos talentos do esporte, onde todos os competidores utilizam equipamentos idênticos, Guilherme já havia andado entre os mais rápidos na etapa inaugural, na França, entre os 51 competidores de mais de 40 nacionalidades diferentes. Para Lonato, um dos poucos circuitos onde o piloto corre mais de uma vez neste ano, a expectativa de uma forte performance se confirmou desde as primeiras atividades.

Os treinos livres começaram na sexta-feira, e o sergipano se manteve sempre entre os 5 melhores. Na tomada de tempos, realizada no mesmo dia, ele fez o segundo melhor tempo de seu grupo, e quarto no geral, a apenas 0.066s da pole position, garantindo assim um lugar na primeira fila de largada para todas as corridas classificatórias.

No sábado, aconteceram dois heats, quando os pilotos se enfrentam entre si em corridas de nove voltas cada, somando dois terceiros lugares. Já na manhã deste domingo (15), Guilherme fez uma grande prova classificatória, e cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando sua primeira vitória na Europa, com uma vantagem de mais de 1,5s para o segundo colocado. Na soma dos resultados, ele assegurou o terceiro lugar na largada para a decisão da etapa.

A corrida final foi emocionante, e confirmou todo o potencial e preparo de Guilherme. Logo no início, ele assumiu a segunda posição e chegou a pressionar o líder. Na metade da prova, ele foi ultrapassado, mas seguiu acompanhando seu adversário, conseguindo retomar a posição na parte final da corrida e comemorar o segundo lugar, levando a bandeira brasileira ao pódio.

Com os resultados da etapa, Guilherme Figueiredo somou 28 pontos, subiu de 22º para sexto na classificação geral do campeonato, e vai com chances matemáticas do título para a terceiro etapa, já que ainda está tudo em aberto. A decisão do Troféu Academy acontece entre os dias sete e 9 de setembro, em Genk, na Bélgica.

Agora, o piloto retorna para o Brasil, direto para a disputa da 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, na pista da Granja Viana, em São Paulo. Gui vai competir na nova categoria Codasur Júnior, representando o Estado do Sergipe, já que todos os 36 inscritos foram indicados conforme critérios de suas federações locais. Os treinos começam já nesta terça-feira (17) e a grande final será no sábado (21).

“Estou muito feliz com esse resultado, trabalhei demais para isso! O formato do Academy é diferente, todos têm equipamento iguais, e contamos apenas com um mecânico para nos dar suporte, então o equilíbrio é enorme. Essa primeira vitória e pódio na Europa nos deixa muito animados para os próximos desafios que teremos aqui, e com o objetivo de conseguir o melhor resultado possível na Bélgica, buscando terminar o campeonato no top-5. Além disso, chego embalado na disputa do Brasileiro de Kart. Participei da etapa preparatória, e acredito que poderemos brigar pelas primeiras posições lá também”, disse o piloto.

Texto: Eversports
Foto: Sport in Photo – Divulgação

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: